Conheça o festival da guavira em Bonito – MS

Sobre o autor: Thiago Sato vive em Bonito/MS há 12 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de turismo Bonito Eco Tour.

Celebrando a cultura e a história: o Festival da Guavira em Bonito, Mato Grosso do Sul

Em novembro, há quase 20 anos, ocorre o Festival da Guavira, um evento cultural e gastronômico realizado na cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul. O festival atrai turistas de todas as partes do Brasil, bem como de outros países. Durante o evento, os visitantes podem assistir a apresentações culturais regionais, participar de eventos gastronômicos e até mesmo catar Guavira no mato. Com o objetivo de resgatar a cultura e história da comunidade, o evento, realizado sempre em algum final de semana de novembro, também atrai o público sul-mato-grossense. Graças ao festival, a Guavira se tornou um fator de geração de renda e proporciona à população cultura, arte e boa comida.

Conheça alguns pratos típicos à base de Guavira:

A Guavira, também conhecida como Guariroba, é uma fruta típica da região de Bonito, em Mato Grosso do Sul, e é muito utilizada na culinária local. Com sabor adocicado e aroma delicioso, essa fruta é uma excelente opção para preparar pratos deliciosos e saudáveis.

Entre os pratos típicos à base de Guavira, destacam-se o chutney, uma mistura de frutas, especiarias e vinagre usada como acompanhamento para carnes e aperitivos; o molho, que é usado para temperar carnes e peixes; e o suco, que é feito a partir da polpa da fruta e pode ser consumido natural ou com açúcar.

Outra opção deliciosa é o pudim de Guavira, um doce feito com leite condensado, leite, açúcar e polpa de Guavira, que é uma sobremesa refrescante e fácil de preparar. Também é possível encontrar geleias, compotas, doces e até mesmo licores feitos com essa fruta.

Além de ser deliciosa, a Guavira é uma fruta rica em vitamina C, ferro, potássio e fibras, o que a torna uma excelente opção para incluir na alimentação. Se você estiver visitando Bonito, não deixe de experimentar esses pratos típicos feitos com Guavira e desfrutar de todos os seus benefícios culinários e nutricionais.

Suco de Guavira (Guabiroba)

“Refresque-se com o suco de Guavira: Uma opção saudável e deliciosa, feita com 100g de polpa de guavira e 1 litro de água gelada, basta misturar tudo em um liquidificador e servir”

Filé de Pintado com Molho de Guavira:

“Filé de Pintado com Molho de Guavira: Um prato delicioso com um toque especial. Para o molho, misture 1 colher de chimichurri, 1 pitada de sal e a polpa da guavira até engrossar. Em uma travessa, coloque os filés fritos e despeje o molho por cima. Adicione coentro e decore com guaviras e folhas de manjericão.”

Sorvete de Guavira:

Para preparar o delicioso suco de gabiroba, você precisará apenas de 4 ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 caixa de creme de leite, 1 lata de suco de gabiroba e 1/2 xícara de creme de leite fresco. Comece espremento as frutas e colocando a polpa no liquidificador. Adicione um pouco de água e bata até que fique homogêneo. Em seguida, coe o suco para remover as sementes e cascas. Volte a colocar o suco no liquidificador, adicione o leite condensado e o creme de leite e bata novamente. Em uma batedeira, bata o creme de leite fresco até que ele forme chantilly. Misture essa mistura com o creme do liquidificador e coloque em um pote. Deixe no congelador por cerca de 6 horas antes de servir. Sirva frio e desfrute!

Licor de Guavira:

Para fazer o licor de guavira, você vai precisar de 500g da fruta, 700ml de gin, 200ml de água e 400g de açúcar. Comece limpando as guaviras, removendo as coroinhas de folhas e lavando-as bem. Em seguida, faça um corte lateral nas frutas e coloque-as em uma garrafa de vidro grande. Utilize um funil para adicionar o gin à garrafa, fechando-a bem em seguida. Deixe a mistura macerar por 30 dias.

Após esse período, transfira o conteúdo para uma vasilha e esprema bem as frutas. Peneire o líquido para separá-lo dos frutos e em seguida, passe-o por um filtro de papel ou pano e reserve. Em uma panela, deixe a água ferver e depois adicione o açúcar, misture

Onde experimentar Guavira em Bonito?

Se você está procurando experimentar a deliciosa fruta típica de Mato Grosso do Sul, Bonito é o lugar certo! Temos uma lista de lugares incríveis para você experimentar as melhores receitas de guavira na cidade.

O Pantanal Grill, localizado no centro da cidade na Rua Cel. Pílad Rébua, 1808, é ótimo para experimentar o suco de guavira e o musse. A Cachaçaria DiBonito, na Rua Quinze de Novembro, 862, é outra opção para experimentar a deliciosa caipirinha de guavira.

A Palácio dos Sorvetes, uma sorveteria localizada na Rua Cel. Pílad Rébua, 1915, é conhecida por fazer o melhor sorvete de guavira. A Pastel Bonito, localizada no número 1975 da Rua Cel. Pílad Rébua, é famosa pelo seu pastel de jacaré com molho de guavira.

O Restaurante Tapera, localizado ao lado da Pastel Bonito, na Rua Cel. Pílad Rébua, é conhecido por seu lombo de porco grelhado com calda de guavira. A Vício da Gula, uma mistura de lanchonete e confeitaria localizada na Rua Vinte e Quatro de Fevereiro, 1903, oferece o melhor milk shake de guavira da cidade. Por fim, a Allegra Gelato e Café, localizado na Rua Cel. Pílad Rébua, 2070, é conhecida por fazer o melhor gelato de guavira de Bonito, além de oferecer várias opções de saladas e café.

Henrique Belluomini
google
Henrique Belluomini
14 de fevereiro de 2024
Évilin Tavares
google
Évilin Tavares
13 de fevereiro de 2024

Atendimento maravilhoso, super atenciosos e prestativos Recomendo

Fernando Pederneiras dos Santos
google
Fernando Pederneiras dos Santos
9 de fevereiro de 2024

Show, tenha momentos inesquecíveis

Maria Priscila da Silva Palma
google
Maria Priscila da Silva Palma
8 de fevereiro de 2024
Jonos Nunes pinheiro
google
Jonos Nunes pinheiro
5 de fevereiro de 2024

Boa

Renata Nunes
google
Renata Nunes
1 de fevereiro de 2024

Simplesmente maravilhoso nosso passeio em Bonito, a flutuação na nascente azul é exuberante 🩵

Prof Darc
google
Prof Darc
1 de fevereiro de 2024
Rutiane Góis
google
Rutiane Góis
1 de fevereiro de 2024

Amei o atendimento, maravilhoso os Balneários, muito bom mesmo, iremos repetir os passeios mais vezes, obrigada.

Ana Lucia Leibruder
google
Ana Lucia Leibruder
1 de fevereiro de 2024

alguns problemas de desorganização entre empresa e transfer mas contornados. agentes que tiveram a boa vontade de resolver os problemas foi o diferencial.

Laís Perpétuo
google
Laís Perpétuo
29 de janeiro de 2024

Uma das melhores agências de Bonito. Eles tem um atendimento diferenciado e estão localizados bem próximos do Centro da cidade. Destaco a cordialidade do Ivan que explica e dá dicas que fazem toda diferença na escolha dos passeios. Super recomendo!

1 comentário em “Conheça o festival da guavira em Bonito – MS”

Comentários encerrados.

Scroll to Top
Reserve seu Passeio
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar