Abismo Anhumas em Bonito MS

Sobre o autor: Thiago Sato vive em Bonito/MS há 12 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de turismo Bonito Eco Tour.

Tudo sobre o Abismo Anhumas em Bonito MS

Abismo Anhumas é uma caverna fantástica no Vale do Anhumas, a 23 km do centro de Mato Grosso do Sul.

Bonito é um dos maiores centros de ecoturismo do Brasil e da América do Sul, o Abismo Anhumas é conhecido por suas peculiares formações rochosas e lagos límpidos em suas cavernas.

Do lado de fora, você não imagina a vastidão dessa atração natural!

Ele pode ser acessado através de uma pequena rachadura que foi descoberta acidentalmente por um trabalhador rural nos anos 70.

Tudo sobre o Abismo Anhumas em Bonito MS
Tudo sobre o Abismo Anhumas em Bonito MS

Passeio de Bote:

A segunda atividade é um passeio de barco inflável no lago. Munidos de lanternas, os visitantes podem vislumbrar os espeleotemas da caverna enquanto um guia conta detalhes e curiosidades sobre a formação e preservação do Abismo Anhumas.

Flutuação no Abismo de Anhumas:

De volta a bordo, é hora de vestir suas roupas e acessórios flutuantes. Neste ponto, a pessoa que vai mergulhar se separa do grupo que vai fazer a boia.

A água do lago é de 18°C, bem mais fria que os outros balanços de Bonito. A roupa de neoprene cobre assim todo o corpo, incluindo a cabeça.

Em seguida, começa a boia de máscara e snorkel, onde o guia conduz o grupo com uma bóia e uma grande lanterna que ilumina o fundo do lago. O destaque são os enormes cones de calcário de 20 m de altura submersos no lago.

A sensação de voar sobre o abismo e a floresta de cones é incrível, é uma pena que seja muito complicado fotografar e filmar toda essa aventura.

Mergulho de batismo – até 8 metros.

Até crianças com mais de 12 anos podem fazer mergulhos de batismo no Abismo Anhumas, desde que tenham uma altura mínima para que o equipamento possa ser ajustado com segurança.

Como não é necessária experiência de mergulho, um mergulho de batismo em uma caverna como o abismo é garantido para tornar seu primeiro mergulho um evento inesquecível!

Além disso, como a atração cumpre todas as normas de segurança, não há necessidade de correr riscos desnecessários e investir em aventuras seguras.

O evento começa com a adrenalina que só o rapel pode proporcionar!

Tudo sobre o Abismo Anhumas em Bonito MS
Tudo sobre o Abismo Anhumas em Bonito MS

E a novidade aqui é a corda elétrica, o motor passa pelo cabo para conseguir a descida e subida do visitante.

Sente-se em uma cadeira e solte-se! Abismo Anhumas, a altura desta corda: 72 metros do teto ao lago.

No interior da gruta está instalada uma espécie de plataforma que funciona como plataforma flutuante de apoio, de onde saem os mergulhadores, já equipados para mergulhos de batismo, de bote.

Acompanhado por um instrutor, você poderá descer até uma profundidade de 8 metros.

Apesar do ambiente escuro em alguns pontos da caverna onde a luz entra é possível ver a beleza subaquática do local.

Este é um salão subaquático com dezenas de estalagmites gigantes (as maiores do mundo). As estalagmites são estruturas semelhantes a pilastras formadas por depósitos de cálcio em cavernas.

algumas informações importantes sobre o Abismo Anhumas em Bonito MS:

Atenção! Para realizar o mergulho com cilindro no Abismo Anhumas é obrigatório ser um mergulhador certificado!

Importante! O turista que optar por fazer o tour no Abismo Anhumas com mergulho, não irá fazer a flutuação.

Ao contrário dos que irão fazer a flutuação, quem vai fazer o mergulho é possível dar a volta entre os cones gigantes e atingir uma profundidade de 18 metros.

Mesmo os mergulhadores mais profissionais definem a experiência no Abismo Anhumas como “Magnifica“.

Subida de volta:

A subida é feita da mesma forma que a descida. Aproveite para refletir sobre as últimas imagens deste lugar incrível que certamente ficará gravado na sua memória.

Tudo sobre o Abismo Anhumas em Bonito MS

O que levar para essa viagem no Abismo Anhumas em Bonito MS:

  • Vestuário: Calças de tecido macio (shorts não muito curtos), camiseta, sapatos fechados (tênis ou botas), roupa de banho (biquíni, maiô, maiô ou shorts), roupa seca e toalha.
  • Comida: Leve água e um lanche se necessário.
  • A fotografia é permitida dentro do Anhumas Abismo, mas é muito difícil porque a caverna é muito grande e escura.
  • Todo o equipamento necessário para mergulho e natação está incluído no preço.
    Importante: Qualquer pessoa com cabelo comprido deve amarrá-lo ao subir e descer.

Infraestrutura do Abismo Anhumas:

Ao chegar ao estacionamento, você caminhará por um pequeno caminho de aproximadamente 100 metros. Há uma pequena loja e banheiros ecológicos no local e é melhor parar por aí antes de descer.

Uma vez lá, os monitores irão guiá-lo e prepará-lo para a descida. Há também uma passarela para o mirante na abertura principal da caverna, mas você pode deixá-la para vê-la no caminho de volta.

Há também um banheiro ecológico dentro do abismo ao lado do deck de chegada, mas use-o apenas como último recurso.

O que é o Check-Point?

Antes de visitar o Abismo Anhumas para um mergulho, faça um check-point se você estiver fazendo o mergulho de Bastimo ou um mergulho autônomo.

Os pontos de verificação geralmente são realizados no dia anterior ao evento para confirmar a condição física e avaliar a aptidão para o mergulho.

Também ajuda a familiarizar os visitantes com os equipamentos de segurança e facilitar a operação da atração.

O preço inclui o equipamento necessário (roupas de neoprene, máscara facial, snorkel, nadadeiras, colete de equilíbrio e cilindros de gás).

O Abismo Anhumas é considerado o passeio mais exclusivo do bonito, com um máximo de 12 pessoas para mergulhos em águas abertas (mergulho autônomo) e 8 pessoas para mergulhos de batismo entre 7h e meio-dia diariamente.

Tudo sobre o Abismo Anhumas em Bonito MS

Vale a pena visitar o Abismo Anhumas?

Sim esse passei é um dos mais inesquecíveis que você vai participar!

Mesmo que você não queira mergulhar, vale a pena visitar o abismo anhumas, e embora seja considerado por muitos o passeio mais caro do bonito MS, também há um consenso de que também é o mais bonito!

Se isso atrapalha, saiba que o atrativo oferece uma opção alternativa, mais econômica para passeios, contemplação, sem entrar na água e, enfim, uma ótima oportunidade para quem curte fotos mais refinadas.

Mas não se preocupe, é muito seguro e não requer nenhum esforço físico!

Visibilidade incomparável!

O lago cristalino do Abismo Anhumas tem cerca de 80 metros de profundidade. A visibilidade é de uns incríveis 40 a 60 metros. Assim, mesmo flutuando, você pode ver bem o cone subaquático, dando a sensação de voar sobre uma cidade fictícia. Mas é muito real, entendeu? Existe no Brasil!

Pouco a pouco, magnífico!

A vista do abismo também é única devido às formações rochosas. E a água também tem um papel fundamental nesse processo! É aquele que arrasta o carbonato de cálcio que escorre do teto.

Também pode evaporar na própria estalactite – que se origina no teto de uma gruta ou caverna e “cresce” em direção ao solo – esculpindo um desenho natural.

As estalagmites também se formam a partir de depósitos de carbonato de cálcio (precipitação) transportados por gotejamento de água.

A diferença é que eles “crescem” do chão para o teto. Durante a flutuação, os visitantes podem apreciar a beleza desses enormes cones subaquáticos espalhados por toda a área. No mergulho, é possível passar entre alguns.

Levou milhões de anos para a caverna se tornar o que é hoje.

Preservar para não faltar!

A Serra da Bodoquena é vista como um reservatório frágil que abastece de água todas as cidades vizinhas:

Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho, além de atrações turísticas como o Abismo Anhumas.

Por isso, o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) promove e promove a defesa, proteção e conservação dos rios da região, respeitando e garantindo o respeito aos ecossistemas e à biodiversidade.

Isso é fundamental para garantir a sustentabilidade da região – um dos valores que torna o Dia Mundial da Água tão importante.

Gostou dessas curiosidades? Então lembre-se: use sua água com responsabilidade para não ficar de fora. Esta é uma promessa para nós e para as gerações futuras.

Como faço para ir no Abismo Anhumas?

Os ingressos para o Abismo só podem ser reservados e adquiridos nas agências de Bonito.

Você pode fazer isso nesta página clicando aqui para ver os pacotes.

Também não há hotéis ou pousadas nas proximidades para este passeio, por isso é ideal ficar no centro da cidade.

Qual é o valor de mergulhar no abismo do bonito?

O preço para o mergulho no Abismo Anhumas é  por volta de 1.700,00 reais em até 12 vezes. Esse valor é para adultos e crianças.

Vale lembrar que esses valores não mudam se Bonito MS, está na baixa ou alta temporada.

O que devo prestar atenção ao fazer um tour no Abismo Anhumas?

Para maior conforto, recomendamos o uso de calças compridas ou shorts em tecido grosso, camisetas, moletons e maiôs.

Tênis ou sapatos fechados devem ser usados

Melhores dicas para você ter uma belíssima viagem para Bonito MS:

Veja também esses artigos para lhe ajudar em sua viagem, caso esteja planejando um passeio com a família confira também valores de pacotes de viagem em nosso site!

Mergulho em Bonito MS.

Conheça o Museu Subaquático de Bonito.

História de Bonito pela prefeitura local:

Afinal o núcleo habitacional que será a localização do mercado do bonito começa com o terreno da Fazenda Rincão Bonito, que tem 10 léguas e meia de tamanho, adquirido do Sr.

O capitão de Euzébio Luiz da Costa Leite Falcão, que lá chegou em 1869, é considerado o pioneiro do bonito e seu primeiro tabelião e tabelião.

Abismo Anhumas em Bonito MS

Henrique Belluomini
google
Henrique Belluomini
14 de fevereiro de 2024
Évilin Tavares
google
Évilin Tavares
13 de fevereiro de 2024

Atendimento maravilhoso, super atenciosos e prestativos Recomendo

Fernando Pederneiras dos Santos
google
Fernando Pederneiras dos Santos
9 de fevereiro de 2024

Show, tenha momentos inesquecíveis

Maria Priscila da Silva Palma
google
Maria Priscila da Silva Palma
8 de fevereiro de 2024
Jonos Nunes pinheiro
google
Jonos Nunes pinheiro
5 de fevereiro de 2024

Boa

Renata Nunes
google
Renata Nunes
1 de fevereiro de 2024

Simplesmente maravilhoso nosso passeio em Bonito, a flutuação na nascente azul é exuberante 🩵

Prof Darc
google
Prof Darc
1 de fevereiro de 2024
Rutiane Góis
google
Rutiane Góis
1 de fevereiro de 2024

Amei o atendimento, maravilhoso os Balneários, muito bom mesmo, iremos repetir os passeios mais vezes, obrigada.

Ana Lucia Leibruder
google
Ana Lucia Leibruder
1 de fevereiro de 2024

alguns problemas de desorganização entre empresa e transfer mas contornados. agentes que tiveram a boa vontade de resolver os problemas foi o diferencial.

Laís Perpétuo
google
Laís Perpétuo
29 de janeiro de 2024

Uma das melhores agências de Bonito. Eles tem um atendimento diferenciado e estão localizados bem próximos do Centro da cidade. Destaco a cordialidade do Ivan que explica e dá dicas que fazem toda diferença na escolha dos passeios. Super recomendo!

4 comentários em “Abismo Anhumas em Bonito MS”

Comentários encerrados.

Scroll to Top
Reserve seu Passeio
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar
Bonito em abril: Vale a pena? Balneário em bonito VIAGEM PARA BONITO MS Balneário Estrela do Formoso Projeto Jiboia Bonito MS Nascentes da Serra da Bodoquena Passeio de Bote no Rio Formoso Cânion Rio Salobra no Eco Serrana Park Fazenda Ceita Corê Bonito MS Eco Park Porto da Ilha: Saiba mais sobre Nascente Azul: Bonito MS Flutuação Gruta do Mimoso em Bonito MS Cachoeira Recanto das Águas em Bonito MS Grutas de São Miguel em Bonito MS Flutuação Parque Ecológico Rio Formoso Conheça o Balneário Ilha Bonita Balneário Municipal de Bonito: Saiba mais sobre Buraco das Araras: Conheça este lugar incrível Gruta do Lago Azul: Monumento Natural em Bonito MS O que fazer em Bonito: Confira essas dicas