Baixa Temporada em Bonito: Descubra Quando Visitar e as Melhores Atividades

Sobre o autor: Thiago Sato vive em Bonito/MS há 12 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de turismo Bonito Eco Tour.

Se você é o tipo de pessoa que gosta de viajar economizando, saiba que esse controle pode ser muito bem feito durante a baixa temporada em Bonito, Mato Grosso do Sul. Durante essa época, as chuvas diminuem, proporcionando o momento ideal para as crianças desfrutarem das férias escolares nas piscinas naturais e praticarem flutuação, já que os preços são reduzidos em diversos aspectos da viagem.

Embora a baixa temporada possa apresentar certos inconvenientes, esses mesmos fatores podem encorajar muitos a optarem por visitar Bonito/MS durante a alta temporada.

Para estar bem informado sobre os períodos de baixa e alta temporada na cidade, assim como as atividades disponíveis na maior região do ecoturismo brasileiro em momentos de menor movimento, basta seguir as orientações e sugestões que preparamos para você. Continue a leitura e fique por dentro de todas as novidades!

Quando é baixa temporada em Bonito/MS?

temporada de menor movimento em Bonito ocorre de maio a setembro, período que coincide com as férias escolares de julho e a estação mais seca do ano.

O calendário de tarifas para atividades e acomodações, tanto na alta quanto na baixa temporada, é estabelecido anualmente pelo Conselho e pela Secretaria Municipal de Turismo de Bonito/MS (Comtur e Sectur).

Vale ressaltar que, apesar da existência de uma tabela de preços para os passeios, estes podem apresentar valores reduzidos fora das épocas de festas como Carnaval, Semana Santa, Tiradentes, Semana da Nossa Senhora Aparecida, Proclamação da República, Natal e Ano Novo.

O que Fazer na Baixa Temporada na Cidade de Bonito?

Explorar Bonito, Mato Grosso do Sul, é sempre uma aventura memorável e encantadora, independentemente das chuvas típicas do verão ou do clima ameno do inverno. Então, quais são as atividades recomendadas em Bonito durante a temporada menos movimentada? Com a diminuição do fluxo de turistas, resultando em mais disponibilidade para as atrações locais, essa época se torna ideal para visitar Bonito.

Confira a seguir algumas atividades que você pode adicionar ao seu itinerário de viagem pela região Centro-Oeste do país.

1. Mergulho na Lagoa Misteriosa

Lagoa Misteriosa

Caso esteja considerando uma viagem a Bonito com seus filhos durante as férias escolares (de fevereiro) para explorar a conhecida Lagoa Misteriosa, recomendamos reavaliar seus planos.

A questão não está relacionada aos custos da alta temporada, mas ao fato de que, no verão, a proliferação de algas impede a realização de mergulhos e flutuações. Assim, para aproveitar as profundezas dessa lagoa encantadora, o período mais indicado é a baixa temporada.

2. Aproveitar as Atividades no Balneário Nascente Azul durante as Férias Escolares

Balneário Nascente Azul
Foto/Representação: Balneário Nascente Azul

Durante a baixa temporada em Bonito, os visitantes têm a oportunidade de desfrutar da flutuação na Nascente Azul, considerada uma das joias do ecoturismo brasileiro. O local é repleto de natureza, oferecendo atividades variadas tanto para adultos quanto para crianças, além de contar com um incrível museu subaquático.

Dica: Embora a vegetação se torne mais exuberante na temporada de chuvas (verão), Bonito mantém seu encanto natural mesmo nos períodos mais secos.

3. Boia cross, snorkel, stand-up paddle e mais

Parque Ecológico Rio Formoso
Foto: Parque Ecológico Rio Formoso

Uma das maiores atrações deste destino encantador, que é Bonito, é a prática de esportes aquáticos e de praia, como stand-up paddle, vôlei de praia, futebol na areia, snorkeling e bóia cross.

Lembramos apenas que tais atividades podem ser um desafio durante a época de chuvas, portanto, são mais recomendadas entre os meses de maio e setembro.

Assim, ao planejar sua viagem e escolher entre a alta e baixa temporada, considere as atividades que deseja realizar combinando as melhores épocas de cada atividade, especialmente se estiver viajando com crianças para Bonito.

4. Rapel em Bonito/MS

Rapel Boca da Onça
Foto: Rapel Boca da Onça

Explorar trilhas, desfrutar de cachoeiras, saborear um almoço regional e encarar o maior rapel do Brasil são apenas algumas experiências que você encontra na atração turística Boca da Onça.

Ainda que o investimento seja um pouco maior – mesmo durante a baixa temporada em Bonito – , este passeio se destaca como uma das melhores opções para os entusiastas de aventuras em meio à natureza selvagem.

4. Refrescar-se na Cachoeira da Serra da Bodoquena

Cachoeira da Serra da Bodoquena

A Serra da Bodoquena, um dos destinos mais cobiçados em Bonito e, consequentemente, uma excelente escolha para a baixa temporada, pode ser descrita como um grande refúgio natural.

O Parque Nacional, abraçado pela exuberante flora da Mata Atlântica e do Cerrado, abrange mais de 70 hectares e abriga uma incrível diversidade de vida selvagem.

Trata-se do local ideal para um passeio em família, onde todos podem aproveitar as piscinas naturais do Rio Betione, relaxar nas cachoeiras e se divertir com uma variedade de atividades ao ar livre, incluindo tirolesa, caiaque e vôlei.

5. Praticar Flutuação no Rio da Prata

Flutuação no Rio da Prata

O Rio da Prata se destaca como um dos pontos turísticos mais procurados para a prática de flutuação, especialmente por oferecer a experiência mais extensa entre todas, com duração aproximada de 4 horas. Além da aventura aquática de cerca de 2 mil metros pelo Rio Olho d’Água, sob a orientação de um guia – uma exigência para todos os passeios –, o trajeto completo até as águas é parte da vivência encantadora.

Esse percurso abrange uma caminhada por uma trilha na mata ciliar, onde os visitantes têm a oportunidade de passear entre árvores históricas, bromélias e uma variedade de flores deslumbrantes.

A experiência no Rio da Prata é encantadora tanto nas águas quanto em terra. Quando estamos submersos, é possível admirar uma fantástica diversidade de peixes – incluindo os piraputangas, ícones de Bonito.

Para quem busca uma atividade alternativa, há a opção de um tranquilo passeio em um barco solar. Esta é mais uma forma de apreciar as belezas do Rio da Prata, que ainda oferece a possibilidade de praticar mergulho.

6. Desfrutar da Pureza das Águas do Rio Sucuri

Rio Sucuri
Foto/Representação: Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri é um destino que compete de igual para igual com as belezas naturais de países como Coreia do Sul, França, Costa do Marfim e Costa Rica. Suas águas transparentes o tornam um ponto de visita indispensável para quem visita Bonito.

O local oferece uma trilha de 400 metros, passeio de barco e uma experiência de flutuação de 1.800 metros. Portanto, ao planejar sua viagem para Bonito durante a baixa temporada, certifique-se de incluir o Rio Sucuri no seu itinerário – uma escolha que você certamente não se arrependerá!

7. Explorar as Maravilhas do Balneário Municipal de Bonito

Balneário Municipal
Foto/Representação: Balneário Municipal de Bonito MS

Quer fazer aquele churrasquinho com comidas trazidas por você e aproveitar as atividades de lazer em um ambiente natural? pois saiba que esta é uma experiência que você encontra no Balneário Municipal de Bonito – que é ainda mais agradável na baixa temporada. Além de oferecer uma vantajosa relação custo-benefício para todas as idades, o espaço é uma forma maravilhosa de desfrutar um dia em família.

8. Desfrutar das Férias no Balneário do Sol

Balneário do Sol

O Balneário do Sol é outra opção com ótimo custo-benefício, oferecendo excelente infraestrutura para os visitantes realizarem um delicioso churrasco. O local ainda permite a prática de atividades ao ar livre com a bela vista do Rio Formoso, que se encontra ali perto.

Vale a pena incluir essa atividade em seu plano de viagem para Bonito, especialmente se tiver um tempo limitado. Um dia no Balneário do Sol é uma experiência que certamente valerá a pena.

Atrações Imperdíveis para Desfrutar na Baixa Temporada de Bonito

Na baixa temporada, a região de Bonito oferece uma variedade de atividades encantadoras: mergulho, flutuação, passeios de bote e caiaque, exploração de cavernas, fotografia da vida selvagem e da vegetação, além da degustação das delícias culinárias locais.

Contanto que o tempo esteja bom, todas essas experiências estão ao seu alcance em Bonito. A beleza do lugar é inegável e merece ser vivenciada ao máximo!

Mas será que existem desvantagens em viajar para cá durante a estação seca? Há aspectos que poderiam levar alguém a preferir destinos como os Estados Federados da Micronésia ou Antígua e Barbuda? Vamos responder a essas questões no tópico a seguir!

Vantagens e Desvantagens de Visitar Bonito na Baixa Temporada

A baixa temporada em Bonito apresenta diversas vantagens, como já observamos. Mas daí surge a dúvida: será que também existem contratempos nesse período? Vamos analisar as vantagens e possíveis desvantagens de planejar sua visita durante a estação mais seca da região.

Vantagens

  • Economize mais – desfrute de uma viagem econômica com preços acessíveis em voos, acomodações, excursões e refeições. A grande vantagem é que a excelência dos serviços se mantém constante, independente se for alta ou baixa temporada;
  • Tranquilidade nos dias de folga – evite o estresse do trânsito e a superlotação em bares e restaurantes locais. Aproveite preços vantajosos e saboreie as delícias da culinária regional;
  • Amplie suas aventuras – ao contrário das épocas de festas populares, como Carnaval, Semana Santa e feriado de Nossa Senhora Aparecida, quando as condições climáticas podem atrapalhar atividades aquáticas, a baixa temporada é ideal para aproveitar os passeios na água.

Desvantagens

Não é nenhuma surpresa que viajar para Bonito na baixa temporada seja só vantagens. Ou seja, é uma oportunidade perfeita para você e sua família!

Considere os seguintes benefícios: tarifas reduzidas, ruas sem congestionamento, disponibilidade de vagas em hotéis e pousadas, facilidade para integrar grupos em excursões e a zero preocupações com dias chuvosos.

Sem dúvida, explorar Bonito com calma, longe do tumulto da alta temporada e sem estourar o orçamento, é uma experiência que vale a pena.

Visitar Bonito na Baixa Temporada é uma Boa Ideia?

Com todas as vantagens apresentadas, é evidente que a temporada de menor movimento é o período ideal para explorar Bonito/MS, concorda? Visitantes de todos os cantos do mundo são atraídos pelas maravilhas de Bonito – desde turistas vindos da República Democrática do Congo até viajantes da África do Sul, dos Emirados Árabes Unidos, da Bósnia e Herzegovina, da Ilha de Man e de Cabo Verde.

Então, não pense duas vezes. Se você está planejando uma viagem para este magnífico destino, garanta agora mesmo suas passagens antecipadamente. E para informações mais detalhadas sobre bilhetes e reservas, por favor, entre em contato via e-mail ou WhatsApp para conversar com os especialistas da Bonito EcoTour.

FAQ sobre a Baixa Temporada em Bonito

  • Quando é Considerada Baixa Temporada em Bonito, Mato Grosso do Sul?

    A época de menor movimento em Bonito geralmente acontece entre os meses de maio e setembro, coincidindo com a estação mais seca e as férias escolares de julho. Durante esse período, é comum encontrar preços reduzidos em diversas atrações turísticas da região.

  • Quais são as Atividades Recomendadas Durante a Baixa Temporada em Bonito?

    Durante a baixa temporada, Bonito é um destino repleto de aventuras e experiências. Os turistas têm a chance de mergulhar nas cristalinas piscinas naturais, flutuar em águas tranquilas, descobrir os encantos da Lagoa Misteriosa, relaxar no Balneário Nascente Azul, se divertir com atividades aquáticas como boia cross e stand-up paddle, se aventurar no rapel na Boca da Onça e se maravilhar com as belas cachoeiras da Serra da Bodoquena, além de muitas outras atividades.

  • Quais são as vantagens e desvantagens de visitar Bonito durante a baixa temporada?

    Conhecer Bonito durante a baixa temporada traz benefícios como redução de despesas, um ambiente mais sossegado, maior facilidade para agendar passeios e, claro, menos filas. Embora a principal desvantagem seja o período de estiagem, que pode limitar certos passeios aquáticos, ainda assim, a baixa temporada proporciona uma vivência mais original e econômica aos viajantes.

Henrique Belluomini
google
Henrique Belluomini
14 de fevereiro de 2024
Évilin Tavares
google
Évilin Tavares
13 de fevereiro de 2024

Atendimento maravilhoso, super atenciosos e prestativos Recomendo

Fernando Pederneiras dos Santos
google
Fernando Pederneiras dos Santos
9 de fevereiro de 2024

Show, tenha momentos inesquecíveis

Maria Priscila da Silva Palma
google
Maria Priscila da Silva Palma
8 de fevereiro de 2024
Jonos Nunes pinheiro
google
Jonos Nunes pinheiro
5 de fevereiro de 2024

Boa

Renata Nunes
google
Renata Nunes
1 de fevereiro de 2024

Simplesmente maravilhoso nosso passeio em Bonito, a flutuação na nascente azul é exuberante 🩵

Prof Darc
google
Prof Darc
1 de fevereiro de 2024
Rutiane Góis
google
Rutiane Góis
1 de fevereiro de 2024

Amei o atendimento, maravilhoso os Balneários, muito bom mesmo, iremos repetir os passeios mais vezes, obrigada.

Ana Lucia Leibruder
google
Ana Lucia Leibruder
1 de fevereiro de 2024

alguns problemas de desorganização entre empresa e transfer mas contornados. agentes que tiveram a boa vontade de resolver os problemas foi o diferencial.

Laís Perpétuo
google
Laís Perpétuo
29 de janeiro de 2024

Uma das melhores agências de Bonito. Eles tem um atendimento diferenciado e estão localizados bem próximos do Centro da cidade. Destaco a cordialidade do Ivan que explica e dá dicas que fazem toda diferença na escolha dos passeios. Super recomendo!

Scroll to Top
Reserve seu Passeio
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar