Planalto da Bodoquena

Sobre o autor: Thiago Sato vive em Bonito/MS há 12 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de turismo Bonito Eco Tour.

O Planalto da Bodoquena é uma região belíssima, com o calcário como rocha predominante que marca o cenário de forma única. Com belíssimas grutas e cavernas compondo a paisagem, existem mais de 100 cavernas na região.

Com o Cerrado como bioma, a região é encantadora e repleta de belezas naturais que chamam a atenção. Conhecer a região e entender mais detalhes sobre o Planalto da Bodoquena é interessante antes de planejar uma viagem para o local.

Além disso, é útil saber mais sobre a região que é repleta de belezas naturais e que revela muitos detalhes sobre a grandiosa biodiversidade do país.

Onde fica o Planalto da Bodoquena?

O Planalto da Bodoquena, também conhecido como Serra da Bodoquena, é uma área ao sudeste do Pantanal mato-grossense.

A Serra da Bodoquena é distribuída entre as cidades de Bonito, Jardim, Miranda, Porto Murtinho e Bodoquena. Além de ser uma região onde o visitante consegue encontrar o belíssimo Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

Local encantador que foi criado em novembro de 2000, com o intuito de que os viajantes possam acessar a região e vivenciar momentos únicos de contato com a natureza local.

Ao visitar o parque é possível ter dimensão da beleza e biodiversidade da região. Ao longo do passeio é possível ver de perto diferentes formações de cânions, fazer atividades de aventura em meio à natureza e se deslumbrar com a imponência da natureza da região.

O cenário natural é muito privilegiado graças ao calcário das rochas que faz toda a diferença na formação do Planalto da Bodoquena conferindo à região características únicas.

O que é o Planalto da Bodoquena?

O Planalto da Bodoquena é uma região serrana, com expressiva variedade de fauna e flora. As belezas naturais chamam a atenção e a região tem uma série de locais para serem visitados.

O que permite ao interessado, a possibilidade de se encantar com a biodiversidade da região. Com as rochas calcárias, a região tem montanhas diferentes das demais ao seu redor.

Por causa da estrutura tectônica única do local, a porção central do Planalto praticamente não sofreu desenvolvimento de solo nos últimos anos.

Com altitude que varia entre 450 e 650 metros de altura, a porção central do Planalto tem substrato rochoso e é coberto por vegetação remanescente do Planalto. Ou seja, a vegetação da região é aquela que transita entre a vegetação típica de zona úmida costeira e de matas de semiárido.

Frente ao exposto, a região tem características realmente muito únicas, com um cenário natural altamente privilegiado.

Sobre a Região

Justamente por ser uma região do país com características únicas, a região do Planalto da Bodoquena recebeu as instalações do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

A instalação feita nos anos 2000 tem como intuito preservar as características únicas da natureza local.

Um dos fatores que tornam a região única, por exemplo, são as águas de rios e lagos que são repletas de carbonato de cálcio. Material natural que faz com que toda a sujeira das águas seja retida e levada para o fundo do rio.

Dessa forma, é possível encontrar rios de águas realmente cristalinas, que tiram o fôlego de quem tem a oportunidade de mergulhar para apreciar a vida marinha.

O que faz com que as cidades que estão nas proximidades do Planalto da Bodoquena sejam pontos muito procurados por turistas de todas as idades que desejam contato com a natureza e realizar mergulho.

Bonito MS é um dos destinos nacionais mais procurados para a prática de mergulho com cilindro. Justamente por ter diversos pontos com águas cristalinas, que possibilitam ao viajante a experiência encantadora de vislumbrar o colorido da vida marinha.

Curiosidades

O clima da região do Planalto da Bodoquena é marcado por um verão úmido e um inverno realmente bastante seco.

No entanto, a temperatura média anual não varia intensamente, ficando na faixa de 24°C. As chuvas intensas na região ocorrem entre outubro e abril.

Os viajantes que visitam a região normalmente são apaixonados por natureza e aproveitam intensamente a oportunidade de contemplar a fauna e flora locais.

Além disso, é uma região que tem muitas opções de atividades de aventura como rapel, trilhas, passeios de quadriciclo e todas as atividades são voltadas para a contemplação da natureza.

Portanto, é uma ótima possibilidade para quem é apaixonado pelo meio ambiente e deseja conhecer um local que propicie o contato com o ar livre.

A região do Planalto da Bodoquena é voltada para o ecoturismo

Um ponto interessante de observar é que o Planalto da Bodoquena é uma das poucas regiões do país que possuem boa infraestrutura turística, sem abrir mão de manter as belezas naturais do local.

O ecoturismo movimenta a economia das cidades ao redor do Planalto, que atrai milhares de turistas todos os anos, ansiosos pela oportunidade de conhecer as belezas únicas dos cenários locais.

As águas cristalinas são um dos principais atrativos da região, que oferece muitas atividades aquáticas para que todos possam se deslumbrar com as belezas da natureza da região.

O visual de área que nunca foi tocada pela ação humana chama bastante atenção, fazendo com que o visitante se deslumbre com a beleza do local.

O calcário torna a paisagem única, não só por toda a beleza das rochas cobertas por vegetação, como também, pela possibilidade de ter água cristalina o ano inteiro.

Conclusão

O Planalto da Bodoquena é uma região com biodiversidade que encanta qualquer apaixonado pela natureza.

O cenário é deslumbrante e chama a atenção por ser um clima de cerrado, associado a uma belíssima vegetação que colore as paisagens o ano inteiro.

Com belíssimos rios, vegetação e características únicas, é possível se encantar com o Planalto da Bodoquena e apreciar a biodiversidade da fauna e flora locais.

Sem dúvidas, é um dos cenários naturais mais ricos do Brasil e é por isso que é uma área tão interessante de conhecer.

As formações rochosas revelam grutas e cavernas alagadas, que geram cenários paradisíacos e repletos de mistério.

A região levou dezenas de anos para desenvolver estalactites e outras formações que chamam a atenção.  Com matas livres e condições geográficas únicas, a região é um exemplo encantador da vegetação pantaneira.

FAQ: Dúvidas Frequentes sobre o Planalto da Bodoquena

Ainda possui dúvidas sobre o Planalto da Bodoquena? Confira a seguir algumas respostas para as dúvidas mais comuns:

1.     Qual Rio passa em Bodoquena?

O Rio Salobra é responsável por passar em Bodoquena e proporcionar um visual espetacular. A sua passagem formou um cânion com paredões de mais de 100 metros de altura.

Além disso, o rio também passa pela mata fechada, proporcionando um cenário de tirar o fôlego. Com águas cristalinas sem igual, o destino turístico é especialmente belo.

2.     Onde fica o município de Bodoquena?

Localizado no Mato Grosso do Sul, o município de Bodoquena está na região sudoeste do Estado, aproximadamente 269 km de distância de Campo Grande que é a capital.

3.     Qual a importância do Parque Nacional da Serra?

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena permite ao visitante conhecer mais da biodiversidade do bioma cerrado e da Mata Atlântica. O que faz com que seja também uma maneira de preservar a região que tem belezas naturais encantadoras.

4.     Como visitar o Parque Nacional da Serra da Bodoquena?

A visitação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena deve ser agendada previamente. Por isso, vale a pena combinar com seu guia para que possa incluir o passeio em seu roteiro.

5.     Qual a altitude da Serra da Bodoquena?

A Serra da Bodoquena tem 132 metros de altitude. Proporcionando um visual belíssimo e a oportunidade de curtir atrações como o rapel que é muito praticado na região.

Scroll to Top
Reserve seu Passeio
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar