Conheça Bonito: o melhor destino do Mato Grosso do Sul

Bonito começa com a beleza no próprio nome. A cidade é cercada por beleza. As grutas são espetaculares e os rios de águas cristalinas oferecem a melhor experiência que você poderia ter.

Considerado um dos melhores destinos para viajar nas férias, a cidade encanta quem passa por ela. Com reconhecimento nacional e internacional, tem um cenário belíssimo com suas matas, grutas, cachoeiras, nascentes e águas cristalinas ricas em calcário. A fauna não deixa a desejar! A cidade preserva e respeita o habitat das espécies nativas da região de animais oriundos do bioma do cerrado e pantanal.

E para você conhecer profundamente essa cidade, separamos algumas informações neste artigo!

Foto/Representação: Praça da Liberdade com o Monumento das Piraputangas nos dias atuais

História de Bonito

Tudo começou em 1915, quando o capitão Luiz da Costa Leite Falcão adquiriu as terras de um núcleo habitacional localizado na fazenda Rincão. Nesse momento, o capitão transformou a área na sede do Município de Bonito. Porém, em 11 de junho do mesmo ano, se criou o Distrito da Paz de Bonito, desmembrando o Município de Miranda.

Em 1946, Bonito teve seu nome alterado para Rincão. Em seguida, foi restabelecida a cidade de Miranda por mais dois anos. Em 1948, voltou a se chamar Bonito, seu atual nome. A Lei Estadual nº 145, de 2 de outubro de 1948, elevou-a à categoria de município, constituindo termo judiciário da Comarca de Aquidauana com um único Distrito: o da sede municipal.

     Foto/Representação: Bonito na década de 60

No ano seguinte, a população começou a ocupar o local. Assim, a cidade de Bonito foi crescendo cada vez mais até se tornar o que é atualmente.

A resposta para onde fica bonito mudou em 1977. Até aquele ano, a cidade pertencia ao estado de Mato Grosso. Porém, passou a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul. Essa divisão dos estados é um marco histórico para o desenvolvimento de Bonito e de toda a região da Serra da Bodoquena na avaliação de muitos historiadores.

O Mato Grosso do Sul basicamente era formado pelo Planalto da Serra de Maracaju (com terra, topografia e clima propício à agricultura) e pelas planícies da Vacaria e do Rio Paraguai, ambos excelentes para a pecuária. O lado norte é mais plano e próximo da Bacia Amazônica, bem diferente do Sul, principalmente no clima.

Para chegar, é possível ir de avião até Bonito ou até Campo Grande. Também é possível ir de carro.

Conheça a cidade de Bonito

Bonito é um dos destinos mais incríveis do Brasil. A cidade é organizada e um dos destinos mais seguros do mundo. Também controla o número de turistas em cada atração para que a experiência seja surreal e o impacto ambiental seja mínimo.

O município fica a 315 m de altitude. O clima tropical tem temperatura média de 25ºC, com período quente e chuvoso entre outubro e março e frio e seco entre maio e agosto. O fuso horário de Bonito tem uma hora a menos que o horário de Brasília.

Há diversos passeios para os mais variados gostos. Mas o que encanta mesmo são as águas cristalinas. A razão disso está na alta concentração de calcário na água. Esse mineral calcifica qualquer sólido que esteja no rio, deixando-o mais pesado. Assim, ele se concentra no fundo do rio e permite que a água permaneça cristalina.

Além disso, o sólido calcificado fica da cor da areia, confundindo-se com os grãos no fundo do rio. Isso acontece porque Bonito fica na Serra da Bodoquena, que foi formada há milhões de anos por um imenso bloco de calcário. Dessa forma, as rochas crescem e mudam de forma, o que facilita até a formação das grutas.

Logo, a cidade é o lugar para conhecer as águas mais cristalinas do Brasil e uma das três mais transparentes do mundo! As grutas atraem com as cavernas milenares repletas de rochas únicas e uma combinação de cones, estalactites e estalagmites. As Cachoeiras de Bonito são belas e crescem com o passar dos anos.

Assim, a cidade de Bonito é considerada o melhor destino de ecoturismo do Brasil. O ecoturismo se pauta na conservação do ambiente e na sustentabilidade. Na cidade, os recursos naturais e culturais são usados de maneira sustentável para proporcionar experiências emocionantes.

 

onde fica a cidade de Bonito
  Foto/Representação: Vista Aérea da cidade de Bonito/MS

O que fazer em Bonito MS?

Como já dissemos acima, a cidade de Bonito é, sem dúvida, o melhor destino de ecoturismo do Brasil. Isso porque, além da organização e segurança, os órgãos públicos e as agências trabalham em conjunto para oferecer os melhores passeios.

Além disso, o turismo ecológico consiste em uma cultura alinhada com a preservação e conservação do ambiente natural. Por essa razão, as reservas dos passeios devem ser realizadas através de uma agência de turismo em Bonito MS.

Um deles é a Boca da Onça. Ótima para quem curte uma trilha, o passeio acontece em mata preservada e possui um rapel para apreciar a melhor vista com uma descida radical. Nesse caminho, é possível conhecer a cachoeira mais alta de Bonito, com 156 m de altura.

Outra trilha é a que leva à Nascente Azul. O passeio é feito por uma trilha suspensa para que os visitantes tenham um contato total com a natureza. Ao chegar na nascente, é possível fazer a flutuação nas águas azuis que tem aproximadamente 7 metros de profundidade.

Ainda para quem gosta das belezas aquáticas, a flutuação no Aquário Natural completa essa lista. Também há a cachoeira Serra da Bodoquena, localizada no meio do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

O Eco Park Porto da Ilha é um passeio para a família toda. Com descida em botes infláveis pelo Rio Formoso por 5 km, passa por três cachoeiras e tem parada para banho.

Apesar de ser conhecida por passeios na natureza e de aventura, a vida noturna de Bonito também é animada. A culinária da cidade é um destaque. Com pratos típicos do Mato Grosso do Sul e Pantanal, a culinária de Bonito é rica e única, incluindo peixes e pratos típicos, como café quebra torto, arroz carreteiro e carne de jacaré.

Passeios próximos a Bonito

A cidade mais próxima de Bonito é Jardim, MS, a 68km de distância. O lugar é bastante visitado devido às belas paisagens naturais. Assim, possibilita tirar fotos maravilhosas da natureza, curtir com a família ou apenas descansar.

Uma sugestão incrível para visitar na cidade é o Balneário Jardim Ecopark, localizado às margens do Rio da Prata. Com águas cristalinas, é possível nadar em meio aos peixes da região. A beleza é surreal.

O Ecopark oferece uma área diversificada. Possui redes para descanso, churrasqueiras, quadras de vôlei e de futebol de areia e até uma área para slackline. É uma opção de passeio para quem quer descansar e se divertir. O Balneário também oferece wi-fi gratuito e lugares para recarga do celular, ótimo para quem gosta de registrar o passeio e compartilhar nas redes sociais.

Mas o destaque mesmo é para o impressionante Abismo Anhumas. Considerado a atração mais exclusiva da cidade, é ideal para quem ama dar mergulho com o cilindro e entrar em contato com a natureza.

A caverna tem 8 metros de profundidade e fica a apenas 23 km do centro da cidade. Olhando de cima, você não consegue imaginar que uma pequena fenda no chão abre espaço para a imensidão da caverna. Depois de descer por meio de um rapel elétrico, há um passeio de bote por um imenso lago de água cristalina.

Por fim, a Lagoa Misteriosa é um passeio incrível! Principal ponto de mergulho de água doce do Brasil, as águas não possuem correnteza, ou seja, são absolutamente calmas e cristalinas. Logo, o mergulho dá a sensação de estar voando! Mas atenção: o atrativo fica aberto somente entre abril e setembro, quando as temperaturas ficam mais agradáveis.

Em qual Estado fica Bonito?

Bonito fica no Estado do Mato Grosso do Sul, próximo ao Parque Nacional Serra da Bodoquena.

Qual cidade mais próxima de Bonito MS?

A cidade mais próxima de Bonito MS é Jardim MS, sendo 68km de distância. Trata-se de outro pedacinho do paraíso do Mato Grosso do Sul muito encantador. Um lugar bastante visitado para contemplar belas paisagens e tirar fotos maravilhosas da natureza e também curtir com a família e descansar.

Uma sugestão incrível para visitar é o Balneário Jardim Ecopark, localizado às margens do Rio da Prata, onde é possível curtir suas águas cristalinas, em meio aos peixes da região. Com uma beleza surreal, ele oferece também uma área diversificada, com redes para descanso, churrasqueiras, quadras de vôlei e de futebol de areia e até uma área para slackline. É uma opção de passeio para quem quer descansar e se divertir. Outro ponto muito legal é que o balneário tem wi-fi gratuito e lugares para recarga do celular, ótimo para quem gosta de registrar o passeio e compartilhar nas redes sociais.

Qual cidade mais próxima de Bonito MS?
Qual cidade mais próxima de Bonito MS?

Cidades próximas a Bonito MS:

  • Bodoquena MS – 74km
  • Miranda MS – 130km
  • Aquidauana MS- 204km
  • Jardim MS – 68km

A distância da cidade de Bonito entre as principais capitais do país é:

  • Campo Grande (MS) – 300 km
  • Curitiba (PR) – 1.200 km
  • Brasília (DF) – 1.312 km
  • São Paulo (SP) – 1.490 km
  • Rio de Janeiro (RJ) – 1611 km
  • Florianópolis (SC) – 1.513 km
  • Porto Alegre (RS) – 1535 km
  • Salvador (BA) – 2682 km

Bonito é a cidade turística mais importante de Mato Grosso do Sul

A cidade de Bonito ganhou o Prêmio de Viagem e Turismo na categoria Melhor Destino de Ecoturismo 16 vezes. E os encantos da “Capital do Ecoturismo” estão nas dezenas de trilhas e cachoeiras, nos rios transparentes com suas águas cristalinas e em cavernas como a Gruta do Lago Azul, marco natural mais famoso da região.

Além disso, na região de Bonito MS estão alguns dos rios mais famosos do Brasil. Entre eles, estão o Rio Sucuri, o Rio Formoso, o Rio da Prata e o Rio Baía Bonita. Neste último está localizado o Aquário Natural, uma espécie de oceano atlântico de água doce com uma beleza fora do comum.

Quase todos os passeios são realizados com alternativas sustentáveis de exploração dos recursos naturais. Isso envolve toda a comunidade e traz uma experiência única.

 

Foto/Representação: Passeio de flutuação no Rio da Prata

O Abismo Anhumas, é considerado a atração mais exclusiva da cidade, para quem ama dar mergulho com o cilindro e entrar em contato com a natureza,  é uma caverna onde se pode praticar mergulho batismo a uma profundidade de até 8 metros, fica a apenas 23 km do centro da cidade e é um lugar impressionante. Olhando de cima você não consegue imaginar que uma pequena fenda no chão abre espaço para a imensidão da caverna. Depois de descer por meio de um rapel elétrico, você faz um passeio de bote por um imenso lago de água cristalina.

Agora a Lagoa Misteriosa é surreal de incrível! É o principal ponto de mergulho de água doce do Brasil e não tem correnteza nenhuma, ou seja, são absolutamente calmas e cristalinas e por esse motivo quando você mergulha você tem a sensação de estar voando! O atrativo fica aberto somente entre os meses de abril a setembro, quando as temperaturas ficam mais agradáveis, pois no restante do ano, as altas temperaturas provocam uma variação na coloração e visibilidade da água, causada pelo processo de proliferação natural das algas.

Embora a cidade de Bonito seja conhecida pelos passeios de flutuação e pelos atrativos de aventura, é preciso conhecer a vida noturna, é bem interessante cada lugar novo que abriu e além de comer bem, se divertir.

Qual a melhor época para ir a Bonito MS?

A melhor época para conhecer Bonito é entre abril e maio e entre setembro e novembro. Porém, a cidade recebe visitantes o ano todo e tem passeios para diversos gostos.

Mesmo sendo um destino tipicamente conhecido pelas atividades de mergulho e águas transparentes, a cidade tem sido cada vez mais procurada como destino para as férias de inverno. Pois, durante a seca, as águas estão muito mais transparentes. Assim, para espantar o frio, vale a pena usar uma blusa de manga longa por baixo da roupa de neoprene.

Agora conhecendo um pouco dessa cidade maravilhosa. Vamos planejar sua viajem à Bonito?

Faça sua reserva agora mesmo pelo site, WhatsApp +55 (67) 99305-3898, Atendimento por telefone: (67) 3255-4101 | (11) 3230-9662 ou e-mail: [email protected]

Bonito MS

 

Scroll to Top
Reserve seu Passeio
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar