Trilhas e Cachoeiras da Estância Mimosa

Trilhas e Cachoeiras da Estância Mimosa

A Estância Mimosa é uma charmosa fazenda localizada em Bonito, Mato Grosso do Sul, considerada o melhor destino de ecoturismo do Brasil. O Ecoturismo foi adquirido em 1998 para proteger a área e somente cooperar com a indústria do turismo e começou em 1999. Desde então, tem o compromisso de proporcionar aos turistas experiências diferenciadas junto à natureza.

O Ecoturismo Em Estancia Mimosa e1604685055721
imagem/reprodução: arara na fazenda 

Localizada a 24 Km da cidade, a estância mimosa é um dos grandes passeios da cidade. começa a 1.800m da casa do receptivo até o caminho que dá início a trilha de 2.800m metros (ida e volta), com trecho de barco elétrico movido a energia solar por 500m. Ao longo da trilha existem 10 cachoeiras, sendo 9 disponíveis para banho.

O visitante tem a oportunidade de apreciar a vista das cachoeiras e mirantes, os morros que formam o vale por onde corre o rio Mimoso. Salte de uma plataforma de 5 metros de altura para um poço natural e atravesse as passarelas flutuantes e mirantes na mata ciliar.

O passeio pela Cachoeira da Estância Mimosa é uma ótima opção para quem gosta de fazer caminhadas e nadar nas águas cristalinas! O Rio Mimoso está no centro dessa atração porque é aqui que você encontra as mais belas e refrescantes cachoeiras!

Estancia Mimosa Ecoturismo Cachoeiras Em Bonito MS e1604685023268
imagem / reprodução: foto da fazenda

a fazenda estância mimosa é uma empresa familiar que segue as diretrizes de segurança, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, proporcionando aos turistas e visitantes um atendimento de excelente qualidade.

A parte da recepção turística é na antiga fazenda, aonde toda sua arquitetura foi preservada, eles tem 80% de sua extensão em florestas naturais. Os proprietários da fazenda decidiram que 66% da área da fazenda seria Reserva Particular do Patrimônio Natural, a estância mimosa foi oficializado em 2013. 3

A Estância Mimosa é um dos melhores passeios de Bonito, la você ira encontrar passeios por trilhas e por cacheiras, poderá passear a cavalo e observar varias aves.

A Estância mimosa tem uma lista com diretrizes de sustentabilidade, que fazem que sua convivência com o ambiente exemplar.

Confira a Lista a Seguir:

  • Criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) para proteção de áreas relevantes e biodiversidade (RPPN Estância Mimosa desde 2013);
  • Estimular a conduta consciente em ambientes naturais, por meio da prática da atividade turística de baixo impacto ambiental;
  • Uso responsável de recursos naturais e busca constante de minimização dos possíveis impactos ambientais e sociais negativos decorrentes da atividade turística;
  • Monitoramento de impacto ambiental das atividades turísticas;
  • Uso do ecoturismo como ferramenta para sensibilização ambiental;
  • Prioridade na contratação de mão de obra local;
  • Valorização dos aspectos culturais e sociais da região;
  • Venda de artesanato somente de produção regional, para valorizar a cultura local;
  • Apoio a projetos de pesquisa científica e visitas técnicas;
  • Produção própria de parte dos alimentos oferecidos aos visitantes como: doces artesanais, queijos, verduras orgânicas, pães, leite e ovos;
  • Minhocário para compostagem e ajuda na adubação natural do solo;
  • Implementação das Boas Práticas na Agropecuária;
  • Viveiro de mudas de árvores nativas;
  • Proibição de caça, pesca, corte de madeira e criação de animais domésticos e silvestres;
  • Destinação adequada de resíduos sólidos (reciclagem, compostagem) e efluentes líquidos;
  • Capacitação de funcionários, guias de turismo credenciados e prestadores de serviços;
  • Critérios e procedimentos para o credenciamento de guias de turismo e agências;
  • Apoio a ONGs (IASB), Projetos sociais e Associações de classe da região;
  • Troca de experiências com outros atrativos turísticos visando o aperfeiçoamento do destino;
  • Buscar a realização dos passeios com segurança através do atendimento à norma de Gestão de Segurança ABNT NBR ISO 21101:2014 e normas correlatas, para as modalidades de Turismo de Aventura oferecidas;
  • Melhoria contínua da qualidade dos serviços oferecidos, bem como das instalações e infraestruturas do passeio;

Autenticidade nas ações comerciais e no crescimento institucional.

Funcionamento

O atrativo conta com:  restaurante; máquina de cartão; loja de souvenires; sanitários com vestiário e ducha; mesa de sinuca; redário; horta orgânica e uma lagoa de jacarés para contemplação. Lá na sede você será recepcionado por monitores que irão explicar e passar as informações necessárias, serão formados grupos de 12 pessoas e marcado um horário em que os guias irão te chamar e conduzir até o passeio, depois que todas as pessoas do grupo fiquem prontas para poder iniciar o passeio, você ira sair em um transporte até o começo da trilha.

Os grupos iram se enuviar após a chegada no inicio da trilha , e então a caminhada começa, vocês iram passar pela mata ciliar do Rio Mimoso, vocês iram passar por cachoeiras e paradas em mirantes para contemplar a beleza e vista do local, ira passar por passarelas que são suspensas e poderá saltar de uma plataforma de seis metros de altura.

Para entrar deve ter a idade mínima de 3 anos, a limitação de peso é de 120kg, as gestantes precisa ter até 24 semanas para poder entrar e também não pode haver restrições medicas. Não é recomendado para pessoas que tem problemas cardíacos, com histórico de hipertensão, labirintite, síndrome do Panico, dificuldade de locomocão, motrizes, lesões recentes, cirurgia na Coluna Vertebral, operados de Ponte de Safena, portadores de Osteoporose, entre outros.

A melhor época de visitar a Estância mimosa é na baixa temporada, e se você esta com medo da temperatura da agua, não se preocupe, a temperatura permanece estável durante o ano todo.
Caso você queira fazer um passeio no mesmo dia, esse passeio tem horário de meio período, depois você pode aproveitar e desfrutar das demais atividades do local.

No passeio será incluso material de primeiros socorros, guias credenciados e seguro contras acidentes, infraestrutura com bar e restaurantes, um receptivo, la eles aceitam como forma de pagamento cartões e dinheiro.

O passeio fica aproximadamente a 25km do mato grosso saindo da praça da liberdade. O passeio dura praticamente 4 horas, para chegar la é praticamente 1 hora.

O que devo levar ?

Câmera fotográfica;
Câmera Subaquática;
Mochila;
Óculos de sol;
Protetor solar;
Repelente;
Roupas de banho;
Roupas leves;
Smartphone à Prova d’Água;
Chinelo;
Calçados fechados;
Toalha.

O uso de calcas é obrigatório durante a realização das trilhas
É PROIBIDO A ENTRADA DE COMIDAS E BEBIDAS E ANIMAIS

Abrir Chat
Reserve seu Passeio
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar