Bonito MS - Agência de Turismo em Bonito: Passeios, Hospedagem e transportes

Turismo no Pantanal


Sobre o autor: Thiago Sato vive em Bonito/MS há 12 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de turismo Bonito Eco Tour.


turismo no Pantanal atrai inúmeros viajantes, sejam brasileiros ou estrangeiros. Tendo em vista que, é uma região única, repleta de belezas encantadoras e que chamam a atenção de quem é apaixonado pela fauna e pela flora.

Por isso mesmo, é interessante conhecer mais sobre o turismo no Pantanal, para que possa planejar suas férias dos sonhos na região.

Tendo em vista que, é importante realmente planejar a viagem, para que possa vivenciar momentos únicos. Confira tudo a seguir e se encante com a possibilidade de viajar pelo pantanal.

Turismo no Pantanal

 
 

Como é o clima no pantanal?

Com temperaturas altas durante todo o ano, a média anual no Pantanal é de 24°C. No entanto, as chuvas são mais presentes no período do verão, o que faz com que alguns planos de viagem sejam atrapalhados pela água.

O período do ano que compreende os meses entre abril e setembro são de seca, o que faz com que o visual seja muito diferente da época entre outubro e março quando chove mais.

Em todas as épocas do ano é possível aproveitar ótimas atrações no Pantanal, mas a época mais indicada para quem quer viajar e ver os animais da região é entre maio e setembro.

Mesmo no período de chuvas é interessante saber que a região não fica muito mais fresca. Portanto, se o seu intuito é não passar calor, saiba que o Pantanal é um destino quente o ano inteiro. Todavia, vale a pena apostar em roupas leves e experiências únicas que só a região é capaz de oferecer.

Clima no Pantanal

Entenda quais cidades fazem parte do Pantanal

Muitas pessoas não sabem, que a região conhecida como Pantanal é uma extensa área dividida entre 3 países: Brasil, Bolívia e Paraguai.

No Brasil o Pantanal ocupa dois estados: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Por isso, é uma região repleta de atrativos e que pode ser visitada em duas viagens distintas, por exemplo.

Tendo como objetivo visitar a parte Sul que é das cidades:  Miranda, Aquidauana e Corumbá e a parte Norte nas cidades: Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço.

Afinal, existem diferenças significativas em relação às experiências que o viajante poderá vivenciar conhecendo as duas regiões que são distintas entre si.

cidades fazem parte do Pantanal
Foto: Mapa localização do Pantanal

Turismo no pantanal: Sul x Norte

Todo turista que se programa para curtir o Pantanal deve ter em mente aquilo que deseja fazer em seu passeio.

Tendo em vista que, o Pantanal é dividido em Sul e Norte e cada região oferece um tipo de experiência. Quem tem tempo para conhecer os dois vivenciará excelentes momentos.

Todavia, quem não tem orçamento ou tempo disponível para tal deve priorizar aquilo que deseja conhecer como experiência, diante disso, é interessante saber qual é a proposta de cada local.

No caso de um turismo cultural, para conhecer danças típicas, pescar, ter experiências com animais aquáticos, o viajante deve preferir o Pantanal Norte.

Turismo no Pantanal

Enquanto aquele que deseja praticar canoagem e ter contato íntimo com animais selvagens vai aproveitar melhor o Pantanal Sul.

Cada região tem sua cultura e experiências que poderá proporcionar para o viajante. O ideal é listar quais são as atrações que mais te interessam, para que você possa identificar para qual região ir.

Qual a melhor época para turismo no Pantanal?

alta temporada no Pantanal é o período entre julho e outubro. Uma vez que, é a época de seca e de clima mais ameno. O que faz com que seja uma época propícia para conhecer a região, aproveitando o clima para se encantar com as belezas naturais.

época também é perfeita para fazer safári fotográfico, observação noturna de animais e passeios em geral que possibilitam o contato com a vida no campo.

Pantanal Melhor Época
Foto: Safari no Pantanal

No entanto, é possível viajar em outras épocas para que seja possível evitar a alta temporada, visando ter experiências mais exclusivas e aproveitar bastante a região.

Se você quer evitar a época de alta estação sem deixar de aproveitar o bom clima, agende sua vigem para maio ou junho.

alta temporada também é uma época de preços mais altos. Por isso mesmo, vale a pena conhecer as atividades que deseja fazer na região e conferir qual a época que é mais apropriada para a atividade que você busca.

Afinal, o clima interfere diretamente na quantidade de água em cachoeiras, na possibilidade de observar a vida animal e em outras questões relativas aos passeios da região.

Com um bom planejamento é possível evitar a alta estação sem que suas férias percam qualidade de experiência.

Como chegar ao Pantanal mato-grossense?

Existem diferentes possibilidades para quem quer chegar ao Pantanal com facilidade, como a ida até o Aeroporto de Cuiabá para na sequência seguir de carro até Poconé. São aproximadamente 100 km de distância de uma viagem tranquila e confortável.

Também é possível ir até Campo Grande e seguir de carro até Corumbá para conhecer o Pantanal do Mato Grosso do Sul. O método correto de chegar depende diretamente de qual é a experiência que está programando para suas férias.

Como chegar no Pantanl

Entenda os diferentes tipos de turismo na região

Na região do Pantanal o viajante pode se divertir por meio de diferentes experiências de turismo.

1.     Ecoturismo

Mais comum, é uma viagem que propicia o contato com a natureza privilegiada da região. O Pantanal é um dos principais destinos ao redor do mundo para ecoturismo por causa da diversidade de fauna e flora.

2.     Turismo de pesca

pesca esportiva no Pantanal é uma atividade repleta de apaixonados. E no Pantanal em algumas épocas do ano é possível aproveitar mais de 200 espécies de peixes.

Além de ser atrativo para os apaixonados por pesca, a região também chama a atenção de biólogos apaixonados pela vida marinha da região.

Pousadas Pesca Pantanal

3.     Turismo cultural

O turismo cultural é um outro tipo de atrativo na região. Tendo em vista a vasta riqueza histórica da região.

Experimentar a gastronomia, aproveitar os atrativos e prédios e construções únicas da região é parte importante da experiência de viagem para o destino.

O que fazer no Pantanal?

Um ponto relevante de observar é que não faltam atividades para fazer no Pantanal, confira algumas das principais atrações:

1.     Trilha

Fazer trilha no pantanal é uma das melhores maneiras de vivenciar momentos únicos. É aquele tipo de passeio que não pode ficar de fora do roteiro. Existem muitas trilhas que podem ser percorridas, possibilitando ver de pertinho os animais no meio da natureza.

É uma maneira divertida de conhecer o lugar que é um dos mais especiais do país. Vale a pena ter sempre a câmera nas mãos para fazer belíssimas fotos do passeio. Além disso, não é preciso ter um preparo físico diferenciado para curtir as diferentes trilhas da região.

2.     Passeio a cavalo

Uma ótima experiência para a família toda no Pantanal é o passeio a cavalo. Os pantaneiros costumam oferecer passeios encantadores, contando um pouco da história da região e das tradições locais.

O que mistura uma oportunidade de explorar as belezas e a cultura da região em um único passeio. Portanto, é uma experiência imperdível.

Mesmo quem nunca se imaginou fazendo esse tipo de passeio pode aproveitar que os cavalos são mansos e treinados. Portanto, não há o que temer.

3.     Passeio de canoa

passeio de canoa não exige experiência anterior e permite percorrer as águas do pantanal remando sozinho ou com alguém especial.

É uma experiência importante para quem gosta de ter contato com a natureza e ama atividades aquáticas. Vale a pena fazer o passeio no fim do dia para se encantar com o pôr do sol.

4.     Safari fotográfico

safari fotográfico é obrigatório para a experiência no Pantanal! Quem é apaixonado pela biodiversidade aproveita a experiência que é momento único, onde o viajante tem contato com a natureza de uma forma diferente.

Por meio do passeio os guias mostram e comentam toda a biodiversidade de fauna e flora. Além disso, o viajante percorrerá um trecho muito mais longo, que não seria alcançado a pé.

5.     Pescar piranhas

Pescar piranhas é uma atividade única do Pantanal, indicada para quem é fã de pescaria. Muitas pessoas são atraídas pela curiosidade, afinal, é um peixe que está no imaginário social.

Com mais de 250 espécies diferentes de peixes, o pantanal é um cenário perfeito para quem deseja pescar.

A piranha é parte dos pratos típicos da região, como o caldo de piranha. Portanto, além de pescar vale a pena experimentar as iguarias locais.

6.     Visitar o projeto Arara Azul

Projeto Arara Azul é focado em preservar a espécie que está ameaçada de extinção. Ao longo do passeio no projeto, é possível ver de perto a espécie e aproveitar para desenvolver a consciência sobre a importância da preservação ambiental.

Portanto, é uma atração interessante para pessoas de todas as idades que são apaixonadas por experiências que valorizam os animais silvestres.

Onde se hospedar para conhecer o Pantanal?

Um ponto interessante de destacar é que o viajante poderá se hospedar em pousadas, hotéis e até mesmo hotéis fazenda.

É interessante perceber que existem hotéis voltados para a pesca, barco-hotéis e muitas experiências que podem ser vivenciadas no local de hospedagem.

Portanto, é interessante escolher não só de acordo com a proximidade dos pontos de seu interesse no pantanal.

Tendo em vista que, cada local irá possibilitar uma determinada experiência, por isso, cabe escolher com cuidado o local e até mesmo combinar duas hospedagens para que você possa ter um conjunto de momentos compatíveis com o que espera durante sua viagem.

Alguns hotéis e pousadas oferecem estrutura completa para passeios, pesca e outras atividades da região. Por isso, a hospedagem não deve ser vista como apenas um local para dormir e deve ser escolhida com especial atenção.

Quanto custa uma viagem para o Pantanal?

Um ponto interessante de refletir é que o Pantanal é um destino em que tudo precisa ser reservado e pago com antecedência.

Uma vez que, o destino tem limitação de turistas que visitam os pontos turísticos diariamente para a preservação da região.

Portanto, principalmente na alta temporada é importantíssimo que o viajante reserve com antecedência. O que faz com que seja uma época em que o custo da viagem aumenta.

Vale a pena se programar com antecedência, para que consiga pagar todas as experiências que deseja ter. Afinal, dependendo da época e da sua programação o valor de uma viagem para o Pantanal pode variar muito.

Não é um dos destinos mais baratos do país, assim como também não é o destino mais caro. Tudo depende da combinação de atrações que você deseja para seu roteiro.

Em média, é possível aproveitar 4 diárias com passeios, café da manhã e 2 almoços incluídos nas experiências por R$4.275 por pessoa na baixa estação e R$4750 na alta estação.

O preço é destinado para um pacote detalhado, onde o visitante não precisa se preocupar sequer com o traslado do aeroporto até a pousada. Todas as atividades já estão inclusas e os traslados também.

É possível baratear os custos indo na baixa temporada e escolhendo hospedagens mais simples, por exemplo.

FAQ: Dúvidas comuns sobre Turismo no Pantanal

Ainda está com dúvidas sobre o turismo no Pantanal? Nós trouxemos alguns esclarecimentos, confira:

Vale a pena conhecer o pantanal Sul e Norte?

Sim! Sabendo que são duas experiências diferentes, é possível se programar para curtir o melhor dos dois destinos.

Uma vez que, o viajante terá dois momentos que são bastante distintos entre si. O que faz com que sejam viagens diferentes.

É seguro viajar para o pantanal?

Sim! É completamente seguro, desde que o viajante adote como cuidado básico respeitar as instruções dos guias de turismo locais.

Naira Polyana Donato Figueiredo
google
Naira Polyana Donato Figueiredo
26 de Janeiro de 2024 15:27

A avaliação positiva não ocorre somente quando dá tudo certo, mas principalmente quando algo não sai como o esperado e a agência dá todo suporte pós venda, ajudando a achar a melhor solução para o caso. Agradeço o profissionalismo após eu cancelar um dos passeios e ter a devolução do valor de volta sem burocracias.

Nestor Camargo
google
Nestor Camargo
01 de Janeiro de 2024 21:57

A Agência de turismo nos proporcionou os melhores 5 dias que tive, com as melhores programações e dicas dos vendedores, agradeço a todos pela atenção e cuidado.

Luiz Brasil
google
Luiz Brasil
04 de Novembro de 2023 11:34

Bonito é perfeito, com muita aventura durante a viagem. E fui muito bem recebido pela agência Bonito Eco Tour. Sensacional

Dieny Sorrir Mais
google
Dieny Sorrir Mais
04 de Novembro de 2023 11:04

Recomendo totalmente essa agência. Quem quiser ter uma estadia confortável e segura em Bonito, pode dar preferência a Eco Tour, pois o comprometimento do dono e dos funcionários é incrível. O cuidado com as informações sobre os lugares, horários e detalhes fazem toda a diferença. Foi uma grata surpresa a atenção que recebi, muito acima da média. Agradeço a indicação que recebi de uma amiga e realmente ela não exagerou. Gratidão Eco Tour, por ter deixado minha viagem excepcional. Vcs são um exemplo no atendimento e na simpatia.

Laís Perpétuo
google
Laís Perpétuo
29 de Janeiro de 2024 20:21

Uma das melhores agências de Bonito. Eles tem um atendimento diferenciado e estão localizados bem próximos do Centro da cidade. Destaco a cordialidade do Ivan que explica e dá dicas que fazem toda diferença na escolha dos passeios. Super recomendo!

Shopping Bag