Bonito Eco Tour

Rio da Prata em Bonito MS.

Rio da Prata tudo sobre esse magnifico lugar você encontra aqui!

O charmoso Rio da Prata está localizado na cidade de Jardim/MS, a 50 km de Bonito/MS.

Com alta concentração de calcário, águas ultra cristalinas e diversas atividades de ecoturismo, esse lugar não pode ficar de fora do seu roteiro

por uma das regiões mais incríveis do Brasil. Por isso preparamos este post completo sobre atrações.

Recanto Ecológico Rio da Prata:

Esse lugar magnifico é uma empresa familiar apaixonada pela natureza e querem mostrar a você que o ecoturismo vai muito além da “alma” e do trabalho. e sim demanda muito tempo livre, conhecimento, segurança e proteção ambiental!

Sempre acompanhados por guias especializados, aventuras em pequenos grupos, com explicações, curiosidades e a experiência de se aventurar no mundo subaquático de águas cristalinas..

Eles são pioneiros na implementação de um modelo de turismo com diretrizes de sustentabilidade.

Um compromisso que inclui também o desenvolvimento socioeconômico e ambiental sustentável de toda a região de Jardim e Bonito.

E é por isso que a trajetória deles também foi marcada por vários prêmios, incluindo um finalista em 2019 no internacionalmente reconhecido Tourism for Tomorrow (categoria Destination Stewardship, “gestão de atração”).

Historia Rio da Prata em Bonito MS.

Mas mesmo que queiramos resumir a narrativa, cortar as datas e simplificar os fatos, isso ainda não vai tirar a grandeza dessa memória, sua combinação de beleza local única, esforço familiar e um caminho além da recompensa que mudará isso.

O Recanto Ecológico Rio da Prata se torna uma atração famosa na reserva de ecoturismo do Brasil, recebendo um prêmio internacional (2019).

Eis que tudo começou em 1979. A Fazenda Cabeceira do Prata, localizada em Jardim/MS, realizava uma atividade pecuária com máxima proteção ambiental, como é hoje.

A natureza ali é tão vibrante que precisa ser cuidada conscientemente – com o melhor da paciência e muita dedicação coletiva.

Passaram-se alguns anos e a vontade de ali iniciar um negócio de valor sustentável só aumentou, potenciando as preocupações ambientais e dando à quinta mais uma fonte de rendimento.

O entendimento da preparação dos atrativos turísticos é muito claro – isso tem acontecido de forma original dentro e no entorno da vizinha cidade de Bonito.

Assim nasceu o ecoturismo:

O fato de termos recebido nossos primeiros turistas no Rio La Plata em junho de 1995 mudou nossas vidas e marcou o início de um negócio familiar que nos permitiu colocar todo nosso compromisso, planejamento, gestão e inovação

na capacidade de colocar em prática:

O objetivo inicial era criar um modelo de ecoturismo organizado, com foco em qualidade e segurança, economicamente viável e que coordenasse o desenvolvimento regional com a proteção ambiental.

A ideia não era obter o “lucro máximo” do evento, ou ser “líder de mercado”, mas fazer um trabalho de qualidade que mantenha a família feliz e coloque a “alma” no negócio para torná-lo sustentável .

Curiosamente, esta filosofia de qualidade, melhoria contínua e uma empresa com “alma” tornou-lhes líderes de mercado.

A ideia é que as visitas dos visitantes às atrações ajudem a estimular o comportamento consciente no ambiente natural, e medidas sejam tomadas para minimizar o impacto.

Lazer Consciente e Sustentável:

O ecoturismo proporciona não apenas momentos de relaxamento e diversão, mas também um ato consciente da natureza.

Foram implementadas medidas com o objetivo de continuar a utilizar o atrativo mas com o menor impacto ambiental possível. eles são:

Limite de número diário e aplicação de intervalo entre grupos;

  • Supervisão obrigatória de guias locais cadastrados;
  • Uso obrigatório de equipamentos apropriados durante todo o passeio;
  • Modo de arquivo único no caminho;
  • Recomendar o silêncio e estimular a contemplação;
  • Proibir o uso de repelente de insetos e protetor solar
  • A alimentação de animais silvestres é proibida;
  • É proibida a coleta de frutos e sementes.

Além disso, o Recanto Ecológico Rio da Prata é pioneiro em tomar medidas de segurança pessoal para todo turista – algo que até agora não existia em bonito e no turismo da região.

Procedimentos como a adoção de seguro de acidentes, sistemas de radiocomunicação, materiais de primeiros socorros e obrigatoriedade do uso de equipamentos apropriados (máscara e snorkel, coletes salva-vidas, roupas de neoprene e botas de neoprene) na prática.

Para prever eventuais efeitos nocivos à natureza local, o programa de monitoramento ambiental do Rio da Prata foi lançado em 2001, e desde então tem sido baseado em observações diárias (condensadas em relatórios semestrais) por guias e pesquisadores, por meio da luz visível é monitorado cuidadosa e sistematicamente quanto a mudanças no ambiente.

Datas e experiencias do Rio da Prata em Bonito MS:

Essas experiências significam que, a partir de 1999, duas fases importantes foram alcançadas.

Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN A Fazenda Cabeceira do Prata é uma delas, um marco que protege a área, incluindo todas as matas ciliares das cabeceiras do rio Olho d’Água até o Rio da Prata.

E, após criterioso diagnóstico, foi concluído em 2007 o plano de manejo da RPPN Fazenda Cabeceira do Prata, documento elaborado por uma equipe de 8 especialistas patrocinados pela Sociedade Internacional para a Conservação da Natureza no Brasil dentro do Plano de Incentivo da RPPN Pantanal.

Em 2020, o documento foi revisado e aprovado pela Gerência da Unidade de Proteção do IMASU/MS.
Desde então, muitas das ações propostas foram implementadas, mas não foram formalizadas em SMS até então.

Isso aconteceu em 2008, quando o Rio da Prata implantou um sistema de gestão de segurança que atende à norma internacional ABNT NBR ISO 21101 e garante sua certificação todos os anos desde 2010.

Tudo sobre a gestão do Rio da Prata:

A excelente gestão do Recanto Ecológico Rio da Prata, que conquistou prêmios e divulgação no cenário brasileiro e internacional, possibilitou a construção de outras duas atrações do grupo: Estância Mimosa e Lagoa Misteriosa.

A Estância Mimosa oferece trilha e volta de cachoeira pelas matas ciliares do Rio Mimoso em Bonito, Mississippi.

Já a Lagoa Misteriosa fica próxima ao Rio da Prata e pode ser visitada no mesmo dia. Como o nome sugere, esta é uma lagoa cênica de profundidades desconhecidas onde as pessoas fazem mergulho e flutuação.

Há mais de 25 anos, o Grupo Rio da Prata reúne os pilares de organização, segurança, foco na qualidade e proteção ambiental nessas três atrações. A escolha do lazer, descanso e aventura no melhor berço do ecoturismo brasileiro!

Linha do Tempo da Historia do Rio da Prata em Bonito MS.

A partir de 1995 até 2007:

1995.

  • Comece seu passeio no Rio da Prata com um passeio de Trilha e Flutuação

1999.

  • Criação da RPPN Fazenda Cabeceira do Prata.
  • Estância Mimosa, Bonito, MS inicia turnê

2000.

  • Implementação de equitação

2001.

  • Iniciar o programa de monitoramento ambiental da área de visitação

2003.

  • Introduzir veículos próprios para transportar turistas
  • A inauguração de uma nova trilha interpretativa altera o ponto de partida do passeio, antes um deck de pedra

2005.

  • Comece a mergulhar e observar pássaros no Rio da Prata.
  • Aquisição da Lagoa Mística

2007.

  • O início do guia de estudos intermediários

Linha do Tempo da Historia do Rio da Prata em Bonito MS.

A partir de 2008 até 2020:

Ano 2008.

  • SGS – Implementação do Sistema de Gestão de Segurança
  • Prêmio ECO – Gestão de Negócios Sustentáveis ​​- 2008
  • Melhor trabalho em ecoturismo – 3º Prêmio Brasileiro de Meio Ambiente – 2008
  • Melhores Atrativos Turísticos do Brasil – Guia 4 Rodas 2008

2009.

  • Melhores Atrativos Turísticos do Brasil – Guia 4 Rodas 2009
  • Prêmios MPE Brasil Categoria Serviços de Viagem e Destaques de Responsabilidade Social e Empresarial – Vencedor do Estado do MS

2010.

  • Certificação SGS para Certificadora ABNT
  • Melhor trabalho em ecoturismo – 5º Prêmio Brasileiro de Meio Ambiente – 2010

2011.

  • Comece seu passeio na Lagoa Misteriosa com mergulho e flutuação
  • RPPN Fazenda Cabeceira do Prata premiada no Congresso RPPN no Brasil

2012.

  • Prêmio Braztoa de Sustentabilidade – Categoria Ambiental
  • Prêmio MPE Brasil Categoria Serviços de Viagem – Vencedor Estado MS

2016.

  • SGS certificada pela norma internacional ISO 21101
  • Certificado de Excelência TripAdvisor desde 2013
  • 7º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade – Categoria Turismo Parceiro.

2019.

  • Finalista da categoria Destination Management – International Travel Tomorrow Awards pelo World Travel and Tourism Council
  • ECO® Awards 2018, organizado pela Amcham (Câmara Americana de Comércio no Brasil) e Estadão – categoria Produtos e Serviços.
  • Prêmio Abeta Brazilian Nature – Categoria Visão

2020.

  • Prêmios Travellers’ Choice 2020 – Tripadvisor

 

Atividades que você pode encontrar no Rio da Prata:

Com o passar dos anos, o Recanto Ecológico Rio da Prata veio totalmente equipado e hoje oferece diversas opções de viagens para quem gosta de aventura e contato com a natureza. É incrível, não é?

Confira abaixo o que fazer nas atrações!

Passeio a Cavalo:

A cavalgada no Recanto Ecológico Rio da Prata oferece aos visitantes uma excelente oportunidade de contemplar a natureza, conhecer a vida no campo, conhecer as práticas da pecuária, ver bezerros e passear entre os rebanhos.

Trilha e Flutuação:

O passeio começa com uma agradável caminhada pelas matas ciliares dos rios Olho d’Água e da Prata. Esta rota interpretativa é protegida pela RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural.

O percurso passa por árvores centenárias, orquídeas e bromélias, várias espécies de aves e muitos mamíferos podem ser vistos, como: guaxinins, capuchinhos, javalis, cutias, tamanduás, javalis de coleira.

Mais uma curiosidade: O passeio começa na nascente do Rio Olho D’Água, uma enorme piscina natural de água límpida, e o guia ajudará a todos com máscaras, snorkels e treinamento de flutuação.

São cerca de 2 km até a confluência dos rios Olho D’Água e Prata.

Ah, saiba também que a idade mínima para fazer essa atividade é 6 anos. Crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas por um dos pais ou responsável.

Além disso, se uma criança não puder participar do passeio e precisar retornar, um responsável deve estar presente.

Observação de Aves e Passarinhada:

O Recanto Ecológico Rio da Prata oferece dois roteiros voltados para a observação de aves: Birdwatching e Birdwatching.

Localizada em uma área de grande diversidade ambiental, dentro do Bioma Cerrado, a fazenda é um local estratégico para a atividade com 235 espécies registradas.

Biguatinga, Socó-boi, Acauã, Periquito-da-serra, Udu-de-coroa-azul são algumas das espécies vistas.

Mergulho com Cilindro:

O mergulho no Rio da Prata é realizado acompanhado por um instrutor de mergulho que levará o visitante a um incrível mundo subaquático de águas cristalinas, repleto de diferentes tipos de peixes e vasta vegetação.

Ao chegar ao Deque de Pedras do Rio da Prata, o instrutor lhe dará todas as instruções básicas e como se adaptar ao equipamento e, em seguida, ajudar os visitantes a se prepararem para o mergulho em água doce.

Gastronomia do Recanto Ecológico Rio da Prata:

Depois de tantas viagens, nada melhor do que fazer uma pausa e saborear a deliciosa comida que as atrações têm a oferecer, não é mesmo?

No buffet de almoço do Rio da Prata, os visitantes podem encontrar pratos locais, saladas orgânicas e sobremesas, como o tradicional doce de leite feito com leite das próprias vacas da fazenda. Tudo está além de delicioso!

Duvidas Frequentes sobre o Recanto Ecológico Rio da Prata:

O que fazer em Rio da Prata?

A famosa flutuação é a atividade mais popular no Rio da Prata, pois o passeio acontece nas águas límpidas do rio famoso por sua beleza! Durante o evento, correntes suaves levam os visitantes a uma viagem submarina repleta de diferentes espécies de plantas.

Quanto tempo dura Flutuação Rio da Prata?

4 horas
Quanto tempo dura o rafting no rio La Plata? O passeio aquático de Bonito no Rio da Prata dura 4 horas do início ao fim, incluindo trilhas. O tempo gasto na água é de 2 horas e o percurso entre os dois rios totaliza 2200 metros.

Como entrar no rio da Prata?

Ecoturismo O Recanto Ecológico Rio da Prata está localizado na Fazenda Cabeceira do Prata em Jardim, Mato Grosso do Sul, na divisa com a cidade de Bonito. O acesso ao atrativo é pela BR 267, Km 512, na zona rural de Jardim (MS).

Qual a profundidade do rio Prata?

Em média, as profundidades da Bacia do Prata são variáveis ​​(3m e 6m), atingindo uma profundidade de 11m no mainstream. O leito do rio é caracterizado pela presença de vários bancos de areia.

Porque chama Rio da Prata?

Origem da denominação:

O nome refere-se à lendária Serra da Prata, procurada por Aleixo Garcia, Sebastião Caboto e outros que escalavam os rios da Prata, Paraná, Paraguai e Uruguai, e foram Ramo para expedições terrestres e Chiquitos.

O que levar para o Rio da Prata?

Então, para aproveitar ao máximo os pontos turísticos e voltar para casa com lembranças, é melhor trazer uma câmera (ou alugar uma GoPro que pode ser usada debaixo d’água se você estiver viajando pela água), trajes de banho, toalhas, dinheiro e cartões de crédito para custos e Esteja preparado para emergências.

Então tome cuidado para não perder nada!

Melhores dicas para você ter uma belíssima viagem para Bonito MS:

Veja também esses artigos para lhe ajudar em sua viagem, caso esteja planejando um passeio com a família confira também valores de pacotes de viagem em nosso site!

Abismo Anhumas em Bonito MS.

Motivos para conhecer Bonito MS.

Mergulho em Bonito MS.

O contato com a natureza: Planeje a sua melhor viagem.

Conheça o Museu Subaquático de Bonito.

História de Bonito pela prefeitura local:

Afinal o núcleo habitacional que será a localização do mercado do bonito começa com o terreno da Fazenda Rincão Bonito, que tem 10 léguas e meia de tamanho, adquirido do Sr.

O capitão de Euzébio Luiz da Costa Leite Falcão, que lá chegou em 1869, é considerado o pioneiro do bonito e seu primeiro tabelião e tabelião.

Reserve seu Passeio
Como funciona os passeios em Bonito MS? Quanto gasta por dia em Bonito? Qual o melhor mês para ir para Bonito MS? O que fazer em Bonito MS barato? O que saber antes de viajar para Bonito MS? Quantos dias devo ficar em Bonito MS? 7 perguntas para fazer ao planejar sua viagem para Bonito MS. Qual a cidade mais próxima de Bonito MS? Melhores cachoeiras em Bonito MS. Qual é o aeroporto mais próximo de Bonito? O que fazer em Bonito em dezembro? O que fazer Bonito a noite? Boca da Onça em Bonito MS. O que fazer em 4 dias em Bonito MS? 3 motivos pelas quais você deve visitar Bonito MS. Mergulho com Cilindro no Rio da Prata. Rio da Prata em Bonito MS. Abismo Anhumas em Bonito MS. Os melhores pontos turísticos em Bonito para você levar a sua família. Lagoa Misteriosa em Bonito MS.
Como funciona os passeios em Bonito MS? Quanto gasta por dia em Bonito? Qual o melhor mês para ir para Bonito MS? O que fazer em Bonito MS barato? O que saber antes de viajar para Bonito MS? Quantos dias devo ficar em Bonito MS? 7 perguntas para fazer ao planejar sua viagem para Bonito MS. Qual a cidade mais próxima de Bonito MS? Melhores cachoeiras em Bonito MS. Qual é o aeroporto mais próximo de Bonito? O que fazer em Bonito em dezembro? O que fazer Bonito a noite? Boca da Onça em Bonito MS. O que fazer em 4 dias em Bonito MS? 3 motivos pelas quais você deve visitar Bonito MS. Mergulho com Cilindro no Rio da Prata. Rio da Prata em Bonito MS. Abismo Anhumas em Bonito MS. Os melhores pontos turísticos em Bonito para você levar a sua família. Lagoa Misteriosa em Bonito MS.