Pesca no Rio Miranda e Tudo sobre o Rio Miranda
A Pesca no Rio Miranda é uma das atividades dos sonhos de quem é fã de pescaria. Afinal, a pesca no Pantanal é uma atividade realmente única e especial.
Uma vez que se tem uma enorme variedade de peixes, belíssimos cenários e uma experiência de pescaria com pessoas que são apaixonadas pela atividade.
Atualmente é possível fazer pesca profissional ou amadora no Rio Miranda, aproveitando diferentes programações.
Pensando nisso, nós trouxemos algumas informações que vão te ajudar a identificar se vale a pena planejar uma pescaria no Rio Miranda, confira tudo a seguir.
Conheça o Rio Miranda MS
O Rio Miranda é uma formação que ocorre no encontro do Córrego Fundo com o Roncador, nas cidades de Ponta Porã e Jardim.
O rio tem altitude de 320 metros acima do nível do mar, com um rio que percorre aproximadamente 500 km de extensão e desemboca no Rio Paraguai.
Portanto, é um cenário belíssimo, que permite ao visitante aproveitar de diferentes formas que vão além da pescaria.
O passeio até o Rio Miranda é encantador não só para quem vai pescar, como também para quem deseja conhecer o cenário encantador da região e aproveitar bons momentos.
Quem não deseja pescar pode vivenciar experiências no Pantanal, aproveitando as belezas locais e se divertindo em família ou com os amigos na região.
Pesca no Rio Miranda
Pescar no Rio Miranda é uma experiência única. O viajante que ama pescar, conhecer a biodiversidade da região pegando peixes frescos e tendo bons momentos vai se divertir intensamente.
No entanto, se a pescaria não é uma paixão, existem outros passeios em Bonito para que possa aproveitar mais a cidade.
Quem não gosta de pescar se sentirá perdendo tempo, por estar dedicando horas a pesca enquanto poderia conhecer grutas e outros locais em Bonito.
Todavia, se você é um apaixonado pela pesca esportiva, poderá ter uma experiência que é verdadeiramente especial no Rio Miranda por causa do cenário encantador somado ao fato de ter boa variedade de peixes no local.
É preciso ter autorização para pescar
Mesmo para a pesca amadora na região, é preciso obter a autorização ambiental para tal. O documento é obtido para que se possa transportar o que foi pescado.
Quem é pego pescando sem a devida documentação é multado. Por isso, o ideal é que o interessado obtenha a autorização ambiental de pesca esportiva e a filiação junto a Associações da região.
Geralmente, quando o interessado quer fazer passeio de pesca no Pantanal, o próprio guia que agenda o passeio orienta as medidas necessárias para que se possa obter a documentação.
Dessa forma, o interessado poderá obter a documentação, pagar as taxas e se divertir bastante durante a experiência na cidade.
O que levar para a pesca no Rio Miranda?
Para pescar no Rio Miranda, é interessante que o viajante leve alguns itens de uso pessoal, como:
- Lanterna;
- Itens de primeiros socorros;
- Máquina fotográfica;
- Canivete ou faca;
- Água mineral para consumo próprio;
- Óculos escuros;
- Capa de chuva;
- Boné ou chapéu;
- Protetor solar;
- Repelente;
- Caixa de pesca.
Muitas empresas oferecem equipamento de pesca incluso no passeio contratado para pescaria no Rio Miranda. Justamente para que o viajante tenha uma experiência completa, sem que precise transportar equipamentos que são pesados.
Vale a pena analisar o que é oferecido em seu pacote, para que possa levar somente o necessário para se divertir.
Período em que a pesca é proibida
A piracema é um período que ocorre todos os anos para a manutenção da biodiversidade da região. É conhecida como piracema a subida dos peixes para áreas de cabeceira dos rios, para desovar.
Quando ocorre pesca irregular neste período, o pescador pode ser multado por estar impactando negativamente a biodiversidade da região.
A piracema ocorre entre outubro e fevereiro, em Mato Grosso do Sul. O que faz com que seja necessário respeitar o período de proibição de pesca, com o intuito de garantir que a biodiversidade da região seja preservada.
Durante o período de outubro a fevereiro, só as pescas com anzóis desembarcados são permitidas.
Além de ser multado ao pescar irregularmente, o pescador tem a apreensão do material de pesca e pode ser responsabilizado civil e criminalmente pelo dano ambiental causado.