Flutuação nascente azul ou rio sucuri: qual escolher e qual tem 1,8km de percurso

Sobre o autor: Thiago Sato vive em Bonito/MS há 12 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de turismo Bonito Eco Tour.

Flutuação nascente azul, ao planejar sua visita a Bonito, no Mato Grosso do Sul, é quase obrigatório incluir um passeio de flutuação em seu itinerário, considerando que essa atividade é uma das atrações mais destacadas da cidade, e uma das mais escolhidas do Brasil.

Contudo, diante da abundância de opções disponíveis, pode surgir a dúvida: qual escolher?

Neste artigo, analisaremos duas das flutuações mais renomadas de Bonito, Nascente Azul e Rio Sucuri.

Qual as diferenças entre a nascente azul e rio sucuri

Quem já visitou sabe que as flutuações na Nascente Azul e no Rio Sucuri estão entre as mais famosas de Bonito.

Mas antes de escolher, é preciso analisar com mais atenção, porque apesar de ambos serem passeios de flutuação e bem parecido, as experiências que você terá são notavelmente distintas, variando em termos de duração, desafio e infraestrutura.

Por isso, vamos te ajudar a tomar a melhor decisão. Vamos começar a entender, como são cada um desses maravilhosos passeios.

Flutuação nascente azul

Entre as duas, a flutuação na nascente azul é a mais curta, cobrindo um trajeto de apenas 300 metros. Porém, ela conta com uma profundidade maior, podendo chegar a 7 metros e águas cristalinas.

Essa atividade ocorre na nascente do rio Bonito, um dos rios com maior diversidade de vida marinha.

Como é o passeio na Flutuação nascente azul

Este passeio é dividido em duas etapas, a trilha e o mergulho. Primeiramente, o grupo realiza uma caminhada leve de aproximadamente 50 minutos, proporcionando uma oportunidade para apreciar a beleza da Serra da Bodoquena.

Que é uma impressionante formação geográfica localizada na região centro-oeste do Brasil, predominantemente no estado do Mato Grosso do Sul.

Essa serra é conhecida por sua beleza natural e pela diversidade de ecossistemas que abriga, tornando-a um destino popular para atividades ao ar livre, turismo ecológico e aventuras na natureza.

Após a trilha, é hora do momento tão esperado, a flutuação. Nesse momento os participantes recebem os equipamentos necessários para a flutuação, além de um breve treinamento.

Essa experiência proporciona aos visitantes a oportunidade de mergulhar em águas cristalinas e explorando essa bela nascente.

Flutuação Nascente Azul
Foto:: Flutuação na Nascente Azul

Durante a flutuação, os visitantes podem observar diversas espécies de peixes, plantas aquáticas e, o mais notável, o fenômeno de espalhamento da água, que dá à água um tom azul-turquesa intenso.

E se você souber nadar, e quiser ficar mais livremente, podem até mesmo retirar seus coletes salva-vidas e aproximar-se da fenda onde o rio nasce. Essa é uma experiência verdadeiramente única!

Diferentemente do rio sucuri, a nascente azul apresenta uma correnteza calma, o que requer um pouco de esforço para nadar.

Porém, pode ficar calmo, que mesmo aqueles que não são nadadores experientes podem participar, uma vez que as roupas de neoprene e os coletes salva-vidas auxiliam na flutuação.

Todo esse passeio na nascente azul tem uma duração total de 2 horas e meia (incluindo a trilha e o mergulho) e é adequado para crianças a partir de 4 anos, idosos e indivíduos com limitações de mobilidade.

O valor do ingresso também inclui o acesso ao Balneário nascente azul, permitindo que os visitantes desfrutem de atividades como caiaque, tirolesa e natação durante o restante do dia.

Flutuação nascente azul ou rio sucuri: qual escolher
Flutuação nascente azul ou rio sucuri: qual escolher

 

Flutuação no Rio Sucuri

Agora, vamos passar para um passeio que envolve mais tempo na água. Isso porque a flutuação no rio sucuri é a segunda mais longa em Bonito, cobrindo um trajeto de 1,8 km exclusivamente na água.

Apesar de sua extensão ser mais longa, você não vai precisar fazer tanto esforço, porque nesse percurso da flutuação o rio apresenta uma correnteza moderada, minimizando a necessidade de natação intensa, o que é ideal para pessoas com níveis de condicionamento físico variados.

A atividade de flutuação no rio sucuri é realizada na fazenda São Geraldo, onde os participantes recebem os equipamentos necessários e passam por um treinamento antes de iniciar a atividade.

A jornada começa com uma breve caminhada sobre uma passarela de madeira até a nascente do rio.

Como é o passeio

Ao chegar ao rio sucuri, os visitantes são recebidos por uma das águas mais cristalinas do mundo. Outra diferença entre a flutuação na nascente azul e a do rio sucuri, é a sua profundidade.

Flutuação no Rio Sucuri Flutuação Nascente Azul
Foto: Flutuação no Rio Sucuri

Ela conta com aproximadamente 3 metros de profundidade, a visibilidade é absoluta, proporcionando uma experiência deslumbrante.

Durante a flutuação, é possível contemplar a nascente do rio sucuri, diversas espécies de plantas aquáticas, bem como uma variedade de peixes e outros animais.

O nome do rio sucuri, pode despertar a seguinte pergunta em algumas pessoas, “será que tem muitas cobras por lá?”

Apesar do nome, o rio não abriga muitas cobras sucuri, e poucas pessoas realmente tiveram a sorte de terem avistados alguma cobra, então pode ficar tranquilo.

No total, o passeio de flutuação no rio sucuri (incluindo a trilha e o mergulho) dura 2 horas e meia.

É recomendado para crianças acima de 6 anos, mas crianças a partir de 4 anos podem participar do passeio no barco de apoio, acompanhadas por um responsável, pagando apenas a taxa do guia.

Rio Sucuri Flutuação Nascente Azul
Foto/Representação: Flutuação no Rio Sucuri

Mais detalhes sobre a flutuação nascente azul e rio sucuri

Infraestrutura

Além das atividades incluídas no ingresso, o local oferece comodidades como áreas de descanso, banheiros, estacionamento, guarda-volumes, vestiário, restaurante e acesso Wi-Fi.

O complexo também é acessível para pessoas com mobilidade reduzida. A fazenda também possui instalações e banheiros acessíveis para cadeirantes.

Localização

A flutuação nascente azul está localizada próximo à rodovia Bonito Bodoquena, km 22, a 33 km do centro de Bonito e a 330 km de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Já quando falamos da flutuação no rio sucuri ocorre na fazenda São Geraldo, localizada na Rua Sen. Filinto Müller, 878, a 19 km do centro de Bonito e a 316 km de Campo Grande/MS.

Flutuação nascente azul ou rio sucuri qual devo escolher?

Conforme observamos, as experiências proporcionadas pela nascente azul e pelo rio sucuri têm bastante diferenças. Então, você deve começar considerando fazer as duas.

Todas elas são consideradas leves e adequadas para uma ampla faixa etária, incluindo crianças, idosos e pessoas com níveis de condicionamento físico variados.

Agora, se você precisar escolher apenas uma, então comece analisando um pouco do seu roteiro de viagem.

Se você já agendou outras flutuações em Bonito, como no aquário natural, na Barra do sucuri ou no rio da prata, considere visitar a Flutuação nascente azul, pois ela oferece uma experiência notavelmente distinta das demais.

Se esta for sua primeira experiência com flutuações, pode ser uma boa ideia começar pela flutuação nascente azul, por ser mais calma.

Por outro lado, se você gosta de curtir mais um passeio pela água, o rio sucuri pode ser a escolha ideal, uma vez que a correnteza é suave e não exige uma natação intensa, além de oferecer um cenário natural deslumbrante.

Seja qual for a sua escolha, saiba que podemos te ajudar. Entre em contato conosco, e reserve o seu passeio agora mesmo.

 

[ WebStory: Rio Sucuri ]
Henrique Belluomini
google
Henrique Belluomini
14 de fevereiro de 2024
Évilin Tavares
google
Évilin Tavares
13 de fevereiro de 2024

Atendimento maravilhoso, super atenciosos e prestativos Recomendo

Fernando Pederneiras dos Santos
google
Fernando Pederneiras dos Santos
9 de fevereiro de 2024

Show, tenha momentos inesquecíveis

Maria Priscila da Silva Palma
google
Maria Priscila da Silva Palma
8 de fevereiro de 2024
Jonos Nunes pinheiro
google
Jonos Nunes pinheiro
5 de fevereiro de 2024

Boa

Renata Nunes
google
Renata Nunes
1 de fevereiro de 2024

Simplesmente maravilhoso nosso passeio em Bonito, a flutuação na nascente azul é exuberante 🩵

Prof Darc
google
Prof Darc
1 de fevereiro de 2024
Rutiane Góis
google
Rutiane Góis
1 de fevereiro de 2024

Amei o atendimento, maravilhoso os Balneários, muito bom mesmo, iremos repetir os passeios mais vezes, obrigada.

Ana Lucia Leibruder
google
Ana Lucia Leibruder
1 de fevereiro de 2024

alguns problemas de desorganização entre empresa e transfer mas contornados. agentes que tiveram a boa vontade de resolver os problemas foi o diferencial.

Laís Perpétuo
google
Laís Perpétuo
29 de janeiro de 2024

Uma das melhores agências de Bonito. Eles tem um atendimento diferenciado e estão localizados bem próximos do Centro da cidade. Destaco a cordialidade do Ivan que explica e dá dicas que fazem toda diferença na escolha dos passeios. Super recomendo!

Scroll to Top
Reserve seu Passeio
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar