Roteiro Bonito 3 dias: O que fazer e Passeios
Você está pensando em fazer esta viagem mas ainda não definiu o seu roteiro? Veja o que fazer em Bonito em 3 dias, Mato Grosso do Sul. Pode deixar que nós te ajudamos a encontrar os melhores passeios daqui!
Bonito/MS é um dos locais mais disputados para o ecoturismo nacional e internacional. E não é à toa! Aqui você encontra cachoeiras, lagos com águas limpíssimas, cavernas, flutuações, paisagens extraordinárias e atividades sensacionais.
Entretanto, depois de saber de tudo isso, é possível dizer que um roteiro de 3 dias em Bonito, a aproximadamente 300 quilômetros de Campo Grande, seja suficiente para conhecer nossas maravilhas?
Bom, se você tem pouco tempo para viajar, nossa lista vai te ajudar a aproveitar ao máximo seu tempo neste paraíso. Vamos fazer um tour pelas principais passeios em Bonito; mas se prepare, há muita coisa para se fazer em Bonito. Acompanhe!
Quais os melhores passeios para o seu roteiro de 3 dias em Bonito?
Antes de começarmos a falar sobre nossas sugestões do que fazer em Bonito em 3 dias, e melhores passeios em bonito, que tal uma prévia de cada etapa da viagem?
Bonito 3 dias:
Dia 1: o itinerário será:
- Check-in;
- Gruta do Lago Azul;
- Gruta São Miguel e
- Barra do Sucuri.
Dia 2: a programação ficará assim:
- Serra da Bodoquena;
- Boca da Onça;
- Ceita Corê e
- Estância Mimosa.
Dia 3: último dia, para fechar com chave de outro, o roteiro seguirá este planejamento:
- Rio da Prata;
- Buraco das Araras;
- Lagoa Misteriosa e, por fim,
- Check-out.
É importante ressaltar que todo roteiro exige uma preparação antecipada — em especial na compra de ingressos. Se programe direitinho e não perca a chance de conhecer seus lugares favoritos.
Dito isso, vamos dar uma olhada no que está reservado na sua agenda de o que fazer em Bonito em 3 dias?
Dia 1: Roteiro de 3 dias em Bonito
(Check-in + Gruta do Lago Azul + Grutas São Miguel + Barra do Sucuri)
Dia 1: Manhã nas cavernas de Bonito
Ao chegar ao seu hotel ou pousada em Bonito (seja através de transfer vindo de Campo Grande ou de veículo alugado, táxi ou ônibus), é importante fazer o check-in e tomar o café da manhã — o qual é oferecido por boa parte das hospedagens daqui como forma de agrado.
O primeiro passeio imperdível na sua viagem de 3 dias a Bonito é conhecer a Gruta do Lago Azul, grande ponto turístico da cidade. Uma das atrações mais importantes da região são suas águas azuis — que são de tirar o fôlego — dentro da caverna.
Mesmo que não se possa mergulhar, por se tratar de uma região ambientalmente protegida, só a visita compensa demais.
Para chegar até esta caverna, é preciso fazer uma caminhada pela mata ciliar. Já no descer das escadas, e graças às formações geológicas, é possível contemplar o grau de beleza local.
São espeleotemas — formações minerais — criados no decorrer de milhares de anos devido ao contato da água com as rochas. A maioria das estalagmites e estalactites estão submersas, mas a luz do sol, que brilha por uma fresta e reflete o azul da água, faz cada segundo valer a pena.
Depois de visitar a Gruta do Lago Azul, seguiremos até a Gruta São Miguel. Aqui, ao contrário do primeiro passeio, é uma caverna seca e o retorno à recepção é feito em um carrinho elétrico, então é possível observar melhor os espeleotemas. É ou não é maravilhoso?
Dia 1: Tarde nas águas do Rio Sucuri
Se você está fazendo sua pesquisa sobre os lugares para visitar em seus 3 dias em Bonito, provavelmente já leu a respeito do famoso Rio Formoso. O que talvez você não saiba é que na Barra do Rio Sucuri é permitido fazer flutuação onde os rios Sucuri e Formoso se encontram.
Além disso, você pode realizar muitas outras atividades no Rio Formoso, como por exemplo: fazer stand-up paddle, andar de caiaque, boia cross e passeios de bote. E, no Rio Sucuri, você poderá flutuar e mergulhar em águas límpidas repletas de diversas espécies de peixes.
E por falar em boia cross, o passeio é tão popular entre os turistas que é oferecido em três locais de Bonito: Parque Ecológico Rio Formoso, Hotel Cabanas e Eco Park Porto da Ilha.
O Refúgio da Barra, localizado no final da Barra do Sucuri, é outro exemplo de programa que deve fazer parte do seu roteiro de 3 dias em Bonito. Aqui, os visitantes podem passar o dia em um resort rodeado de belezas naturais, que conta com decks privativos e um ambiente totalmente instagramável.
Dia 1: Noite nos melhores restaurantes de Bonito
A vida noturna de Bonito tem seus encantos. Depois de visitar cachoeiras e piscinas naturais, que tal sair para jantar em um dos muitos restaurantes disponíveis?
Confira: Melhores Restaurantes em Bonito.
Por exemplo, dependendo das suas preferências, o Cantinho do Peixe oferece boa comida a um preço razoável. Já a Casa do João oferece culinária de alta qualidade a um preço um pouquinho mais salgado.
Porém, caso você queira conhecer a cultura gastronômica local, o restaurante Juanita é a opção perfeita, pois é muito conhecido pelos pratos regionais.
Como vimos, além das opções que os hotéis já proporcionam aos seus visitantes, existem boas alternativas gastronômicas no centro de Bonito. Vale a pena conhecer!
Dia 2: Roteiro de 3 dias em Bonito
(Serra da Bodoquena + Boca da Onça + Ceita Corê + Estância Mimosa)
Dia 2: Manhã nas cachoeiras da Serra da Bodoquena e nas trilhas da Boca da Onça
Depois de passar o dia explorando cavernas, praticando canoagem e stand-up paddle, nada melhor do que renovar as energias nas cachoeiras da Serra da Bodoquena, você não acha?
A caminhada até o destino tem 2,5 quilômetros, portanto, não se esqueça de usar calçados confortáveis. Afinal de contas, se você quer caminhar pela floresta ou pela passarela suspensa, o mínimo que precisa, é de conforto. Por isso, a dica para não ser pego desprevenido, é se programar com antecedência para saber o que levar para uma viagem a Bonito.
Todo o roteiro pode ser ajustado para sua preferência, neste roteiro de o que fazer em bonito em 3 dias, colocamos opções tradicionais e mais buscadas. De qualquer forma, não hesite em falar com nossa equipe para personalizar o seu roteiro.
O percurso em si atravessa reservas ambientais do Pantanal e da Mata Atlântica, dispõe de oito pausas para banho de cachoeira e passeios de bote pelo Rio Betione.
Mas se você acha que acabou, saiba que está muito enganado! Em Bodoquena/MS, além de explorar a serra, outra atividade imperdível é a trilha pela Cachoeira Boca da Onça — conhecida como um dos passeios mais renomados da região devido à combinação de trilhas deslumbrantes e belas cachoeiras.
Existe, inclusive, um passeio completo por esse destino turístico em Bonito, mas você precisará dedicar uma boa parte do seu dia para conhecer todos os pontos turísticos.
Como este itinerário é de apenas o que fazer em bonito em 3 dias, você pode fazer rapel e escolher entre duas categorias de trilhas na Boca da Onça: a Adventure e a Discovery.
Enquanto a Adventure se concentra nas cachoeiras, incluindo a famosa cachoeira do Buraco dos Macacos, a Discovery é mais voltada para os viciados em adrenalina, pois exige descer de carro pelas encostas íngremes das montanhas.
A boa notícia é que se você for à Boca da Onça pela manhã terá café da manhã e almoço garantidos.
Dia 2: Tarde nas fazendas tradicionais do Mato Grosso do Sul
É difícil visitar Mato Grosso do Sul sem conhecer as fazendas tradicionais da região e sem provar a culinária local. Por conta disso, vamos dar a dica de dois locais sensacionais para você visitar à tarde. São eles: Ceita Corê e Estância Mimosa.
A Fazenda Ceita Corê também pode ser visitada no período da manhã, pois dispõe de ampla infraestrutura, incluindo café da manhã, almoço e lanche da tarde. O passeio também leva os viajantes a uma caminhada pelos principais balneários e por uma caverna parcialmente alagada pela nascente do Rio Chapena.
A Estância Mimosa é um dos pontos turísticos de Bonito que você PRECISA incluir no seu roteiro de o que fazer em bonito em 3 dias.
Aqui, os visitantes encontram uma plataforma de salto e vistas para a Bodoquena, além de uma trilha de barco que se estende por mais de 2.000 quilômetros e leva a nove cachoeiras ideais para nadar. A vista é simplesmente surreal!
Este circuito de cachoeiras é idêntico ao Parque das Cachoeiras, mas é feito pelo lado oposto. As propriedades são de pessoas diferentes, e o Parque das Cachoeiras conta com uma tirolesa de sete metros de altura. Portanto, dá para misturar os dois passeios.
A Estância Mimosa também disponibiliza passeios a cavalo e deliciosas refeições preparadas no fogão a lenha. Além disso, aqui é o local ideal para provar uma verdadeira iguaria dos brasileiros: o doce de leite. Cá entre nós, é um excelente motivo para burlar a dieta.
Dia 2: Noite com as cobras de Bonito
A noite com as cobras de Bonito pode até parecer um evento perigoso, mas na verdade se trata apenas do Projeto Jibóia. Para quem gosta de animais exóticos e cobras, o Projeto Jibóia traz muitas informações sobre a espécie. Então, pode ficar tranquilo, porque nada de mal irá te acontecer!
A palestra, que começa às 19h, tenta desmistificar todos aqueles mitos sobre as jibóias serem perigosas. Na verdade, elas sequer são peçonhentas ou possuem venenosos. Sendo assim, você pode segurá-las tranquilamente e até tirar fotos com elas.
Falando em fotografia, você sabia que dá pra contratar uma GoPro para suas viagens em Bonito? Mais uma maneira incrível de capturar e guardar suas aventuras!
Para finalizar, você ainda pode ir a um bar ou substituir o jantar por um delicioso sorvete na sorveteria Delícias do Cerrado.
Dia 3: Roteiro de 3 dias em Bonito
(Rio da Prata + Buraco das Araras + Lagoa Misteriosa + Check-out)
Dia 3: Manhã na excursão aquática do Rio da Prata e observação das araras vermelhas
Chegamos ao terceiro dia de visita aos pontos turísticos de Bonito, isso quer dizer que a viagem de 3 dias, infelizmente, chegou ao fim! Mas calma que você ainda pode conhecer mais algumas atrações da cidade. Pela manhã, uma excelente opção é fazer uma visita ao Recanto Ecológico Rio da Prata e praticar mergulho, flutuação ou cavalgadas e observar os pássaros.
Outro grande destaque para um passeio de o que fazer em bonito em 3 dias é flutuar nas águas cristalinas do Rio Olho d’Água e admirar a abundância de peixes locais. Porém, como o Rio da Prata é bastante frequentado, é melhor não deixar para agendar a excursão de última hora.
Se tiver tempo pela manhã, visite também o Buraco das Araras, uma magnífica formação geológica que abriga araras vermelhas e outras espécies. Existem duas plataformas de observação para a dolina – tipo de depressão no formato de funil –, que é uma das maiores do mundo, medindo 500 metros de circunferência e 100 metros de profundidade.
Dia 3: Tarde na Lagoa Misteriosa antes de ir embora de Bonito
Para finalizar sua viagem de 3 dias em Bonito com chave de ouro, recomendamos que você mergulhe e faça flutuação na Lagoa Misteriosa, uma das atrações mais prestigiadas na cidade. A Lagoa Misteriosa é tão funda, que até hoje, ninguém sabe com certeza qual é sua profundidade.
Por ser um local bastante profundo a sensação é de estar flutuando em um abismo de água com vida aquática. Lembramos ainda que crianças a partir de dez anos podem fazer o mergulho de batismo, e todo o passeio dura em torno de 40 minutos.
Alternativas de passeios em Bonito para 3 dias de viagem
Bonito possui mais de 80 passeios e mais de 15 pontos turísticos abertos ao público. Portanto, se sua agenda de viagem inclui somente 3 dias e as opções apresentadas não foram do seu agrado – ou se pensa que há espaço para mais –, confira mais estas sugestões de passeios:
- Praia da Figueira
- Eco Park Porto da Ilha
- Estrela do Formoso
- Balneário Nascente Azul
- Balneário Municipal de Bonito
- Cachoeiras do Rio do Peixe
Todas essas opções são maravilhosas para aproveitar a cidade, um verdadeiro paraíso do ecoturismo no Brasil. Quantos dias ficar em Bonito? Isso será definido por você. No entanto, para desfrutar de todas essas atividades, seria necessário um roteiro de 7 dias ou mais. Sendo assim, o que você acha de dar aquela “esticadinha”?
Sugestão de pacotes de viagens da Roteiro Bonito MS
Se você acredita que a programação será cara, adquirir um pacote para Bonito pode ser uma opção mais acessível.
Nós, da Bonito EcoTour, oferecemos pacotes que vão dos mais econômicos aos mais completos, que incluem transporte e equipamentos como: colete salva-vidas, máscaras e roupas de flutuação de neoprene.
Vale ressaltar que os períodos de baixa e alta temporada, assim como a demanda e a disponibilidade influenciam os preços.
Por exemplo, uma excursão de mergulho — que exige equipamentos específicos — pode ter um preço um pouco alto. E isso acontece em vários locais durante a alta temporada (dezembro a março, feriados e férias escolares).
Além disso, tente determinar quais atividades são permitidas em cada período, já que a Lagoa Misteriosa, por exemplo, proíbe a flutuação e o mergulho na alta temporada por conta da proliferação de algas.
Já sabe o que fazer em um roteiro de 3 dias em Bonito?
Bonito oferece tudo que você precisa para realizar ótimas viagens e você conheceu algumas atrações turísticas recomendadas para o seu roteiro de 3 dias em Bonito.
Embora possa ser desafiador realizar todas as atividades que planejou — e talvez você não consiga fazer tudo o que deseja —, as experiências mais populares do Brasil não passaram despercebidas.
Então, não perca mais tempo e compre seu ingresso conosco agora mesmo. Entre em contato via e-mail ou WhatsApp e tenha uma excelente viagem!
FAQ — O que fazer em Bonito em 3 dias
Quais são as atividades imperdíveis no primeiro dia em Bonito?
No primeiro dia, após o check-in, comece explorando a Gruta do Lago Azul, uma maravilha natural com águas de cor azul-turquesa. Em seguida, visite as Grutas São Miguel, com suas impressionantes formações rochosas, e finalize o dia com um passeio relaxante na Barra do Sucuri e desfrute de um jantar nos melhores restaurantes locais.
Como posso aproveitar ao máximo o segundo dia em Bonito?
No segundo dia, indicamos que você se jogue pelas cachoeiras da Serra da Bodoquena e pelas trilhas da Boca da Onça pela manhã. Em seguida, aproveite a tarde nas fazendas tradicionais do Mato Grosso do Sul e tenha uma experiência cultural única. À noite, explore a vida noturna e encontre as famosas cobras de Bonito em um passeio pelo Projeto Jibóia.
O que não posso perder no terceiro dia em Bonito?
No último dia, comece com uma excursão aquática no Rio da Prata, onde você pode observar as araras vermelhas, e depois, visite a lindíssima Lagoa Misteriosa para uma última aventura antes do check-out. Se tiver tempo, considere outras alternativas de passeios ou pacotes de viagens oferecidos pela Roteiro Bonito MS.