Buraco das Araras: Onde fica, como ir e o que fazer, tudo sobre o atrativo

Você tem vontade de conhecer o Buraco das Araras? Neste artigo contém informações importantes sobre o atrativo. Você vai saber a melhor época para viajar ao local, quais os outros lugares para visitar em Bonito MS, e muito mais. Confira! 

O Que é o Buraco das Araras 

O Buraco das Araras é uma das maiores dolinas da América do Sul com cerca de 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência. 

O local faz parte de um passeio de contemplação da região de Bonito MS e Jardim MS, e seu nome vem do grande número de Araras Vermelhas que vivem ali. Elas constroem seus ninhos entre as fendas da rocha que compõe a dolina.  Assim fica fácil entender porque o atrativo é tão admirado. Afinal, é encantador contemplar o voo delas, além de vislumbrar a paisagem da flora verde junto à bela cratera esculpida pela natureza. 

Além disso, na dolina também vivem mais de 150 espécies de aves. Dentre elas, estão: o gavião pato, falcão-relógio, pica-pau-louro, papagaio galego, e vários outros pássaros lindos! Portanto, o Buraco das Araras é muito mais do que uma atração turística, ele contribui com a conservação das aves e pesquisas científicas! Muito legal, né?! 

Buraco das Araras

Onde fica o Buraco das Araras e como chegar

Enfim, onde fica e como chegar ao atrativo? Antes de tudo, saiba que o Passeio Buraco das Araras Bonito MS não está exatamente localizado em Bonito – Mato Grosso do Sul, como muitas pessoas pensam.  O local faz parte da mesma região, mas Buraco das Araras está localizado no município de Jardim MS, á 58 km do centro de Bonito.

O atrativo fica dentro de uma fazenda chamada Alegria, propriedade do seu Modesto, que  adora contar histórias aos turistas.  Para visitar o Buraco das Araras, é  preciso agendar o passeio com uma agência de turismo. Antes de chegar ao destino final, os viajantes precisam fazer uma trilha leve de 1 km. Mas no fim, são recompensados com o esplendor da natureza.

A História do Buraco das Araras 

Alguns moradores da região dizem que o Buraco das Araras se formou com a queda de um meteoro. No entanto, especialistas dizem que a formação do buraco ocorreu naturalmente devido a infiltrações de água ao longo de milhares de anos.

Apesar dos boatos, hoje o lugar faz parte de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). É uma área de conservação particular, criada por iniciativa do proprietário da fazenda, o Seu Modesto. Ele relata que pessoas faziam barulho para espantar as araras na boca do Buraco. Como ele não gostava disso, resolveu cercar e fechar a entrada.

O que saber antes de visitar o Buraco das Araras

Se você estiver interessado em viajar para o atrativo, saiba que há algumas coisas importantes que todo mundo deve saber. Então, listamos as principais informações sobre o Buraco das Araras para conhecer antes de visitar o local, veja abaixo:

  • Valor da entrada: O preço para entrar no atrativo é de R$ 82 para adultos e R$ 68 para crianças de 8 a 12 anos. 
  • Estrutura do local: No Buraco das Araras funciona um quiosque de lembrancinhas e lanches logo na entrada. Na dolina tem duas plataformas para observação.
  • Como funciona o passeio: As empresas organizam grupos com até 10 participantes, que são dirigidos por guias turísticos ou monitores.
  • O que levar: Você vai precisar de uma câmera, protetor solar, água, dinheiro e cartões. Leve também repelente, não se esqueça. 
  • Sugestão de vestimentas: Além de usar calçados antiderrapantes, use roupas largas e confortáveis.
  • O que não se pode fazer: Fumar, comer e beber álcool é proibido durante as trilhas.
buraco das araras bonito ms
buraco das araras bonito ms

Qual a melhor época para visitar o Buraco das Araras?

Na região onde se localiza o atrativo, as condições meteorológicas são regulares, isso torna possível fazer o passeio durante todo o ano. No entanto, existe a melhor época para visitar o Buraco das Araras, que é entre os períodos de julho a novembro, quando há mais atividades das aves. 

Afinal, você vai querer assistir a revoada das araras, que são a atração principal do local. Então programe o seu passeio entre os meses citados para maior aproveitamento – neste período a espécie  está se reproduzindo e, por isso, elas formam bandos que voam pelos céus. Em outros momentos do ano, as araras vermelhas estarão abrigadas nos ninhos.

Qual a melhor época para ir no Buraco das Araras

Dicas de passeios em Bonito MS

A cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul, é um destino turístico bastante popular entre os amantes da natureza. Além do Buraco das Araras, a região abriga diversos parques e reservas naturais, incluindo rios cristalinos que são ideais para flutuações e mergulhos. 

Se você também deseja visitar a cidade, precisa saber o que fazer na região e como chegar em Bonito. Para isso, você pode embarcar em um voo até Campo Grande, e de lá pegar um transfer para o destino final. Também elaboramos algumas dicas de passeios para te ajudar a ter uma ideia do que poderá fazer por lá. Confira a seguir.

Bonito MS
Foto/Representação: Balneário Municipal de Bonito MS

Descubra a Misteriosa Lagoa Azul

Dentre as dicas sobre o que fazer em Bonito, está a flutuação na misteriosa lagoa azul. Esta é uma das mais impressionantes atrações da região. Ela é chamada assim devido a sua hipnotizante cor azul e por causa do mistério acerca de sua profundidade, a qual ninguém sabe até onde vai.

Além da flutuação, os mais experientes adoram o lugar para fazer mergulhos. Aliás, assim como no Buraco das Araras, onde é possível vislumbrar diversas aves, na Lagoa Azul também é possível avistar várias espécies de peixes! Se você tiver uma câmera à prova d’água, vai poder tirar belas fotos!

Lagoa Misteriosa Bonito MS
Foto/Representação: Lagoa Misteriosa

Experimente incríveis passeios em Grutas

Está procurando uma experiência tão encantadora quanto o Buraco das Araras, para quando estiver na região? Então você não pode deixar de reservar um passeio pelas Grutas de Bonito MS! Além de acrescentar um pouco de emoção à sua viagem, será um momento verdadeiramente mágico e que você nunca vai esquecer.

Afinal, a formação rochosa no interior das Grutas esculpidas pelos fatores naturais da região, cria uma paisagem incomum e indescritível. Algumas cavernas da região têm até mesmo lagos artificial. Acredite, você não vai se arrepender de ter feito esta escolha!

Grutas em Bonito MS

Visite as Cachoeiras e Piscinas Naturais

Há muitas atrações na cidade de Bonito Mato Grosso do Sul, mas as cachoeiras de Bonito e piscinas naturais são definitivamente algumas das mais espetaculares. Se subir até 100 pés de altura, é possível ver uma paisagem deslumbrante acima das cachoeiras. Porém, se isso não for suficiente, as piscinas abaixo são o lugar perfeito para dar um mergulho e se refrescar. 

Nas piscinas naturais você encontra água cristalina e um ambiente tranquilo, e por isso estas piscinas são uma atração tão popular. As preferidas dos visitantes ficam nos seguintes balneários: Eco Park Porto Da Ilha, Praia Da Figueira, Ilha Bonita, Balneário Municipal, Parque Ecológico Rio Formoso, Balneário do Sol e no Bosque das Águas.

Participe do passeio de flutuação no Rio Da Prata

Além de explorar a cidade e seus arredores, você precisa fazer um passeio de flutuação no Rio Da Prata! Esta experiência é verdadeiramente única e uma necessidade absoluta se você estiver visitando o local. Ao explorar o rio, você estará cercado por belíssimas paisagens naturais – águas cristalinas, peixes com até 1 metro de comprimento, cardumes e vegetação exuberante.

Os guias turísticos dão comentários perspicazes sobre a história e lendas do rio, fornecendo um contexto para as belas vistas ao seu redor. No final de sua viagem, você terá visto alguns dos mais deslumbrantes pontos turísticos de Mato Grosso do Sul a partir de uma perspectiva completamente diferente – uma visão que ficará com você por muito tempo após o término de sua visita. 

Considerações finais sobre o Buraco das Araras

Como visto no artigo, para quem está procurando por uma aventura brasileira inesquecível, é preciso adicionar o Buraco das Araras e outros passeios de Bonito,MS à sua lista! Esta cidade deslumbrante é o lar de algumas das mais belas paisagens e reservas naturais do país.

Falamos também sobre a Fazenda Alegria, nadar em águas cristalinas, visitar cavernas, fazer trilhas, contemplar a fauna, e muito mais. Os passeios são concorridos, mas tem um limite de pessoas para fazer o passeio por vez

E aí, já decidiu quando fará a sua viagem para o Buraco das Araras? Se desejar saber mais informações sobre os pacotes para Bonito, valores dos passeios em Bonito MS e roteiros acesse o nosso site e continue acompanhando o blog para mais dicas de viagens!

Bonito MS

Scroll to Top
Reserve seu Passeio
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar