Mato Grosso do Sul: Tudo que Você Precisa Saber

Sobre o autor: Thiago Sato vive em Bonito/MS há 12 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de turismo Bonito Eco Tour.

O Mato Grosso do Sul está localizado na região centro-oeste do país e faz fronteira com o Paraguai.

Com território privilegiado em belezas naturais, é um dos destinos mais procurados por amantes do contato com a natureza.

Se você deseja viajar para um estado hospitaleiro, encantador e com belezas naturais exuberantes, certamente é o Estado ideal para incluir em seu roteiro.

O que fazer no Mato Grosso do Sul?

O Mato Grosso do Sul é um destino perfeito para o ecoturismo. Proporciona diversos pontos turísticos que permitem ao visitante uma experiência completa de conexão com a natureza.

Com atrativos naturais e culturais, é um local que vem conquistando os corações de turistas brasileiros e estrangeiros.

Quem busca os melhores passeios de flutuação, contato com a natureza, observação de formações geológicas, fauna e flora, certamente precisa incluir o estado em seu roteiro de viagem. Para ajudar a organizar sua viagem, selecionamos alguns apontamentos sobre diferentes lugares no Mato Grosso do Sul para visitar, confira:

Bonito MS

Bonito MS
Foto/Representação: Balneário Municipal de Bonito MS

Bonito é um destino de ecoturismo mundialmente famoso. Com mais de 80 passeios disponíveis, oferece a oportunidade de aproveitar rios de águas cristalinas, aquário natural, diferentes espécies de aves, espécies de peixes e uma excelente infraestrutura turística.

A pequena cidade na região pantaneira tem uma infraestrutura completa para receber o viajante. Portanto, quem busca os principais passeios de turismo ecológico não pode deixar de aproveitar os atrativos da região.

É importante lembrar que existe um limite diário de visitantes em cada atração, com o intuito de preservar a região. No entanto, reservando com antecedência, é possível aproveitar os principais atrativos turísticos de Bonito MS.

Jardim MS

Jardim MS
Foto: Rio da Prata

Cidade vizinha de Bonito, está distante apenas 50 quilômetros e é ótima para se hospedar. Alguns passeios como o Buraco das Araras, contemplativo, a Lagoa Misteriosa e a flutuação no Rio da Prata ficam em Jardim.

Devido à proximidade, é bastante comum que as pessoas se hospedem em Bonito e visitem as atrações da cidade.

Bodoquena MS

Bodoquena MS

A cidade de Bodoquena está localizada entre Bonito e o Pantanal. Possui belíssimas cachoeiras para visitar. Inclusive, a Cachoeira Boca da Onça, com 156 metros de altura e uma queda d’água impressionante, fica na região.

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena é outro espaço para incluir em seu roteiro, proporcionando o contato com a natureza em um ambiente muito bem cuidado e preservado.

Vale a pena se preparar para fazer fotos encantadoras aproveitando as belezas da região que chamam a atenção dos apaixonados pela natureza.

Pantanal MS

Pantanal MS
Foto: Passeio no Pantanal

Reconhecido pela UNESCO como Reserva da Biosfera, o Pantanal é a maior área inundável do planeta, com um período de cheia no verão devido às chuvas e à seca no inverno.

A fauna e flora são encantadoras e atraem visitantes do mundo todo para fazer safári fotográfico. O passeio pelo rio também é um ponto alto da região, atraindo os apaixonados por pesca esportiva.

O Pantanal é uma área repleta de cultura e encantamentos. Como não poderia deixar de ser, é importante incluir em seu roteiro se você é um apaixonado pela natureza.

Miranda MS

Miranda MS.
Foto/Representação: Miranda MS.

Conhecida como portal do Pantanal, é uma cidade encantadora. Com a belíssima Fazenda San Francisco que dá apoio ao visitante, o município tem belíssimas construções históricas como o prédio da Matriz Nossa Senhora do Carmo.

São marcos históricos do início do século XX que encantam pela beleza mantida até os dias de hoje.

Aquidauana MS

Que tal curtir verdadeiros mirantes naturais para se encantar? Partindo de Campo Grande para o Pantanal está Aquidauana, que tem um cenário único e deslumbrante.

É possível aproveitar os encantos da Serra Maracaju, proporcionando um visual deslumbrante para o visitante que se aventura na trilha.

Clima no Mato Grosso do Sul

Para planejar sua viagem, é útil saber que na região o clima é predominantemente tropical. O que significa que o verão é quente e chuvoso, e o inverno é seco e pouco frio.

Portanto, é possível aproveitar ao máximo a região o ano inteiro, garantindo cenários paradisíacos para suas férias.

Vegetação da região

A vegetação do Mato Grosso do Sul é dividida em categorias diferentes, sendo a maior parte de cerrado. Além de contar com parte da Floresta Amazônica, com diferentes espécies de flora e fauna locais.

Essa mistura única origina toda a beleza da região, que é realmente única e encantadora em cada detalhe devido à biodiversidade.

Quando é a melhor época para conhecer o Mato Grosso do Sul?

Calor Mato Grosso do Sul
Balneário Nascente Azul Bonito, ótima opção para se refrescar no verão

O verão é a estação mais procurada devido às chuvas, que deixam os rios e cachoeiras com mais água. No inverno, a seca intensa muda a paisagem e pode dificultar o acesso a algumas atividades como a flutuação, devido à baixa nos rios.

Quem deseja evitar pagar caro nas atrações pode aproveitar a primavera ou outono. No entanto, a primavera é a época com baixo risco de chuva no período e um colorido especial dos Ipês que tornam o cenário ainda mais encantador.

Lembre-se que os Ipês são símbolo do Mato Grosso do Sul. Portanto, é uma época de beleza única para aproveitar.

Mato Grosso do Sul: atrações turísticas para todos

Atrações turísticas Mato Grosso do Sul
Foto: Buraco das Araras

Como já deve ter percebido, o Mato Grosso do Sul é um estado abençoado com belezas naturais encantadoras. Por isso, existem atrações adequadas para todos os gostos.

Desde aproveitar uma aconchegante fazenda até se aventurar nas trilhas para cachoeiras da Serra da Bodoquena, existe uma atividade compatível com a sua preferência.

O estado tem a infraestrutura necessária para receber todos os viajantes, garantindo o conforto necessário para aproveitar a região centro-oeste do Brasil.

Portanto, é o melhor destino para quem deseja se conectar com as belezas naturais do Brasil. Aproveite uma agência de turismo credenciada e comece a planejar suas próximas férias no Mato Grosso do Sul e se encante com as principais atrações que cada cidade pequena tem para oferecer ao visitante.

 

 

 

 

Qual a diferença entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul?

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são dois estados distintos no Brasil. Eles foram divididos em 11 de outubro de 1977 pela Lei Complementar nº 31, sancionada pelo então presidente da República Ernesto Geisel.

Há uma confusão comum entre os nomes dos dois estados, muitas vezes as pessoas se referem a ambos simplesmente como “Mato Grosso”.
Mato Grosso: Maior estado em área territorial, localizado na porção centro-oeste do Brasil.
Mato Grosso do Sul: Surgiu da porção sul do antigo Mato Grosso, sendo mais setentrional que o estado de Mato Grosso. Possui uma diversidade geográfica que inclui o Pantanal, planaltos e planícies. Sua economia também é impulsionada pela agropecuária, mas tem uma diversificação maior em comparação com o Mato Grosso.

Quanto à nomenclatura, quem nasce no Mato Grosso é mato-grossense, com hífen. Quem nasce no Mato Grosso do Sul é sul-mato-grossense ou mato-grossense-do-sul.

O que o Mato Grosso do Sul mais produz?

Mato Grosso do Sul é um estado importante para o agronegócio brasileiro, com uma produção diversificada.
Produtos alimentícios e animais vivos: Este é o principal produto exportado de Mato Grosso do Sul, com um valor FOB de US$ 1.276.630.9401.
Entre eles: Produção de Leite, Soja, Milho e Pecuária.

Além disso, o estado é conhecido pela produção de grãos, carne, fibra, energia, açúcar e madeira (papel e celulose). As principais lavouras do Mato Grosso do Sul são as do algodão, do arroz, da cana-de-açúcar, do feijão, da mandioca, do trigo, do milho e da soja, com predomínio das duas últimas.

E Ecoturismo.
Com suas belezas naturais, como o Pantanal e a região de Bonito, o turismo é uma atividade econômica crescente no estado.

Quais são as principais culturas de Mato Grosso do Sul?

A cultura de Mato Grosso do Sul é uma mistura de várias contribuições das migrações ocorridas em seu território.
Principais aspectos da cultura sul-mato-grossense:
Culinária: A culinária local recebe bastante influência do Paraguai, desse país vem o gosto pelo mate gelado, ou tererê.
Também de influência paraguaia, são as chipas (espécie de pão de queijo) e a sopa paraguaia.
De origem boliviana, as salteñas, pastéis assados e recheados com frango, são outro prato de grande importância da culinária estadual.
Destacam-se também na culinária local: o arroz carreteiro com guariroba, pamonha de milho verde e os pratos à base de peixes.

Influências culturais: A cultura sul-mato-grossense é reflexo da diversidade de povos que habitam o local. As principais influências são dos vizinhos paraguaios e bolivianos. Também é marcante a presença de gaúchos que abriram fronteiras e criaram cidades na região.

Qual é a cidade mais bonita do Mato Grosso do Sul?

A cidade mais bonita do Mato Grosso do Sul é Bonito, que é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.
É um destino incrível para quem busca contato com a natureza, atividades ao ar livre e férias em um destino isolado e tranquilo.

Qual é o principal turístico de Mato Grosso do Sul?

O principal ponto turístico do Mato Grosso do Sul é o Pantanal.
Além disso, a cidade de Bonito é considerada o melhor destino do Brasil quando se trata de ecoturismo. São mais de oitenta passeios diferentes para se fazer em Bonito e suas principais atrações são os balneários, rios, grutas

Onde passar as férias em Mato Grosso do Sul?

Para passar as férias no Mato Grosso do Sul, você pode considerar visitar as seguintes cidades:
Campo Grande: A capital do estado, conhecida por suas ruas largas e bem arborizadas onde é comum ver araras e tucanos.
Bonito: Conhecida por seus rios cristalinos, grutas e cachoeiras.
Jardim e Bodoquena: Essas cidades integram um mesmo destino com Bonito e são conhecidas por suas belezas naturais.
Miranda, Aquidauana e Corumbá: Essas cidades estão ligadas ao Pantanal, a maior área inundável do mundo.
Costa Rica: Localizada ao norte do estado, também tem vocação para ecoturismo.

Henrique Belluomini
google
Henrique Belluomini
14 de fevereiro de 2024
Évilin Tavares
google
Évilin Tavares
13 de fevereiro de 2024

Atendimento maravilhoso, super atenciosos e prestativos Recomendo

Fernando Pederneiras dos Santos
google
Fernando Pederneiras dos Santos
9 de fevereiro de 2024

Show, tenha momentos inesquecíveis

Maria Priscila da Silva Palma
google
Maria Priscila da Silva Palma
8 de fevereiro de 2024
Jonos Nunes pinheiro
google
Jonos Nunes pinheiro
5 de fevereiro de 2024

Boa

Renata Nunes
google
Renata Nunes
1 de fevereiro de 2024

Simplesmente maravilhoso nosso passeio em Bonito, a flutuação na nascente azul é exuberante 🩵

Prof Darc
google
Prof Darc
1 de fevereiro de 2024
Rutiane Góis
google
Rutiane Góis
1 de fevereiro de 2024

Amei o atendimento, maravilhoso os Balneários, muito bom mesmo, iremos repetir os passeios mais vezes, obrigada.

Ana Lucia Leibruder
google
Ana Lucia Leibruder
1 de fevereiro de 2024

alguns problemas de desorganização entre empresa e transfer mas contornados. agentes que tiveram a boa vontade de resolver os problemas foi o diferencial.

Laís Perpétuo
google
Laís Perpétuo
29 de janeiro de 2024

Uma das melhores agências de Bonito. Eles tem um atendimento diferenciado e estão localizados bem próximos do Centro da cidade. Destaco a cordialidade do Ivan que explica e dá dicas que fazem toda diferença na escolha dos passeios. Super recomendo!

Scroll to Top
Reserve seu Passeio
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar