Bonito ou Jalapão: Destinos Imperdíveis para Viajar

Sobre o autor: Thiago Sato vive em Bonito/MS há 12 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de turismo Bonito Eco Tour.

Escolher entre Bonito ou Jalapão para uma viagem é uma questão que deixa muitos turistas ansiosos e com dúvidas. Ambos são destinos nacionais paradisíacos, que proporcionam uma experiência única de imersão na natureza. Do Rio Grande do Sul a Salvador, do Amapá ao Rio de Janeiro, o Brasil é repleto de lugares incríveis para explorar e viajar.

No entanto, as cidades conhecidas pelo “turismo de aventura”, como Bonito e Jalapão, estão em uma categoria à parte. No post de hoje estamos aqui para te guiar através desses destinos encantadores, destacando o que cada um tem de especial. Preparado para começar? Então aperte os cintos e vamos nessa!

Bonito ou Jalapão: Qual dos dois é Ideal para Sua Próxima Viagem?

Para decidir entre Bonito ou Jalapão, antes é essencial explorar o que cada um desses locais tem a oferecer. Então, que tal começar descobrindo suas localizações e as atividades que tornam cada viagem única?

A seguir saiba onde fica e o que é possível fazer em Bonito.

Bonito ou Jalapão?
Foto/Representação: Lagoa Misteriosa

Localização e passeios em Bonito

Bonito é uma cidade turística singular que está situada no Mato Grosso do Sul, coração da região Centro-Oeste do Brasil. É um verdadeiro epicentro do ecoturismo, atraindo inúmeros visitantes durante todo o ano.

Localizada a uma distância de 265 km de Campo Grande, a capital estadual, Bonito pode ser acessada através de estradas pavimentadas, passando por Miranda e Bodoquena, cidades próximas.

Apesar de seu tamanho um tanto quanto modesto, com aproximadamente 23 mil moradoresBonito é uma cidade muito bem preparada para viajar e acolher turistas, especialmente durante a movimentada alta temporada.

Alta temporada em Bonito
Foto: Passeio no Parque Ecológico Rio Formoso

Os visitantes que se aventuram neste refúgio do Mato Grosso do Sul são recebidos por uma enorme variedade de cachoeiras, cavernas, dolinas, balneários e rios com águas transparentes. São mais de 48 passeios para fazer em Bonito.

Este é um local onde o Cerrado, o Pantanal e a Mata Atlântica se encontram, criando um cenário repleto de trilhas para explorar e oportunidades imperdíveis para admirar a vida selvagem e a vegetação nativa.

Além disso, cada dia é agraciado com um espetáculo único de pôr-do-sol e novas paisagens aquáticas.

O que torna Bonito excepcional é sua infraestrutura exemplar, que inclui bancos, restaurantes, hotéis, bares e vias asfaltadas que dão acesso à maioria das atrações. O turismo por aqui também é gerenciado de forma exemplar, com agências especializadas, como a Bonito Ecotour, garantindo uma experiência bem estruturada e agradável.

Para preservar o ambiente natural, o número de visitantes aos passeios é controlado e as atrações são projetadas para acomodar os visitantes de forma sustentável. A iluminação artificial em certas grutas e o uso de rapel elétrico para acessar cavernas estão aí para provar essa teoria.

Poço da Lontra
Foto: Poço da Lontra / Cachoeiras Boca da Onça Ecoturismo

Entre as atrações imperdíveis de Bonito, algumas se destacam como essenciais para qualquer visitante. Entre elas:

  • Abismo Anhumas;
  • Gruta do Lago Azul;
  • Lagoa Misteriosa;
  • Gruta da Catedral (antiga Gruta São Mateus);
  • Aquário Natural;
  • Serra da Bodoquena.

cidade de Bonito encanta com sua estonteante beleza natural, oferecendo locais ideais para práticas de mergulho e flutuação. Podemos citar o Rio Sucuri como exemplo, famoso por ter as águas mais límpidas do Brasil, tornando-o perfeito para tais experiências subaquáticas.

Agora que você já sabe as principais informações para começar a planejar sua viagem para Bonito, que tal tirar suas dúvidas sobre outro importante ponto turístico do cerrado brasileiro: o Jalapão? Continue a leitura e conheça!

Localização e passeios no Jalapão

Antes de fazer qualquer comparação entre Bonito ou Jalapão, também é fundamental conhecer as particularidades de Jalapão. Localizado no estado do Tocantins, na região Norte do Brasil, Jalapão se distingue bastante de Bonito.

Diferente de Bonito, que é uma cidadeJalapão é uma vasta região conhecida como Parque Estadual do Jalapão. É um verdadeiro oásis de aventura, caracterizado por ser um território ainda não totalmente explorado.

Bonito ou Jalapão
Foto: Jalapão (TripAdvisor)

A região é um santuário de belezas naturais, destacando-se por suas cachoeiras, praias de rio, cavernas, dunas, nascentes naturais e cânions. Com aproximadamente 30 mil km² disponíveis para aventura, é um dos destinos de ecoturismo mais ricos do Brasil.

Jalapão está localizado a 195 km de Palmas, a capital tocantinense, e o percurso é predominantemente feito por vias não pavimentadas. Já o acesso é feito através de Novo Acordo-TO ou Ponte Alta do Tocantins-TO, com passagem por Santa Tereza do Tocantins.

Jalapão é um tesouro nacional preservado, que promete uma viagem inesquecível a qualquer visitante. Entre os diversos atrativos, destacam-se os fervedouros, nascentes de rios que surgem do chão que não vazão para água, desenvolvendo uma espécie de “piscina natural” que oferece um banho natural espetacular.

Para aqueles que desejam escapar da agitação das grandes cidades, como São Paulo, Jalapão é o destino ideal. As cidades e distritos que compõem a região incluem São Félix do Tocantins e Mateiros, que são pontos de partida para explorar as maravilhas deste paraíso.

E por falar em maravilhas, não podemos deixar de citar os principais locais para se visitar ao viajar para o destino, não é: Anote aí:

  • Cachoeira da Velha;
  • Serra do Espírito Santo;
  • Pedra Furada;
  • Dunas do Jalapão;
  • Cachoeira da Formiga;
  • Prainha do Rio Novo;
  • Fervedouro do Ceiça;
  • Fervedouro Bela Vista;
  • Cânion do Sussuapara.

Bonito ou Jalapão?

Bonito ou Jalapão: Qual Paraíso Natural Combina Mais com Você?

Agora que você já tem as principais informações sobre ambos os destinos em mãos, torna-se mais simples escolher o destino da sua próxima viagem, seja para Bonito ou Jalapão. Embora ambos compartilhem uma conexão profunda com a natureza, eles oferecem experiências distintas.

Cada local atrai um tipo diferente de turista devido às suas características únicas. Bonito destaca-se por sua infraestrutura avançada e bem planejada, que proporciona uma experiência de ecoturismo bastante segura e confortável para os visitantes de suas atrações.

Em Bonito, existe um sistema eficiente de acolhimento e gerenciamento dos turistas, pois cada ponto turístico possui um limite diário de visitantes. Em contrapartida, o Jalapão, apesar das agências também gerenciarem a visitação, o processo é mais flexível.

O local é ideal para os entusiastas de aventuras extremas, pois apresenta áreas ainda não totalmente mapeadas. Além disso, seus pontos de atração variam consideravelmente de um para outro, mesmo que possam parecer similares à primeira vista.

Bonito/MS
Foto: Bonito/MS

Embora Bonito e Jalapão compartilhem a beleza das cachoeiras, trilhas e grutas, as características de outros locais podem ser bem distintas. Por exemplo, as nascentes dos rios são pontos marcantes dessa diferença.

Em Bonito, os rios fluem com águas límpidas, criando o ambiente ideal para flutuação e para admirar a vida aquática no leito do rio. O Rio Sucuri é um exemplo de referência, sendo reconhecido como o rio mais transparente do Brasil. Já no Jalapão, as nascentes formam fervedouros, proporcionando uma experiência completamente diferente.

Jalapão/TO
Foto:

No geral, optar por Bonito ou Jalapão será uma decisão baseada nas preferências individuais de cada turista, afinal de contas ambos oferecem experiências maravilhosas dentro de suas propostas.

Gostou do nosso post? Então não perca tempo e faça a reserva dos seus passeios na Bonito EcoTour agora mesmo. Entre em contato pelo site ou WhatsApp e conheça nossa proposta! Aproveite também para compartilhar nas redes sociais.

FAQ

  • Qual é a melhor época do ano para visitar Bonito e Jalapão?

    Bonito é uma opção encantadora durante todo o ano, porém sua alta temporada se estende de dezembro a março, quando as cachoeiras alcançam sua plenitude. Por outro lado, o Jalapão pode ser melhor explorado entre maio e setembro, quando as chuvas são escassas e as estradas estão em melhores condições de acesso.

  • Quais atividades de aventura posso esperar em Bonito e no Jalapão?

    Em Bonito, as atividades de aventura incluem mergulho com cilindro, flutuação em rios, exploração de cavernas e grutas, e a emoção de trilhas e descidas de rapel. Já no Jalapão, você pode se aventurar em passeios de veículo 4x4 pelas dunas, relaxar nos fervedouros, praticar rafting em rios e caminhar por entre as belas paisagens do cerrado.

  • Como é a infraestrutura turística em Bonito e no Jalapão?

    Bonito é dotado de uma infraestrutura turística avançada, apresentando uma vasta seleção de hospedagens, restaurantes e ótimas agências de turismo. Por outro lado, o Jalapão, por ser uma área mais isolada, proporciona um contato mais íntimo com a natureza, dispondo de acomodações acolhedoras e simples - como pousadas -, e ênfase no turismo de aventura.

Henrique Belluomini
google
Henrique Belluomini
14 de fevereiro de 2024
Évilin Tavares
google
Évilin Tavares
13 de fevereiro de 2024

Atendimento maravilhoso, super atenciosos e prestativos Recomendo

Fernando Pederneiras dos Santos
google
Fernando Pederneiras dos Santos
9 de fevereiro de 2024

Show, tenha momentos inesquecíveis

Maria Priscila da Silva Palma
google
Maria Priscila da Silva Palma
8 de fevereiro de 2024
Jonos Nunes pinheiro
google
Jonos Nunes pinheiro
5 de fevereiro de 2024

Boa

Renata Nunes
google
Renata Nunes
1 de fevereiro de 2024

Simplesmente maravilhoso nosso passeio em Bonito, a flutuação na nascente azul é exuberante 🩵

Prof Darc
google
Prof Darc
1 de fevereiro de 2024
Rutiane Góis
google
Rutiane Góis
1 de fevereiro de 2024

Amei o atendimento, maravilhoso os Balneários, muito bom mesmo, iremos repetir os passeios mais vezes, obrigada.

Ana Lucia Leibruder
google
Ana Lucia Leibruder
1 de fevereiro de 2024

alguns problemas de desorganização entre empresa e transfer mas contornados. agentes que tiveram a boa vontade de resolver os problemas foi o diferencial.

Laís Perpétuo
google
Laís Perpétuo
29 de janeiro de 2024

Uma das melhores agências de Bonito. Eles tem um atendimento diferenciado e estão localizados bem próximos do Centro da cidade. Destaco a cordialidade do Ivan que explica e dá dicas que fazem toda diferença na escolha dos passeios. Super recomendo!

Scroll to Top
Reserve seu Passeio
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar