Não se esqueça de experimentar as comidas típicas da região Centro-Oeste em seu roteiro de viagem por Bonito MS!
A degustação de comida do Centro-Oeste torna a viagem muito mais rica em experiências e vai ajudar a entender a cultura local, costumes das pessoas que moram na região, além de proporcionar experiências gastronômicas realmente únicas.
Por isso mesmo, trouxemos uma lista completa dos pratos típicos da culinária pantaneira, para que você possa experimentar durante sua viagem.
Alguns pratos estão nos melhores restaurantes de Bonito, e outros entre os restaurantes baratos em Bonito.
Comidas do centro-oeste
Listamos as principais comidas típicas da região, para que você saiba o que experimentar durante sua viagem e possa degustar todas as iguarias do Mato Grosso do Sul, e Comidas do centro oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).
Confira a seguir nossa lista com comidas do centro oeste para experimentar:
1. Arroz com pequi
Ao visitar a cidade de Bonito MS, ou região, você precisa experimentar o arroz com pequi. É um prato típico do Centro-Oeste e tem um colorido que dá água na boca!
A coloração amarelada do prato é conquistada pela mistura de pequi com açafrão, no entanto, tenha cuidado ao mastigar! Pequi é uma fruta de sabor marcante e é envolvida por espinhos.
Portanto, é preciso comer com cautela para não machucar a boca ao tentar mastigar a fruta inteira. Evite sempre comer um pedaço muito grande.
2. Caldo de piranha
O caldo de piranha é um dos pratos exóticos mais procurados pelos turistas quando o assunto é comida típica. Preparado com piranha cozida sem espinhos, o prato leva salsinha, coentro, pimenta, tomate e outros ingredientes que deixam o sabor muito especial.
Geralmente é um caldo engrossado com farinha, por ser um pouco mais ralo. Considerado afrodisíaco, o prato é saboroso e vale muito a pena experimentar por ser um caldo saboroso da região.
3. Mojica de pintado
A mojica de pintado é um prato com muito sabor, que une peixe e mandioca em um único preparo. Geralmente servido com arroz, o peixe derrete na boca e é temperado com cebolinha, cheiro verde e pimenta.
A combinação de temperos é o que faz com que o prato tenha o gosto típico do Pantanal do Mato Grosso.
4. Pacu assado ou frito
O peixe de água doce proporciona um prato típico da região que é muito saboroso. Na versão assada, o peixe é recheado com farofa de mandioca, ovos cozidos e azeitonas.
Se preferir, poderá pedir o pacu frito com acompanhamentos saborosos como pirão, arroz e batata frita. Sem dúvidas, é uma experiência muito saborosa.
5. Galinhada com pequi
A galinhada é um prato muito tradicional da região, com temperos como o açafrão que dá cor ao cozido. Além disso, o pequi dá um sabor único ao arroz que é bem recheado e nutritivo. A comida no Mato Grosso do Sul é bem temperada, nutritiva e colorida, graças à tradição de preparos que visam dar energia após a refeição.
6. Arroz carreteiro ou arroz pantaneiro
Um prato clássico da região e que está no imaginário de todos os brasileiros é o arroz carreteiro, também chamado de arroz pantaneiro. O arroz é um preparo que era feito para dar energia nas longas viagens que eram feitas a cavalo no passado, desbravando o Mato Grosso do Sul.
7. Arroz Maria Isabel
Conhece o arroz Maria Isabel?
Considerado um dos pratos típicos do Mato Grosso do Sul, é um preparo que mistura arroz com carne seca, alho, cheiro verde, pimenta, folhas de louro e tem um colorido único que dá muito sabor ao prato.
8. Empadão goiano
Que tal um delicioso empadão goiano? Diferente do restante do país, o empadão tradicional da região Goiás tem a massa crocante. Justamente por ter uma massa de empada feita de forma diferenciada, com ovos e gordura.
O recheio mais tradicional é o de palmito guariroba. No entanto, você também pode aproveitar o recheio com carne de frango e carne de porco combinado com linguiça, que é o preferido dos moradores locais.
É uma verdadeira explosão de sabores e vale por uma refeição.
9. Sopa paraguaia
A rica gastronomia do Centro-Oeste incorpora tradições de diversos lugares. A sopa paraguaia, por exemplo, é uma delícia e está disponível no cardápio de vários estabelecimentos.
Preparada com milho, leite, cebola, pimenta do reino e uma série de outros temperos, é um alimento muito saboroso.
Apesar do nome "sopa", não se espante! Trata-se de uma torta salgada que é disponibilizada em fatias saborosas.
10. Vaca atolada
A vaca atolada é uma tradição da região que faz parte da culinária região centro oeste e já se tornou queridinha em outros Estados! O preparo é simples, feito com guisado de carne de costela de boi e mandioca em cubos que derrete na boca. É um dos pratos típicos da região que oferece sustância.
11. Arroz boliviano
O arroz boliviano foi incorporado à culinária tradicional pantaneira e é uma mistura de arroz, banana da terra frita e carne moída. É um prato muito saboroso e repleto de texturas.
Normalmente é acompanhado de ovos e batata palha que dão um sabor magnífico com a mistura de temperos.
12. Pamonha
A pamonha é um alimento popular em todo o país, no entanto, é muito comum na região Centro-Oeste.
Produzida com milho verde, é possível experimentar a pamonha com recheios doces ou salgados nos restaurantes, barracas e comércios da região.
Uma das comidas típicas da região centro oeste preferidas de muitos brasileiros.
13. Filé de tatu
Falando em carnes exóticas para experimentar em sua viagem, uma opção de comida diferente da região é o filé de tatu, que costuma ser preparado com pimentão e cebolas.
Para equilibrar o sabor da carne, geralmente é disponibilizado um limão. A combinação de sabores faz com que seja uma experiência única de degustação da carne de tatu.
14. Farofa de jacaré
Outro delicioso prato da gastronomia Centro-Oeste é a farofa de carne de jacaré. Apesar de parecer complexo, o prato tem um sabor agradável que lembra uma farofa feita com frango.
Geralmente, o prato é um acompanhamento de outros pratos ou servido como uma porção para ser degustada por quem tem curiosidade de experimentar carnes exóticas. E listamos neste outro post onde comer carne de jacaré em Bonito.
15. Bolinho de arroz cuiabano
Diferente do bolinho de arroz de outras partes do país, é um alimento que é assado e não frito. No entanto, a semelhança se dá por ser um bolinho que pode ser feito com arroz que sobrou.
Apesar de ser um prato comum na culinária brasileira, o bolinho de arroz cuiabano é uma delícia da culinária regional por ter um preparo diferenciado que o torna realmente único.
16. Caribéu pantaneiro
O Caribéu pantaneiro é um alimento feito com carne seca e aipim, refogado com temperos variados. O prato tem íntima relação com as comitivas boiadeiras que precisavam de uma comida forte para repor as energias durante os longos trajetos percorridos diariamente.
Portanto, é aquele tipo de prato que deve ser degustado preferencialmente no almoço, por ter uma digestão mais lenta.
17. Sobá
O Sobá é um prato muito famoso no Mato Grosso do Sul, que tem a terceira maior colônia japonesa no Brasil.
E justamente por isso, o prato foi trazido e incorporado na culinária local. Trata-se de uma mistura de macarrão e omelete ou ovo cozido, com um caldo que é bem temperado e que tem carne de porco e muita cebolinha na mistura.
Em 2006, o Sobá passou a ser considerado patrimônio histórico e cultural da capital do MS, Campo Grande.
18. Chipa
Mais um para a lista de comidas típicas da região centro oeste! A chipa é uma estrela na região Centro-Oeste! Trata-se de um alimento que tem sabor parecido com o pão de queijo mineiro, mas tem um formato diferente que lembra o desenho de uma ferradura.
O alimento tem origem na culinária do Uruguai, Argentina e Paraguai, geralmente é um prato disponível na mesa de café da manhã e é um salgado delicioso para comer nos lanches.
19. Doces típicos de Bonito MS
Durante sua viagem, não se esqueça de experimentar também os doces típicos feitos com ingredientes locais! O furrundum, por exemplo, é um doce feito de mamão, rapadura, gengibre, cravo e canela. Geralmente é servido com queijo fresco.
O mané pelado, por sua vez, é um bolo de mandioca cremoso, com coco e queijo ralado, geralmente está presente no café da manhã ou da tarde. Outra delícia na região são as tradicionais compotas de frutas, que servem como excelente sobremesa.
Além disso, a trufa de pequi é comumente encontrada nas lojinhas da região e é de encher a boca d'água! O doce de leite é outra tradição na região, geralmente servido com queijo para acompanhar.
[ Webstory: Centro Oeste Comidas ]
FAQ sobre comidas típicas Centro Oeste
Confira, abaixo, nosso faq sobre comidas típicas do Centro Oeste.
Qual é a bebida típica do Centro-Oeste?
A bebida típica do Centro-Oeste brasileiro é o Tereré, uma variação do chimarrão. Diferentemente do chimarrão, consumido quente, o Tereré é apreciado gelado e é feito com erva-mate.
Qual é a origem da culinária do Centro-Oeste brasileiro?
A culinária do Centro-Oeste brasileiro tem origens variadas, mesclando influências indígenas, europeias e africanas. As tradições indígenas são fortes, especialmente no uso de peixes de água doce e mandioca.
Qual é a comida mais famosa do Centro-Oeste?
A comida mais famosa do Centro-Oeste é o Arroz Carreteiro. Este prato é feito com arroz, carne seca ou carne de sol e diversos temperos.
Enfim! Terminamos nosso artigo sobre comidas típicas do centro oeste. E, claro, aproveite os pratos deliciosos que são servidos na região e experimente a culinária local enquanto está viajando!
Sem dúvidas, os pratos tradicionais do Centro-Oeste vão conquistar seu paladar durante as férias. E você vai se tornar um fã da gastronomia tradicional do Centro-Oeste.