Rio Sucuri em Bonito MS

Sobre o autor: Thiago Sato vive em Bonito/MS há 12 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de turismo Bonito Eco Tour.

Localizado na Fazenda São Geraldo, a 19km do centro de Bonito, está a nascente de um dos rios com água mais cristalina do mundo. Isso mesmo, você não precisa ir longe para vivenciar uma experiência única. O Rio Sucuri em Bonito/MS oferece uma beleza exuberante e única.

O rio é conhecido pelas águas cristalinas. A visibilidade permite a observação de peixes e outras experiências durante o passeio. A nascente deslumbrante também conta com uma flora de destaque.

No Rio Sucuri, é possível nadar, andar de barco e também fazer trilhas no entorno. O nome pode até assustar, mas vale a pena fazer um passeio pelo rio, conhecer a beleza e as curiosidades que só Bonito MS pode oferecer.

Rio Sucuri

Como chegar no Rio Sucuri?

É bom observar o caminho até a nascente do Rio Sucuri. Como fica a 19 km de distância do centro de Bonito, o percurso leva cerca de 40 minutos. A estrada é de terra, passando pela entrada do receptivo da Trilha Boiadeira.

O caminho é bem sinalizado. Pode ser feito de carro ou por transporte coletivo disponibilizado em pacotes de viagem para Bonito. Também recomenda-se o uso de mapas, como o que você pode conferir abaixo, ou de apps off-line, já que algumas operadoras de internet não funcionam no local.

Tem Cobra no Rio Sucuri?

Começando pelo nome. O Rio Sucuri em Bonito/MS não recebeu esse nome devido às cobras dessa espécie. Apesar da presença de sucuris (assim como em qualquer outro rio), não há riscos de acidentes. O nome, na verdade, vem do formato ondulado e curvo.

Em 1975, ao sobrevoar o rio, um visitante comentou que a aparência lembrava o de uma sucuri. Tanto pelas curvas quanto pelas “manchas” que a vegetação formava através da água cristalina.

Mergulhadores também o chamam de “Rio Invisível”. A transparência da água é tanta que o Sucuri está na lista dos 10 rios com água mais clara do mundo. O lugar perfeito para ter a experiência que só as águas cristalinas podem oferecer.

Rio Sucuri Formato Sucuri

Qual a melhor época para passear no Rio Sucuri em Bonito/MS

A cidade pode ser visitada e admirada durante todo o ano. Entretanto, para passear no Rio Sucuri em Bonito/MS, recomenda-se considerar alguns aspectos da região.

O primeiro deles é o clima. Como a cidade está localizada em uma área tropical, tem duas estações bem definidas: uma seca, no inverno, e uma úmida, no verão. Porém, a temperatura da água do rio se mantém constante durante o ano, variando entre 21ºC e 23ºC.

Assim, a consideração sobre o clima se deve à sensação térmica. Porém, quando a temperatura externa a água do Sucuri está mais baixa, as roupas em neoprene auxiliam a manter o corpo aquecido. Dessa forma, é possível fazer a flutuação.

Outro ponto é analisar a alta e baixa temporada, o que influencia nos valores. Mas, o Rio Sucuri Ecoturismo é daqueles passeios incríveis em qualquer época. No inverno, por exemplo, a água costuma ficar mais cristalina, o que deixa a experiência excepcional.

Por fim, para escolher quando ir em Bonito/MS, recomendamos que você analise os seus gostos e o que pretende fazer. A cidade está sempre facinante e esperando por você.

Nascentes Rio Sucuri Bonito MS Agência Bonito Eco Tour

Passeios no Sucuri em Bonito

O Rio Sucuri em Bonito/MS oferece muitas opções de passeios incríveis. Eles se encaixam nos mais diversos perfis de visitantes.

Por isso, separamos 3 coisas para você fazer no Sucuri. Confira!

Trilha na nascente do Sucuri

Se você é daqueles que gosta de fazer trilha e andar por meio da natureza fascinante, é possível fazer uma pelas margens do Rio Sucuri em Bonito/MS. É uma oportunidade para conhecer a fauna e flora da região, que apresenta uma aparência extravagante e rica da mata tropical.

O passeio começa na fazenda São Geraldo e vai até a nascente, onde você pode fazer flutuação ou passear de barco em uma experiência fascinante. Há um guia local que acompanha o grupo durante a trilha. Ele é responsável por apresentar a vegetação e a região por meio de histórias e curiosidades.

Flutuação no Rio Sucuri em Bonito/MS

A flutuação é um método de mergulho no qual o visitante fica perto da superfície, como se estivesse boiando de barriga para baixo. No Rio Sucuri em Bonito/MS, a flutuação tem aproximadamente 1,8 km e é deslumbrante! O passeio possibilita conhecer a nascente do rio, a fauna e flora aquática e ter a experiência de estar em uma das águas mais cristalinas do mundo.

Um ponto importante é que não é necessário saber nadar.  O mergulhador usa um colete salva-vidas que auxilia na flutuação. Além disso, a correnteza do rio conduz os visitantes lentamente pelo percurso exuberante. Assim, é ideal para crianças a partir de quatro anos.

Mesmo assim, antes do passeio iniciar, há um treinamento em piscina própria para isso. A ideia é fazer a adaptação da máscara usada para respiração durante a atividade, conhecida como snorkel.

Durante todo o passeio, há um barco de apoio acompanhando. Também é proibido o uso de repelentes ou protetor solar durante o percurso.

Passeio de Flutuação no Rio Sucuri

Flutuação no Rio Sucuri Bonito Mato Grosso do Sul

Passeio de barco

Outra opção é passear de barco pelo Rio Sucuri em Bonito/MS. Ideal para toda a família, as águas tranquilas oferecem uma experiência emocionante. Porém, recomenda-se que os visitantes tenham um condicionamento físico leve para aproveitar bem o passeio.

Como escolher meus passeios?

São muitas opções para conhecer o Rio Sucuri em Bonito/MS. O passeio é muito requisitado, sendo ideal reservar com antecedência. Ao montar o seu roteiro, inclua passeios que estejam relativamente próximos entre si. Dessa forma, você poderá aproveitar mais as belezas de Bonito fazendo-os em sequência.

Entre as opções, você pode escolher Gruta do Lago Azul e Rio Sucuri ou Estância Mimosa com Rio Sucuri, passseios para se fazer depois da flutuação nas nascentes do Rio Sucuri.

Confira outras combinações de passeios possíveis no mesmo caminho ou proximidade:

Quanto custa passeio no Rio Sucuri Ecoturismo e o que levar

O receptivo do passeio conta com restaurante, ducha, piscina, guarda-volume e até wi-fi. O passeio inclui guia, colete salva-vidas, materiais de primeiros socorros, roupa de neoprene, calçado para a flutuação, seguro contra acidentes, snorkel e máscara e o treinamento. Os passeios custam entre R$ 201,00 e R$ 249,00 e acontecem entre 07h e 16h.

Por isso, recomendamos que busque por agências que criam roteiros de acordo com o seu perfil. A Bonito Eco Tour é uma delas. Aqui, o seu roteiro de viagem é personalizado sem nenhum custo extra. Tudo para você aproveitar Bonito!

Henrique Belluomini
google
Henrique Belluomini
14 de fevereiro de 2024
Évilin Tavares
google
Évilin Tavares
13 de fevereiro de 2024

Atendimento maravilhoso, super atenciosos e prestativos Recomendo

Fernando Pederneiras dos Santos
google
Fernando Pederneiras dos Santos
9 de fevereiro de 2024

Show, tenha momentos inesquecíveis

Maria Priscila da Silva Palma
google
Maria Priscila da Silva Palma
8 de fevereiro de 2024
Jonos Nunes pinheiro
google
Jonos Nunes pinheiro
5 de fevereiro de 2024

Boa

Renata Nunes
google
Renata Nunes
1 de fevereiro de 2024

Simplesmente maravilhoso nosso passeio em Bonito, a flutuação na nascente azul é exuberante 🩵

Prof Darc
google
Prof Darc
1 de fevereiro de 2024
Rutiane Góis
google
Rutiane Góis
1 de fevereiro de 2024

Amei o atendimento, maravilhoso os Balneários, muito bom mesmo, iremos repetir os passeios mais vezes, obrigada.

Ana Lucia Leibruder
google
Ana Lucia Leibruder
1 de fevereiro de 2024

alguns problemas de desorganização entre empresa e transfer mas contornados. agentes que tiveram a boa vontade de resolver os problemas foi o diferencial.

Laís Perpétuo
google
Laís Perpétuo
29 de janeiro de 2024

Uma das melhores agências de Bonito. Eles tem um atendimento diferenciado e estão localizados bem próximos do Centro da cidade. Destaco a cordialidade do Ivan que explica e dá dicas que fazem toda diferença na escolha dos passeios. Super recomendo!

Scroll to Top
Reserve seu Passeio
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar