O município de Jardim/MS integra o Complexo Turístico Serra da Bodoquena, também conhecido como Bonito, que é o principal pólo turístico de Mato Grosso do Sul. Jardim foi fundada em 1946, durante a construção da rodovia BR-060, que ligava os municípios de Bela Vista (MS) e Brasília (DF).
A história local começa com os trabalhadores da época que necessitavam de um lugar para morar. Durante as obras da rodovia BR-060, que liga os municípios de Bela Vista (MS) e Brasília (DF), os trabalhadores começaram uma vila próxima à estrada. Essa vila recebeu o nome inspirado na Fazenda Jardim e se tornou um local estratégico para os soldados brasileiros durante a Guerra da Tríplice Aliança, também conhecida como Guerra do Paraguai.
Porém, a cidade de Jardim/MS vai muito além de sua história. Rica em belezas naturais, a zona rural apresenta uma paisagem bem preservada e oferece fantásticas excursões de ecoturismo — embora o centro da cidade não tenha muito para ver.
A região apresenta grutas e dolinas incomparáveis, e devido à formação do solo, as águas da cidade são incrivelmente claras. Então, se você está planejando uma viagem para Jardim/MS e quer saber se realmente vale a pena ir para lá, não deixe de conferir os detalhes e as principais orientações neste artigo!
Passeios em Jardim: Pontos turísticos
- Buraco das Araras
- Recanto Ecológico Rio da Prata
- Lagoa Misteriosa
- Balneário Jardim Ecopark
- Parque Nacional da Serra da Bodoquena
- Balneário do Seu Assis
- Balneário Santuário da Prata
- Monumento Histórico dos Heróis (Cemitério dos Heróis)
- Ponte Velha de Jardim
- Museu CER-3
- Igreja Matriz de Jardim MS
- Cachoeira Boca da Onça
- Cachoeira da Serra da Bodoquena
Onde fica Jardim MS: Região, distância de Campo Grande e mais
Situado ao sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul, o município de Jardim fica a 237 km de Campo Grande e 70 km de Bonito MS. De acordo com o site do IBGE, em 2022, sua densidade demográfica era de 11,28 pessoas por km² e seu PIB por pessoa — em 2021 — era de R$31.335,42.
Menos de 60 quilômetros separam o Aeroporto Regional de Bonito de Jardim/MS, sendo o aeroporto mais próximo. E, embora existam voos de diversas cidades brasileiras, a maior parte dos viajantes opta por pousar no Aeroporto Internacional de Campo Grande porque lá há mais voos e transportadoras.
O que fazer em Jardim Mato Grosso do Sul?
Na verdade, não existem muitos atrativos turísticos na região metropolitana de Jardim, MS. Os principais são a Diocese de Jardim, o Museu CER-3, o Cemitério dos Heróis e a Ponte Velha, que atravessa o Rio Miranda e liga a cidade à Guia Lopes da Laguna.
Por outro lado, as zonas rurais da cidade apresentam um cenário natural deslumbrante. Por exemplo, assim como o restante da Serra de Bodoquena, a área possui solo calcário abundante, rios cristalinos e diversas grutas e dolinas.
Além do mais, muitos dos atrativos relacionados a Bonito/MS são encontrados no município de Jardim/MS porque as duas cidades, Jardim e Bonito, estão interligadas e fazem parte de um mesmo complexo turístico.
Agora que você já sabe tudo o que Jardim/MS tem a oferecer, que tal conferir os principais pontos turísticos de Jardim no Mato Grosso do Sul? Acompanhe!
1. Buraco das Araras
O Buraco das Araras é uma das atrações que estão situadas em Jardim, Mato Grosso do Sul. O lugar foi encontrado quando alguns agricultores examinaram a área em 1912 para tentar descobrir por que havia tantas araras ali.
Assim, descobriram um enorme buraco — com cerca de 500 metros de circunferência e 127 metros de profundidade — que abrigava, e ainda abriga, inúmeras espécies de aves,
Cerca de 50 casais de araras podem ser avistados atualmente no Buraco das Araras — isso sem falar das outras espécies de aves como gralhas, pássaros-pretos, papagaios, curicacas, periquitos e carcarás. Ao visitar o local, é possível observá-los voando livremente, alimentando-se e cuidando de seus filhotes em seu habitat natural.
Mesmo que não seja possível descer até o fundo da dolina, existem vários mirantes com telescópios posicionados ao redor para que você possa observar os animais. Você pode até trazer binóculos, se desejar.
A visita ao Buraco das Araras é melhor aproveitada no início da manhã, pois os pássaros normalmente partem em busca de alimento assim que o sol nasce. Portanto, visitar o local pela manhã aumentará a probabilidade de avistá-los e tirar fotos incríveis.
2. Recanto Ecológico Rio da Prata
Localizado em Jardim/MS, o Recanto Ecológico Rio da Prata é outro destino bastante popular. Além de incentivar diversas atividades de ecoturismo, a instituição responsável pelo local trabalha para conservar o ecossistema no encontro dos Rios Olho d’Água e da Prata.
Um dos passeios mais conhecidos de Bonito, a flutuação no Rio da Prata, acontece no Recanto Ecológico Rio da Prata. Devido às águas excepcionalmente límpidas da região, não há necessidade de usar equipamentos especializados e ainda dá para observar a flora e os animais subaquáticos.
O percurso começa com uma curta caminhada até a nascente do rio Olho d’Água pela mata ciliar dos rios, mas o grupo começa a mergulhar somente após receber equipamento de flutuação: máscara, snorkel, traje e botas de neoprene.
O grupo poderá avistar cerca de 60 espécies diferentes de peixes ao longo do percurso de pouco mais de 2 km, incluindo os conhecidos dourados e piraputangas. Após a viagem, que dura cerca de quatro horas, os visitantes são recebidos com um delicioso almoço à moda sul-mato-grossense.
Vale lembrar que o Recanto Ecológico Rio da Prata ainda oferece trilhas ecológicas, mergulho, passeios a cavalo e observação de pássaros.
3. Lagoa Misteriosa
Aberta para visitação desde 2011, a Lagoa Misteriosa — que recebeu este nome por conta de sua profundidade até então desconhecida — fica na cidade de Jardim/MS, apesar de ser frequentemente relacionada à Bonito.
O grupo de mergulho que chegou mais longe na Lagoa Misteriosa atingiu uma profundidade de 220 metros, equivalente a um prédio de 73 andares. No entanto, o fundo da lagoa permanece inalcançado. Dessa forma, a lagoa é atualmente reconhecida como a caverna submersa mais profunda do Brasil e a sétima mais profunda do mundo.
A característica mais intrigante é que as águas da Lagoa Misteriosa são surpreendentemente claras e com variados tons de azul, apesar de serem tão profundas. Isso ocorre porque as abundantes rochas calcárias da lagoa filtram a água e a tornam quase livre de sujeira. Sendo assim, em dias mais claros, é possível ter uma visão de 60 metros.
O mergulho e a flutuação são as duas opções de passeios disponíveis na Lagoa Misteriosa. Ambos começam com um breve percurso de 15 minutos que inclui a descida de uma escada e contam com o auxílio de um guia turístico experiente.
O diferencial entre os dois é que o mergulho é feito com cilindro e pode chegar a 25 metros de profundidade — variando de acordo com a experiência e certificação da pessoa. Já a flutuação é realizada apenas na superfície; com máscara e snorkel.
4. Balneário Jardim Ecopark
O Balneário Jardim Ecopark é outro ponto turístico de Jardim, Mato Grosso do Sul, que vale a pena visitar. Situado às margens do Rio da Prata, o local compreende trechos de correnteza e tranquilos do renomado rio. Portanto, o resort oferece entretenimento para todas as faixas etárias e preferências.
Aqui, você pode praticar atividades como futebol de areia, vôlei, slackline, mergulho e flutuação. O resort conta ainda com restaurante, loja onde os hóspedes podem alugar equipamentos, redário, Wi-Fi, estações de recarga de celulares e churrasqueira. O Balneário Jardim Ecopark é, definitivamente, um ótimo local para passar o dia com a família em segurança e tranquilidade.
5. Parque Nacional da Serra da Bodoquena
Mesmo que não seja uma atração exclusiva de Jardim, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena é um dos destinos turísticos mais procurados da cidade. A serra, que conta com 76 mil hectares, estende-se até aos municípios de Jardim, Bonito, Porto Murtinho e Bodoquena.
O parque, criado em 2000, tem como objetivo proteger a biodiversidade da Mata Atlântica na região. A instituição continua, até hoje, sendo a única unidade de conservação federal do estado. Porém, você sabe o que torna a Serra de Bodoquena tão única?
Muito simples: o parque abriga a maior extensão contínua de Mata Atlântica do estado! Isso sem falar das montanhas calcárias — diferentes de todas as outras montanhas da região — das florestas estacionais, savanas e fazendas alagoas.
Por esses fatores, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena dispõe de diversas opções de ecoturismo e esportes de aventura, como stand-up paddle, boia cross, quadriciclo, trilhas que levam a algumas das melhores cachoeiras e destinos para flutuação.
Ah, não podemos deixar de falar que, mesmo com tudo isso, o parque também conta com área de camping com churrasqueiras.
6. Balneário do Seu Assis
Balneário do Seu Assis fica é outro passeio que fica em Jardim, precisamente às margens do Rio da Prata. Este camping oferece passeios de aventura e aquáticos, assim como outros balneários da região. Além de trekking, tirolesa e flutuação, os visitantes ainda podem desfrutar de atividades como o pêndulo humano e trampolim.
O Balneário do Assis também conta com uma infraestrutura bastante completa, incluindo quadras de vôlei e futebol de praia, área para camping, churrasqueira, quiosques com energia elétrica, banheiros e pias.
7. Balneário Santuário da Prata
Por último, mas não menos importante, um dos principais destinos turísticos de Jardim, MS, é o Balneário Santuário da Prata. Oferece uma área para banho, com três escadarias que levam ao rio. No local, há espaço para camping (com quiosques e churrasqueira para aluguel), lanchonete e uma loja para locação de itens para mergulho e flutuação.
Ressaltamos que o local abre somente de sexta a domingo, então, programe-se!
Melhor época para visitar Jardim
Assim como em qualquer outra viagem, os passeios e destinos turísticos que você gostaria de conhecer determinarão a época ideal para visitar Jardim/MS, pois a disponibilidade dos serviços pode mudar conforme a estação do ano e as condições meteorológicas.
Por exemplo, se você quiser ver as cachoeiras e apreciar a fauna e flora de Jardim, como é o caso dos passeios no Buraco das Araras e no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, a melhor época para viajar é no período das chuvas — que ocorre entre dezembro e março.
A folhagem fica mais verde e os rios e cachoeiras estão mais cheios nessa época do ano. Além disso, por conta das altas temperaturas, fica mais fácil encontrar diversos animais procurando por comida. Porém, como as chuvas se tornam mais intensas, as águas se tornam turvas, o que torna este período menos adequado para a prática de flutuação.
As águas da Lagoa Azul e do Rio da Prata ficam bem mais claras no período de seca, que vai de junho a setembro; então este é o momento ideal para praticar snorkeling ou mergulho com cilindro. Mas esteja preparado para o clima frio durante os passeios; o inverno em Jardim normalmente apresenta mínimas de 10 °C.
Portanto, antes de planejar sua viagem, verifique o clima. E se for o caso, como diria o Sr. Miyagi, em Karatê Kid, “Pega casaco”.
Vale a pena visitar Jardim/MS?
Com 2.200 km², a cidade de Jardim chama a atenção pelas belezas naturais. Mesmo que a zona urbana possua poucos atrativos turísticos, a zona rural compensa, pois alguns dos locais mais deslumbrantes do Complexo Turístico Serra de Bodoquena estão ali. Sendo assim, você não vai se arrepender se dedicar um ou dois dias para visitar os atrativos de Jardim/MS!
Como Jardim abriga vários dos locais mais importantes da região de Bonito, incluindo a Lagoa Misteriosa, o Recanto Ecológico do Rio da Prata e o Parque Nacional da Serra de Bodoquena, quem viaja para Bonito acaba visitando a cidade. Ou seja, é um importante destino histórico e cultural, com pontos turísticos de destaque.
Mais dicas sobre o que fazer em Jardim MS
Se você pretende visitar Jardim, Mato Grosso do Sul, é melhor estar preparado para uma viagem incrível! Embora a natureza e o ecoturismo sejam os principais destaques de Jardim, há também pontos turísticos urbanos e arquitetônicos para explorar. Continue lendo para saber tudo o que Jardim tem a oferecer!
8. Monumento Histórico dos Heróis (Cemitério dos Heróis)
O Cemitério dos Heróis da Retirada de Laguna fica a 5,8 km da cidade de Jardim. Este local é conhecido por ser o lugar de descanso final dos generais e do guia Lopes, figuras importantes da Guerra do Paraguai. Além das sepulturas, os visitantes podem explorar as trincheiras usadas nas batalhas históricas. Reconhecido pelo IPHAN, o local é um sítio histórico protegido.
9. Ponte Velha de Jardim
A Ponte Velha, uma antiga ponte em arco sobre o Rio Miranda, foi erguida na década de 1930, durante a Era Vargas, e conecta os municípios de Jardim e Guia Lopes da Laguna. Desde sua construção, desempenha um papel fundamental na ligação do sudoeste de Mato Grosso do Sul, facilitando o acesso a Bela Vista e Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai.
10. Museu CER-3
O Museu CER-3 foi fundado por militares e antigos funcionários da CER-3, uma organização militar que existiu durante a construção da rodovia. Seu acervo inclui equipamentos antigos, objetos, fotografias, relatos e documentos históricos da região. Entre os itens, destacam-se projetores e objetos do extinto “Cine Jardim” e o Boró, antiga moeda jardinense. O museu está localizado nas dependências da 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada.
11. Igreja Matriz de Jardim MS
A catedral de Jardim, MS, destaca-se pela sua arquitetura única, especialmente o telhado em forma de leque. Além de ser a sede da Diocese de Jardim, o complexo inclui a mitra diocesana, a cúria diocesana, centros de pastorais, e as residências oficiais do padre e do bispo.
Cachoeiras em Jardim MS
A Cachoeira Boca da Onça e a Cachoeira da Serra da Bodoquena são duas atrações turísticas imperdíveis em Jardim. Com suas impressionantes cachoeiras e caminhos cercados por uma deslumbrante mata natural, a Cachoeira Boca do Onça se destaca como a maior do estado.
O ambiente tranquilo e a paisagem deslumbrante da Cachoeira da Serra da Bodoquena fazem dela o lugar perfeito para relaxar e apreciar a natureza em seu estado mais puro.
Com águas cristalinas e ambientes de tirar o fôlego, ambas as cachoeiras proporcionam aos visitantes experiências inesquecíveis. Então, quando estiver na área, não deixe de explorar essas jóias naturais!
12. Cachoeira Boca da Onça
Com cerca de 156 metros de altura, a Cachoeira Boca da Onça é uma das cachoeiras mais magníficas e marcantes do Brasil. Situada na região da Serra da Bodoquena, é um espetáculo natural incrível.
13. Cachoeira da Serra da Bodoquena
A Cachoeira da Serra da Bodoquena é uma ótima opção para famílias, oferecendo fácil acesso às áreas de banho. O passeio inicia com uma caminhada por uma trilha suave, que inclui oito paradas para banho em meio a cachoeiras e piscinas naturais.
Pousadas em Jardim MS
Além das cachoeiras de tirar o fôlego, como a Serra da Bodoquena e a Boca da Onça, a cidade traz ainda diversas opções de hospedagem.
De encantadoras pousadas (ótimas para quem busca paz e sossego) a hotéis fazenda, perfeitos para aqueles que buscam uma experiência mais simples e integrada à natureza, aqui você conhece as belezas naturais da região e relaxa em acomodações confortáveis — aproveitando ao máximo sua visita!
Trouxemos três opções de hospedagem na região de Jardim, MS, uma para cada necessidade. Conheça-as a seguir.
1. Pousada Vitória Hotel
O Pousada Vitória Hotel traz uma hospedagem confortável e café da manhã gratuito, portanto, é perfeito para famílias e casais. Acesse o Instagram da hospedagem para conhecer as acomodações!
2. Jardim Hotel e Pousada
O Jardim Hotel e Pousada é uma excelente escolha para casais e viajantes de negócios, dispondo de instalações modernas e Wi-Fi gratuito. A hospedagem dispõe de uma piscina ao ar livre, quartos com ar-condicionado e banheiro privativo. As instalações incluem uma cozinha e um lounge compartilhados. Ah, e o Aeroporto Regional de Bonito está localizado a 60 km do hotel.
3. Hotel Estância
O Hotel Estância combina o charme rústico, ideal para quem busca tranquilidade, com a modernidade e comodidade; sendo perfeito para casais e famílias. Com Estacionamento gratuito e seguro, internet sem fio gratuita e de alta velocidade (Wi-Fi) e café da manhã gratuito, a recepção funciona 24 horas.
Hotéis Fazenda em Jardim MS
Em Jardim, Mato Grosso do Sul, os hotéis fazenda são autênticos refúgios de paz e proximidade com o meio ambiente. Essas acomodações, cercadas por paisagens deslumbrantes do cerrado, proporcionam aos hóspedes o genuíno “sabor” da vida rural, oferecendo hospedagem aconchegante, comida regional e oportunidades de lazer como passeios a cavalo, caminhadas e pesca. Além disso, os hóspedes podem desfrutar de maravilhosas experiências de lazer e aventura, incluindo cachoeiras e rios cintilantes.
FAQ
-
Onde fica a cidade Jardim/MS?
A cidade de Jardim está localizada na microrregião de Bodoquena, no sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul. Situada a 70 km de Bonito/MS e a 237 km de Campo Grande, você levará — aproximadamente — três horas para viajar da capital até Jardim de carro. Já a viagem de Bonito a Jardim dura, em média, o dobro do tempo. Além disso, o município de Jardim fica a apenas 76 km, ou uma hora de carro, da fronteira com o Paraguai.
-
Qual aeroporto mais próximo de Jardim/MS?
O Aeroporto Regional de Bonito é o aeroporto mais próximo de Jardim/MS. Porém, por haver mais voos e passagens aéreas disponíveis, os viajantes tendem a desembarcar no Aeroporto Internacional de Campo Grande. Existem diversas maneiras de ir do aeroporto de Campo Grande até Jardim, inclusive de carro, transfer ou outro transporte particular, e a viagem dura em média três horas.
Olá! Sou Thiago Sato, redator de textos turísticos e agente de viagem da Bonito Eco Tour. Com paixão por Bonito e suas maravilhas naturais, dedico-me a compartilhar informações e dicas sobre esse destino único. Meus textos são cuidadosamente elaborados para proporcionar uma experiência imersiva e inspiradora, despertando o desejo de explorar Bonito em cada leitor. Como agente de viagem, meu objetivo é auxiliar os viajantes a planejarem suas jornadas, oferecendo roteiros personalizados e conhecimento especializado sobre as atrações e atividades disponíveis. Com minha expertise e dedicação, estou pronto para ajudá-lo a vivenciar momentos inesquecíveis em Bonito. Junte-se a mim nessa jornada e descubra todas as maravilhas que essa região tem a oferecer!