Mato Grosso do Sul: curiosidades, o que saber e destinos

Sobre o autor: Thiago Sato vive em Bonito/MS há 12 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de turismo Bonito Eco Tour.

Olá, viajante! Se você chegou até aqui é porque está ansioso para conhecer as curiosidades do Mato Grosso do Sul, certo? Então vamos lá!

Mato Grosso do Sul está situado no centro-leste do país, bem pertinho das fronteiras com o Paraguai, e neste ano – em 17 de outubro -, o estado comemora seu quadragésimo sétimo aniversário!

Mato Grosso do Sul Curiosidades
Foto: Mato Grosso do Sul/Aérea

É um lugar onde a natureza se exibe em todo o seu esplendor, com uma biodiversidade que encanta tanto pelos animais quanto pelas plantas.

Embora tenha ganhado sua identidade oficial apenas em 1979, o Mato Grosso do Sul tem raízes históricas profundas, com movimentos separatistas que começaram no final do século XIX.

Essas lutas foram essenciais para moldar o estado como o conhecemos hoje, separado de seu irmão do norte, o Mato Grosso.

Mapa - Mato Grosso do Sul

Ao longo de uma jornada repleta de tentativas, alguns elementos cruciais estabeleceram o caminho para o nascimento do Mato Grosso do Sul em 1977.

A imensidão territorial desafiava a administração eficiente; políticas de desenvolvimento regional buscavam impulsionar certos estados; e a inclinação da região para a agropecuária prometia uma prosperidade econômica autônoma.

Esses fatores foram somente alguns dos protagonistas dessa história de autonomia e progresso.

A partir de agora, prepare-se para uma incrível jornada pelas maravilhas e curiosidades do Mato Grosso do Sul. Vamos explorar juntos as riquezas e raridades que fazem deste estado um dos mais acolhedores do Brasil.

Curiosidades do Mato Grosso do Sul
Curiosidades do Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul: descobrindo os tesouros, a diversidade e beleza do estado

Mato Grosso do Sul é um estado onde a diversidade cultural, as belezas naturais e os ricos capítulos da história se entrelaçam para criar um grande enredo.

Está curioso para descobrir os segredos e curiosidades do Mato Grosso do Sul que o tornam um destino tão encantador? Então, nos acompanhe nesta aventura!

População e Cultura

Embora o Mato Grosso do Sul não esteja entre os estados mais povoados do Brasil, ele se destaca por sua diversidade cultural.

A presença marcante de comunidades indígenas, que representam a quarta maior população nativa do país, enriquece o estado com uma cultura vibrante e tradições ancestrais.

Mato Grosso do Sul povos

Economia

E por falar em curiosidades do Mato Grosso do Sul, você sabia que a potência econômica do estado está ancorada na agropecuária?

Pois é, a região exibe – com orgulho – o título de detentor do segundo maior rebanho bovino nacional, com inúmeras fazendas pecuárias distribuídas por seu vasto território.

Natureza

O Pantanal, que cobre mais da metade do território sul-mato-grossense, é reconhecido como a maior área alagadiça do mundo.

Este ecossistema abriga uma biodiversidade fascinante, superando em número de espécies de peixes a soma de todos os rios europeus.

Cidades Encantadoras

Campo Grande, o coração do Mato Grosso do Sul, é a metrópole mais populosa do estado e reflete todo o seu dinamismo.

Além disso, cidades como Dourados e Corumbá também são exemplos de cidades que ajudam a compreender a alma e a essência sul-mato-grossense.

Mato Grosso do Sul – Curiosidades (Parte I)

Cidades Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul é um estado que merece ser explorado.

Afinal de contas, o local é um verdadeiro caldeirão de tradições culturais, paisagens naturais deslumbrantes e uma economia intensa, o que o torna um tesouro nacional. Embarque nesta aventura e deixe-se fascinar pelas belezas sul-mato-grossenses!

A seguir, apresentamos uma seleção de passeios imperdíveis pelo Mato Grosso do Sul; com os pontos turísticos mais encantadores para enriquecer sua visita. Confira!

Atrações imperdíveis no Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul é sinônimo de ecoturismo e aventura. Com seus inúmeros pontos turísticos, o estado se destaca como um dos principais destinos para os amantes da natureza em todo o Brasil.

Seus encantos naturais e riquezas culturais têm cativado um número cada vez maior de visitantes, brasileiros e estrangeiros, ansiosos por explorar suas maravilhas.

Mato Grosso do Sul não poupa esforços quando se trata de proporcionar experiências excepcionais em meio à natureza. Exemplos disso são os mergulhos em rios de águas cristalinas, visitas a grutas, cachoeiras na Serra da Bodoquena e ao Pantanal, com sua fauna e flora abundantes.

Bonito MS

Gruta do Lago Azul - Bonito MS
Foto: Gruta do Lago Azul

Bonito brilha como um grande diamante entre as cidades do Mato Grosso do Sul. O destino oferece mais de 80 atividades turísticas espalhadas por sua zona rural.

Todos os anos, milhares de visitantes são atraídos pela beleza das grutas, trilhas pela floresta, rica fauna local e as experiências aquáticas em rios e nascentes.

E para os aventureiros, há ainda a emoção das tirolesas, passeios a cavalo e aventuras de bote que prometem momentos de pura adrenalina e diversão.

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um verdadeiro espetáculo de ecoturismo, reconhecido como o principal destino de ecoturismo no Brasil graças à sua grande variedade de atrações de alta qualidade. Atualmente, a procura por suas atividades turísticas e acomodações é intensa.

A cidade é um paraíso de rios límpidos, cachoeiras deslumbrantes e florestas ribeirinhas, todas alimentadas pelas nascentes da Serra da Bodoquena, criando um mosaico de paisagens que prometem momentos memoráveis.

  • Buraco das Araras: Uma experiência mágica aguarda os admiradores de aves onde até 60 pares de araras – canindé, azul e vermelha – de cores vibrantes podem ser avistados. A visão de seu vôo majestoso e o som de seu grasnar são de tirar o fôlego!
  • Rio da Prata: Este é um dos tesouros de Bonito, atraindo visitantes de todo o mundo. Suas águas são tão límpidas e repletas de vida aquática que praticamente nos convidam para praticar a flutuação. Não deixe de conhecer as práticas ecológicas locais, degustar um autêntico almoço campestre e se deliciar com um doce de leite caseiro.
  • Abismo Anhumas: Uma aventura inesquecível te espera no Abismo Anhumas. Lá, uma pequena abertura na terra é apenas o começo de uma descida que revela algo surpreendente: uma caverna gigante com 72 metros de altura e um lago subterrâneo, criando um cenário de outro mundo.

Jardim MS

Jardim MS Rio da Prata

Jardim é uma jóia escondida a apenas 50 quilômetros de Bonito.

Com uma infraestrutura parecida com outras cidades da região, Jardim oferece experiências turísticas e acomodações de primeira linha.

Curiosamente, muitos dos passeios aclamados de Bonito têm seu palco em Jardim, incluindo o Buraco das Araras, a Lagoa Misteriosa, o Jardim Ecopark e a tão conhecida flutuação no Rio da Prata.

Bodoquena MS

Boca da Onça
Foto/Representação: Cachoeira Boca da Onça

Cercada por um espetáculo de maravilhas naturais, Bodoquena é protegida e gerenciada pelo Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Este santuário ecológico não só preserva a riqueza ambiental, mas também inspira seus visitantes a adotarem práticas sustentáveis.

Situada estrategicamente entre Bonito e o Pantanal, Bodoquena é um convite aberto à exploração de suas deslumbrantes cachoeiras, incluindo a majestosa Cachoeira Boca da Onça, que com seus 156 metros, ostenta o título de maior cachoeira do Mato Grosso do Sul.

Pantanal MS

O Pantanal de Mato Grosso do Sul ostenta o título de Reserva da Biosfera pela UNESCO, um reconhecimento à sua importância ecológica global. A região se destaca como a maior planície inundável do mundo, abrangendo cerca de 65% do território sul-mato-grossense.

As estações do ano no Pantanal são marcadas por contrastes dramáticos: a “cheia”, quando as chuvas transformam a paisagem, e a “vazante”, o período seco que revela a rica região.

Pesca no Pantanal

A biodiversidade do Pantanal é um verdadeiro espetáculo, atraindo legiões de turistas ansiosos por capturar sua essência através de safáris fotográficos. As excursões fluviais são igualmente procuradas, especialmente por aqueles apaixonados pela pesca.

Além disso, o Pantanal é repleto de maravilhas. Já nas “portas” dessa região, somos recebidos pela renomada Fazenda San Francisco, um local que promete experiências inesquecíveis e cheias de aventura.

Miranda MS

Miranda, uma cidade com raízes que remontam a 1778, é um verdadeiro relicário histórico, com marcos da Guerra do Paraguai e jóias arquitetônicas do início do século XX, como sua estação ferroviária e a igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Conhecida como o portal de entrada para o Pantanal, Miranda se orgulha de estar imersa nesse ecossistema único, especialmente em sua porção inicial.

Miranda MS

O município é um verdadeiro convite para explorar suas várias fazendas, que oferecem uma visão autêntica da vida pantaneira. Entre elas, destaca-se a Fazenda San Francisco, mencionada anteriormente, conhecida por sua popularidade e rica experiência cultural.

Aquidauana MS

Ao viajar de Campo Grande em direção ao Pantanal, é bom estar preparado para ser cativado por paisagens montanhosas que emergem da extensa planície pantaneira. Aquidauana se destaca por essa característica e é famosa por seus atrativos turísticos que celebram a beleza natural, especialmente a imponente Serra de Maracaju.

Clima: Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul é um santuário tropical, onde o clima semiúmido reina de forma absoluta.

Aqui, os verões se desdobram em calor intenso e chuvas generosas, enquanto os invernos trazem uma secura agradável com um frescor suave.

O estado é um palco onde o Cerrado e o Pantanal dançam em harmonia, exibindo uma biodiversidade vibrante que se manifesta em uma fauna e flora exuberantes.

Vegetação

O Mato Grosso do Sul é um mosaico de ecossistemas, com o cerrado dominando a paisagem com suas árvores robustas e retorcidas. Além disso, a região abraça fragmentos da floresta amazônica, vastos campos, a mata atlântica e áreas de mata seca.

Essa diversidade é a fonte da rica variedade de espécies animais e vegetais que caracterizam a região.

Mato Grosso do Sul também é cercado por vizinhos: Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Essas fronteiras influenciam diretamente a identidade do estado. Com uma topografia – acidentes geográficos – predominantemente plana, o estado também se orgulha de suas formações elevadas, como as Serras de Maracaju e Bodoquena.

E não podemos esquecer que 65% do Pantanal, uma maravilha natural, encontra-se dentro de suas fronteiras.

Mato Grosso do Sul – Curiosidades (Parte II)

Cultura e Povos

O Mato Grosso do Sul é um “caldeirão” de tradições e influências multiculturais. Aqui você encontra de tudo, afinal, a cultura do estado é um reflexo da diversidade de seus habitantes – que começaram a se estabelecer em grande número no final do século XX.

As ricas tradições dos imigrantes japoneses, libaneses, paraguaios e bolivianos teceram um patrimônio cultural único e impressionante.

Povos Indígenas

Mato Grosso do Sul é um estado enraizado na herança indígena, não pela sua população total, mas pela diversidade de povos originários que ali viveram e desenvolveram suas culturas.

Mato Grosso do Sul Povos Indígenas

E já que estamos falando sobre as curiosidades do Mato Grosso do Sul, saiba que o estado é lar de oito etnias indígenas: Terena, Guarani Kaiowá, Guarani Nhandeva, Guató, Kinikinau, Kadiwéu, Ofaió e Atikum, cada uma com suas tradições e estilos de vida.

Comunidade Japonesa

O sobá, um prato tradicional, já se tornou um ícone cultural em Campo Grande e um símbolo da integração brasileira.

Os imigrantes japoneses, muitos vindos de Okinawa, trouxeram consigo uma forte conexão com o cultivo da terra. Inicialmente trabalhando nas plantações de café, com o tempo, adaptaram-se a novas atividades, mantendo viva sua ligação com a agricultura.

Paraguaios

No Mato Grosso do Sul, lar da mais expressiva comunidade paraguaia do Brasil, as gerações de descendentes e imigrantes se dedicam a preservar suas ricas tradições culturais e religiosas.

Na gastronomia, delícias como a chipa e a sopa paraguaia já são consideradas parte integrante dos sabores locais.

Libaneses

Os libaneses, que chegaram ao Brasil no século XIX, também desempenharam um papel crucial no desenvolvimento dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Com a chegada dos primeiros imigrantes ainda durante o período imperial, muitos se estabeleceram em Campo Grande, atraídos pela promessa de novas possibilidades.

Bolivianos

A proximidade geográfica com a Bolívia teve um impacto significativo na formação cultural e social do Mato Grosso do Sul.

A influência culinária é inegável, com a saltenha – um tipo de pastel assado – se tornando um símbolo da identidade regional sul-mato-grossense.

Em particular, a cidade de Corumbá, devido à sua localização próxima, compartilha uma conexão especial com o povo boliviano, que se reflete em diversos aspectos da vida cotidiana.

Economia

O Mato Grosso do Sul, com sua economia ancorada nas atividades do setor primário, ocupa a 7ª posição no ranking do Produto Interno Bruto (PIB) entre os estados brasileiros, de acordo com as estatísticas do IBGE de 2021. O estado registrou uma receita superior a R$106 bilhões no ano mais recente do relatório.

No cenário municipal, Três Lagoas aparece como o centro do setor florestal, tanto no âmbito estadual quanto nacional. Por outro lado, no que diz respeito ao turismo, Bonito se destaca, sendo reconhecida como a capital do ecoturismo no Brasil.

Corumbá, por sua vez, se destaca não apenas como uma representação do Pantanal, mas também por possuir o maior rebanho bovino do Mato Grosso do Sul; e em São Gabriel do Oeste, por exemplo, a criação de suínos predomina, liderando o estado nesse segmento.

Quanto à produção de soja, Maracaju e Sidrolândia são reconhecidas por suas extensas e produtivas plantações, marcando-as como importantes pólos sojicultores do estado.

Gastronomia

Como dito anteriormente, a influência paraguaia é algo marcante na cultura e gastronomia do Mato Grosso do Sul, uma consequência direta da significativa presença de tais imigrantes na área – que é amplificada pela proximidade geográfica com o Paraguai.

Arroz com pequi

Essa influência cultural também é evidente nos hábitos cotidianos dos habitantes do estado.

Além disso, o Mato Grosso do Sul serve como um ponto de encontro para diversas tradições culturais do Brasil, refletindo a migração interna e a interação com outras regiões brasileiras.

A culinária local é um verdadeiro mosaico de sabores, a qual podemos destacar o sobá, o porco no rolete que remete à região norte, a tradicional sopa paraguaia, a linguiça característica do sudoeste, além do peixe preparado ao estilo pantaneiro e o arroz com frango e pequi – que trazem um gostinho de Minas Gerais e Goiás.

Confira: 19 Melhores – Comidas típicas da região centro-oeste.

Não se pode deixar de experimentar também o quebra-torto, um café da manhã tipicamente pantaneiro, ideal para começar o dia cheio de energia.

As receitas variam conforme a localidade, mas geralmente incluem uma combinação nutritiva de arroz carreteiro, carne seca ou peixe frito, ovos, sopa paraguaia, farofa, pão artesanal e conservas variadas.

Os pratos do Mato Grosso do Sul são uma agradável surpresa. Portanto, não devemos esquecer de mencionar algumas das frutas características da região, que se destacam por seus sabores distintos e extremamente saborosos. Vamos conhecê-las?

Guavira

E vamos de mais curiosidades do Mato Grosso do Sul! Originária do Cerrado, a guavira foi eleita em 2017 como símbolo do estado. A fruta não só é atraente por sua vibrante cor laranja, mas também é repleta de vantagens para a saúde.

Ela contém quase 20 vezes mais vitamina C do que a laranja, então, se estiver de passagem por estas terras, não perca a chance de saboreá-la, principalmente em sucos e sorvetes, que são simplesmente irresistíveis.

Bocaiúva

A Bocaiúva é uma palmeira amplamente distribuída pelo Brasil, especialmente no Cerrado. Nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ela é um ingrediente popular na culinária local.

O fruto da Bocaiúva, um espécie de “coquinho”, é transformado em uma espécie de amêndoa. Com sua polpa pegajosa, é utilizada em vários pratos, incluindo farinha, sorvetes, bolos, pães e até mesmo na cachaça.

Além disso, devido ao seu alto teor de cálcio e potássio, esses frutos são bastante valorizados economicamente.

Curiosidades do Mato Grosso do Sul – Sua Viagem Ainda Mais Completa

Agora conta pra gente, o que achou dessas curiosidades do Mato Grosso do Sul? É um estado incrivelmente rico e surpreendente em muitos aspectos, não acha? Compartilhe conosco sua opinião e não se esqueça de planejar sua viagem para explorar essa região tão fascinante!

FAQ sobre as curiosidades do Mato Grosso do Sul

  • O que fazer no Mato Grosso do Sul?

    O estado oferece uma variedade de atividades, como ecoturismo e turismo de aventura, mergulhos em rios de águas cristalinas, visitas a grutas, cachoeiras na Serra da Bodoquena e Pantanal.

  • Como é o clima no Mato Grosso do Sul?

    O clima no Mato Grosso do Sul é semiúmido, com duas estações bem definidas: uma época de chuvas entre outubro e março, e uma época seca entre abril e setembro, sendo o verão quente e úmido e o inverno mais ameno.

  • Quais são os pratos típicos da gastronomia sul-mato-grossense?

    A influência paraguaia é algo marcante na cultura e gastronomia do Mato Grosso do Sul.

    No que diz respeito à pratos típicos, podemos destacar o sobá, o porco no rolete, a tradicional sopa paraguaia, a linguiça característica do sudoeste, o peixe preparado ao estilo pantaneiro e o arroz com frango e pequi, que trazem um gostinho de Minas Gerais e Goiás.

    Não devemos esquecer de mencionar também o quebra-torto (café da manhã tipicamente pantaneiro) e algumas das frutas típicas da região - como a guavira e a bocaiúva.

     

Descubra a Beleza e os Segredos do Mato Grosso do Sul com a Bonito Eco Tour

Agora que você já conhece as fascinantes curiosidades do Mato Grosso do Sul, o que acha de conferir a beleza e os segredos dessa região incrível pessoalmente? Clique aqui e entre em contato com a Bonito Eco Tour para iniciar essa emocionante jornada de conhecimento e aventura!

Henrique Belluomini
google
Henrique Belluomini
14 de fevereiro de 2024
Évilin Tavares
google
Évilin Tavares
13 de fevereiro de 2024

Atendimento maravilhoso, super atenciosos e prestativos Recomendo

Fernando Pederneiras dos Santos
google
Fernando Pederneiras dos Santos
9 de fevereiro de 2024

Show, tenha momentos inesquecíveis

Maria Priscila da Silva Palma
google
Maria Priscila da Silva Palma
8 de fevereiro de 2024
Jonos Nunes pinheiro
google
Jonos Nunes pinheiro
5 de fevereiro de 2024

Boa

Renata Nunes
google
Renata Nunes
1 de fevereiro de 2024

Simplesmente maravilhoso nosso passeio em Bonito, a flutuação na nascente azul é exuberante 🩵

Prof Darc
google
Prof Darc
1 de fevereiro de 2024
Rutiane Góis
google
Rutiane Góis
1 de fevereiro de 2024

Amei o atendimento, maravilhoso os Balneários, muito bom mesmo, iremos repetir os passeios mais vezes, obrigada.

Ana Lucia Leibruder
google
Ana Lucia Leibruder
1 de fevereiro de 2024

alguns problemas de desorganização entre empresa e transfer mas contornados. agentes que tiveram a boa vontade de resolver os problemas foi o diferencial.

Laís Perpétuo
google
Laís Perpétuo
29 de janeiro de 2024

Uma das melhores agências de Bonito. Eles tem um atendimento diferenciado e estão localizados bem próximos do Centro da cidade. Destaco a cordialidade do Ivan que explica e dá dicas que fazem toda diferença na escolha dos passeios. Super recomendo!

Scroll to Top
Reserve seu Passeio
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar