Bonito MS - Agência de Turismo em Bonito: Passeios, Hospedagem e transportes

Bonito em Julho


Sobre o autor: Thiago Sato vive em Bonito/MS há 12 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de turismo Bonito Eco Tour.


Ao planejar sua visita a Bonito em julho, é essencial considerar tanto o clima quanto as atividades que a cidade oferece. Este guia fornece um panorama das temperaturas médias, eventos exclusivos do mês e atrações imperdíveis.

Bonito em Julho

O Clima de Bonito em Julho

Durante o mês de julho, Bonito/MS apresenta um tempo frio e seco, com termômetros marcando entre 10°C e 26°C.

Recomendamos levar vestimentas apropriadas para o frio – que ocorre na parte da noite – e peças mais frescas para os períodos mais quentes do dia.

Além do mais, prepare-se para as geadas noturnas, um fenômeno usual em Bonito durante julho.

Apesar do frio, as opções de lazer ao ar livre em Bonito são inúmeras e encantadoras.

As águas límpidas das cachoeiras e rios, por exemplo, são um convite constante aos turistas. Explorar a Gruta Lago Azul, mergulhar nas águas transparentes com máscara e snorkel, e embarcar em safáris pelo Pantanal são atividades que prometem experiências memoráveis.

Melhores atrações e passeios de Bonito em julho

Além de apresentar eventos e festivais cativantes, Bonito é repleto de atrações turísticas que brilham em julho. Os rios são um verdadeiro paraíso de águas límpidas e convidativas, por isso são ideais para atividades aquáticas como snorkeling, mergulho e passeios de bote.

Julho é um dos meses de pico para o turismo em Bonito, Mato Grosso do Sul, coincidindo com as férias escolares de meio de ano. Assim, junto com dezembro e janeiro, julho se destaca como um período de grande movimento de turistas na região.

Embora as condições climáticas variem bastante entre esses dois períodos, no final do ano, o verão traz chuvas abundantes que realçam ainda mais a beleza das cachoeiras e balneários.

Por outro lado, julho é marcado pela estiagem do inverno, proporcionando rios de águas transparentes. É por isso que os passeios mais procurados em Bonito-MS durante este mês são:

  • Flutuação Rio Sucuri;
  • Gruta do Lago Azul;
  • Lagoa Misteriosa;
  • Ceita Corê;
  • Aquário Natural Bonito;
  • Serra da Bodoquena;
  • Gruta da Catedral (antiga Gruta São Mateus).

Agora que você já conhece as principais atrações de Bonito em julho, que tal detalhar cada uma delas para entender melhor o que cada uma tem a oferecer?

Acompanhe!

1. Flutuação Rio Sucuri

No verão, as chuvas intensas na região podem turvar as águas dos rios.

Contudo, no auge do inverno seco, a água alcança uma clareza excepcional. É por essa razão que as flutuações se tornam atividades imperdíveis para quem visita Bonito em julho.

Flutuação Rio Sucuri

Quando falamos de flutuação, não podemos deixar de mencionar o Rio Sucurifamoso por ser o mais límpido do Brasil.

A aventura começa na nascente do rio, onde a água é ainda mais clara, proporcionando um cenário perfeito para a atividade.

Equipado com uma roupa de neoprene e acessórios de snorkel, você terá a oportunidade de mergulhar em um mundo subaquático e observar tudo claramente.

Durante o passeio, você flutuará de bruços e terá uma visão do fundo do rio e de sua vida aquática.

O Rio Sucuri se destaca não só como uma das jóias naturais da região, mas também como um dos destinos fluviais mais desejados do Brasil.

Uma breve caminhada por entre nascentes de águas puras e translúcidas leva você ao ponto de partida para a flutuação, onde você ficará em harmonia com a vida aquática, observando os peixes de pertinho!

2. Gruta do Lago Azul

Gruta do Lago Azul é o coração turístico de Bonito/MS e uma atração que vale a visita durante todo o ano. Sua localização também é ótima, próxima ao centro da cidade, e naturalmente coberta, permite que seja acessada com toda a segurança, independentemente do clima.

Gruta do Lago Azul

lago azul, que dá nome à gruta, é a estrela do local. Suas águas são de um azul tão profundo e translúcido que capturam os olhares e encantam por sua singularidade. A caverna também é um espetáculo à parte, adornada com espeleotemas e outras formações geológicas que criam um cenário de outro mundo.

Mesmo sem a possibilidade de interação física – como natação ou mergulho -, este passeio é uma verdadeira jornada de apreciação visual, onde os visitantes desfrutam de toda a beleza local. A excelência do lugar encanta os que visitam Bonito. Não é à toa que a Gruta do Lago Azul já foi o lar de diversas espécies que hoje não existem mais.

Prepare-se para uma aventura com uma descida de 200 metros, atravessando mais de 300 degraus até alcançar um lago deslumbrante.

cor azul do lago muda com a luz do sol que se filtra pela caverna, criando um espetáculo visual. Tanto o lago quanto a gruta são tesouros naturais que merecem ser visitados e admirados.

3. Lagoa Misteriosa

Imagine-se flutuando onde as profundezas são um “enigma”. Essa é a aventura que a Lagoa Misteriosa oferece! Aqui, você não só flutua como também tem a chance de mergulhar nas suas águas um tanto quanto enigmáticas. Ou seja, é uma experiência só para os valentes!

Lagoa Misteriosa

Visitar a Lagoa Misteriosa em julho é o mais indicado, pois é o principal destino de mergulho em água doce do Brasil e está aberto somente no inverno.

Tanto as flutuações, que permitem aos visitantes boiar tranquilamente, quanto o mergulho são atividades bastante populares em Bonito. A cidade é reconhecida por essas experiências, especialmente pela Lagoa Misteriosa, uma imensa dolina inundada que se destaca na área.

Antigamente, esse local possuía um teto que, com o passar do tempo, colapsou, deixando expostos apenas a superfície e o lago. A água, de um azul profundo, surpreende pela clareza, permitindo visibilidade até 40 metros de distância.

Viajar para Bonito em julho é sinônimo de encontrar as condições ideais para explorar a região. Durante o verão, a dolina é inacessível para visitação, tornando o inverno a época perfeita para o passeio.

A Lagoa Misteriosa fascina por sua profundidade desconhecida, que já foi medida até 220 metros, mas pode ser ainda maior. É esse enigma que dá origem ao seu nome e ao fascínio que ela exerce.

A dolina é quase sempre listada como uma das principais escolhas para mergulhadores experientes. Contudo, até aqueles sem experiência prévia têm a oportunidade de se divertir com esta atração.

4. Ceita Corê

Na Ceita Corê você poderá desfrutar de uma estadia encantadora em uma fazenda espetacular, onde um café da manhã ao estilo colonial e uma variedade de atrações esplêndidas esperam por você.

As inúmeras cachoeiras de águas límpidas do lugar te convidam para um mergulho refrescante, e há ainda mais passeios disponíveis para uma verdadeira imersão na natureza!

Ceita Corê - Bonito

fazenda Ceita Corê se destaca por oferecer uma das experiências mais ricas da região, incluindo cachoeiras, trilhas e flutuações. Sua arquitetura tradicional e construção clássica narram a história local, capturando a atenção de todos que a visitam.

Visitar Bonito em julho é essencial para quem deseja experimentar plenamente suas atrações. Porém, devemos te lembrar que é um passeio que exige um dia completo, pois a aventura se estende por toda a manhã e tarde com atividades distintas.

Pela manhã, os aventureiros são guiados pelo Vale do Chapeninha numa trilha de 4 km, com paradas estratégicas em seis deslumbrantes cachoeiras para momentos de descanso e contemplação.

Após retornarem à fazenda para um merecido descanso e um almoço revigorante, os visitantes se preparam para a jornada da tarde: uma exploração pela nascente do Rio Chapena.

Ali, encontram uma enorme caverna que abriga um lago com impressionantes 158 metros de profundidade. Portanto, para aqueles que procuram grandes experiências em um só destino, a fazenda Ceita Corê é uma boa pedida.

Fazenda Ceita Corê

Hospede-se em uma fabulosa fazenda que oferece um autêntico café da manhã colonial e uma série de maravilhosas atrações nas proximidades. Encante-se com as diversas cachoeiras de águas translúcidas – prontas para você dar um mergulho refrescante.

E não para por aí: há uma variedade de passeios disponíveis para você se conectar com o esplendor da natureza!

5. Aquário Natural Bonito

Aquário Natural é uma excelente escolha para quem busca experiências de flutuação durante a alta temporada de julho em Bonito. Localizado na Reserva Ecológica Baía Bonita, é aqui que se encontra a nascente do Rio Baía Bonita.

Este passeio é reconhecido também pela sua conveniência, sendo a alternativa de flutuação mais perto do centro da cidade.

Caracteriza-se também por suas águas serenas e cristalinas, tornando-o o local ideal para um passeio familiar, acolhendo com segurança crianças a partir de 5 anos e idosos.

Flutuação no Aquário Natural

Por acontecer diretamente na nascente do rio, a experiência de flutuação no Aquário Natural de Bonito é muito procurada.

Mas fique tranquilo, antes de iniciar, você será equipado adequadamente e passará por um treinamento detalhado com um instrutor, garantindo uma aventura segura e agradável!

6. Serra da Bodoquena

Semelhante à Ceita Corê, a Serra da Bodoquena oferece um leque completo de atividades, o que torna recomendável dedicar um dia inteiro para desfrutar de todas as experiências disponíveis.

Cachoeiras Serra da Bodoquena

A aventura começa com uma caminhada de aproximadamente 2,5 km dentro do Parque Nacional da Serra da Bodoquena – uma área de conservação exemplar no Mato Grosso do Sul, abrigando a flora e fauna características do Cerrado e da Mata Atlântica.

Ao longo da trilha, há momentos reservados para desfrutar das refrescantes cachoeiras e piscinas naturais. Na fazenda, que marca o término do percurso, você encontrará um balneário repleto de entretenimento, incluindo emocionantes tirolesas.

E para completar, a Serra da Bodoquena convida para uma flutuação memorável na nascente do Rio Azul, situada um pouco além da fazenda.

Cachoeira da Serra da Bodoquena

Aproveite a oportunidade única de explorar este espetacular conjunto de cachoeiras, com trilhas guiadas e piscinas naturais ideais para um mergulho revigorante e purificador.

E não é só isso: você também será recompensado com um almoço saboroso, repleto de pratos tradicionais que capturam a essência de Bonito, proporcionando uma verdadeira imersão na cultura local.

Enquanto flutua por mais de 600 metros, você terá a chance de observar o leito do rio em todos os seus detalhes. Portanto, se está planejando visitar Bonito em julho, é essencial incluir essa experiência no seu itinerário.

7. Gruta da Catedral – Antiga Gruta São Mateus

Embora a Gruta do Lago Azul seja a mais famosa e frequentada, existem outras alternativas maravilhosas para exploração e admiração na região. A Gruta da Catedral, anteriormente conhecida como Gruta São Mateus, é uma dessas opções.

Gruta da Catedral

Esta caverna seca, que não tem lagos ou reservatórios de água, é conhecida por ter entradas e saídas em locais distintos, proporcionando uma experiência de visita única. Embora possa parecer apenas um detalhe, essa característica confere ao passeio uma certa singularidade, permitindo uma jornada sem a necessidade de retraçar os passos.

Assim, cada momento dentro da gruta é uma descoberta constante para o visitante.

A estrutura rochosa da gruta “evoca” as majestosas catedrais góticas medievais em sua fachada. Durante as caminhadas guiadas, você pode atravessar a montanha por trilhas subterrâneas que vão de um extremo ao outro, proporcionando oportunidades fotográficas memoráveis ao longo do caminho.

Como é o clima de Bonito em julho?

A ocasião ideal para visitar Bonito/MS é… quando você tiver a oportunidade! De fato, julho é considerado uma excelente escolha, mesmo sendo alta temporada, pois permite que os visitantes desfrutem das belezas naturais singulares do local.

Durante o mês de julho, a incidência de chuvas em Bonito é baixa, o que significa que as águas permanecem claras e convidativas.

Contudo, é importante lembrar que, no inverno, as temperaturas em Bonito podem mudar significativamente ao longo do dia. Portanto, é aconselhável preparar um guarda-roupa versátil, com peças que possam ser sobrepostas ou retiradas de acordo com a necessidade.

Viajar para Bonito MS em Julho vale a pena?

Julho é uma época maravilhosa para uma viagem em família, aproveitando as férias escolares. Se você está em dúvida sobre onde passar esses dias de descanso durante o inverno, considere visitar Bonito MS, Serra da Bodoquena e o Pantanal.

É a hora perfeita para admirar os peixes coloridos nas águas límpidas da região! Em julho, Bonito MS apresenta um clima seco, com pouca probabilidade de chuva, especialmente porque junho, julho e agosto são os meses mais secos historicamente.

Em Julho em Bonito, o céu costuma estar claro e azul, prometendo dias ensolarados com temperaturas que oscilam entre 14°C e 24°C.

Durante os passeios diurnos, você pode esperar um clima agradável, com termômetros marcando até 29°C, enquanto as noites tendem a ser um pouco mais frescas. Portanto, é aconselhável se preparar com vestimentas leves para o dia e agasalhos para a noite.

Neste período do ano, os rios Prata, Sucuri, do Peixe e Formoso revelam suas águas mais límpidas, transformando-se em um grande espetáculo da vida aquática. A temperatura das águas se mantém agradável, variando de 21°C a 24°C, ideal para a observação da rica biodiversidade subaquática.

Além disso, a clareza das águas é o convite perfeito para atividades como flutuação e mergulho, proporcionando um encontro íntimo com o mundo submerso.

Toda experiência pode ser ainda maior, escolhendo uma hospedagem que lhe agrada. Na região, há dezenas de Hotéis, Pousadas, ChalésHotéis fazendas e Hotéis de Luxo.

Os balneários locais também são altamente recomendados. Além disso, as trilhas que percorrem paisagens naturais e as grutas ancestrais são experiências imperdíveis, oferecendo uma conexão profunda com a história natural do lugar.

Julho é um mês animado em Bonito MS, destacando-se por dois eventos culturais imperdíveis: a Feira Literária de Bonito, que celebra a literatura com narrações e oficinas variadas, e o Festival de Inverno de Bonito, que anima o centro da cidade com uma programação diversificada de shows, cinema e teatro.

Julho é uma época estratégica para visitar Bonito MS, pois até o dia 9, a região está mais tranquila, sendo considerada baixa temporada.

Isso se traduz em tarifas especiais em muitos passeios e uma cidade menos lotada, proporcionando uma experiência mais exclusiva e sem filas nos pontos turísticos, o que enriquece ainda mais a viagem.

De 9 de julho até o começo de agosto, Bonito MS entra na alta temporada devido às férias escolares. Portanto, para quem deseja desfrutar da tranquilidade da baixa temporada, é recomendável organizar a viagem para antes dessa data!

Dicas para aproveitar sua viagem a Bonito em Julho

Traga uma camiseta para vestir por baixo

As flutuações nos rios de águas transparentes estão entre os destaques de Bonito. Em julho, a temperatura dessas águas se mantém estável, cerca de 22°C, o que enriquece ainda mais essa atividade.

Para uma experiência completa, sugerimos o uso de uma camiseta de manga longa, preferencialmente térmica, sob o traje de neoprene, e o aluguel de uma câmera subaquática para capturar as lembranças.

Reserve os passeios em Bonito com antecedência

É essencial planejar sua visita a Bonito com antecedência, pois a cidade opera com um número limitado de visitantes por dia em cada atração.

Com julho sendo alta temporada, as reservas para atividades populares como a Lagoa Misteriosa, Gruta do Lago Azul, Rio da Prata e Rio Sucuri devem ser feitas com meses de antecedência para garantir seu lugar.

Além disso, aproveite para saborear a gastronomia local, que se destaca pelos pratos feitos com peixe de água doce, especialmente aqueles preparados com molhos saborosos, perfeitos para aquecer os dias de frio.

Experimente a culinária local

Não deixe de provar as delícias da culinária regional, especialmente os pratos preparados com peixe de rio, como o pintado e o pacu, que são muito valorizados no Mato Grosso do Sul.

Além disso, os pratos com molho de urucum são uma escolha perfeita para aquecer os dias frios de inverno.

FAQ

Como é o clima de Bonito em julho?

Como mencionado anteriormente, o mês de julho em Bonito corresponde à estação seca e de inverno, caracterizada pela ausência de chuvas.

Durante este período, as temperaturas variam de 14 ºC a 25 ºC, e os rios apresentam um fluxo reduzido, porém com águas de uma clareza excepcional.

As atividades ao ar livre, incluindo visitas a balneários, exploração de trilhas e banhos em cachoeiras, são excelentes escolhas para aproveitar o clima agradável nesta época do ano.

Como devo me vestir em Bonito em Julho?

Sugerimos que você traga peças adequadas para o frio da noite e trajes mais leves para os momentos mais quentes durante o dia. Esteja preparado também para as geadas noturnas que costumam ocorrer neste período do ano.

Quais são as melhores atrações e passeios em Bonito durante o mês de julho?

Julho é um excelente período para explorar Bonito, especialmente se você gosta de atividades ao ar livre, devido à pureza das águas das cachoeiras e rios.

Não deixe de fazer sua viagem para Bonito MS em Julho e conhecer atividades e lugares como a Flutuação no Rio Sucuri, a Gruta do Lago Azul, a Lagoa Misteriosa, Ceita Corê, o Aquário Natural Bonito, a Serra da Bodoquena e a Gruta da Catedral.

mês é perfeito para praticar snorkeling, mergulho e passeios de bote, curtindo a transparência das águas e a beleza natural da região.

Naira Polyana Donato Figueiredo
google
Naira Polyana Donato Figueiredo
26 de Janeiro de 2024 15:27

A avaliação positiva não ocorre somente quando dá tudo certo, mas principalmente quando algo não sai como o esperado e a agência dá todo suporte pós venda, ajudando a achar a melhor solução para o caso. Agradeço o profissionalismo após eu cancelar um dos passeios e ter a devolução do valor de volta sem burocracias.

Nestor Camargo
google
Nestor Camargo
01 de Janeiro de 2024 21:57

A Agência de turismo nos proporcionou os melhores 5 dias que tive, com as melhores programações e dicas dos vendedores, agradeço a todos pela atenção e cuidado.

Luiz Brasil
google
Luiz Brasil
04 de Novembro de 2023 11:34

Bonito é perfeito, com muita aventura durante a viagem. E fui muito bem recebido pela agência Bonito Eco Tour. Sensacional

Dieny Sorrir Mais
google
Dieny Sorrir Mais
04 de Novembro de 2023 11:04

Recomendo totalmente essa agência. Quem quiser ter uma estadia confortável e segura em Bonito, pode dar preferência a Eco Tour, pois o comprometimento do dono e dos funcionários é incrível. O cuidado com as informações sobre os lugares, horários e detalhes fazem toda a diferença. Foi uma grata surpresa a atenção que recebi, muito acima da média. Agradeço a indicação que recebi de uma amiga e realmente ela não exagerou. Gratidão Eco Tour, por ter deixado minha viagem excepcional. Vcs são um exemplo no atendimento e na simpatia.

Laís Perpétuo
google
Laís Perpétuo
29 de Janeiro de 2024 20:21

Uma das melhores agências de Bonito. Eles tem um atendimento diferenciado e estão localizados bem próximos do Centro da cidade. Destaco a cordialidade do Ivan que explica e dá dicas que fazem toda diferença na escolha dos passeios. Super recomendo!

Naira Polyana Donato Figueiredo
google
Naira Polyana Donato Figueiredo
26 de Janeiro de 2024 15:27

A avaliação positiva não ocorre somente quando dá tudo certo, mas principalmente quando algo não sai como o esperado e a agência dá todo suporte pós venda, ajudando a achar a melhor solução para o caso. Agradeço o profissionalismo após eu cancelar um dos passeios e ter a devolução do valor de volta sem burocracias.

Nestor Camargo
google
Nestor Camargo
01 de Janeiro de 2024 21:57

A Agência de turismo nos proporcionou os melhores 5 dias que tive, com as melhores programações e dicas dos vendedores, agradeço a todos pela atenção e cuidado.

Luiz Brasil
google
Luiz Brasil
04 de Novembro de 2023 11:34

Bonito é perfeito, com muita aventura durante a viagem. E fui muito bem recebido pela agência Bonito Eco Tour. Sensacional

Dieny Sorrir Mais
google
Dieny Sorrir Mais
04 de Novembro de 2023 11:04

Recomendo totalmente essa agência. Quem quiser ter uma estadia confortável e segura em Bonito, pode dar preferência a Eco Tour, pois o comprometimento do dono e dos funcionários é incrível. O cuidado com as informações sobre os lugares, horários e detalhes fazem toda a diferença. Foi uma grata surpresa a atenção que recebi, muito acima da média. Agradeço a indicação que recebi de uma amiga e realmente ela não exagerou. Gratidão Eco Tour, por ter deixado minha viagem excepcional. Vcs são um exemplo no atendimento e na simpatia.

Laís Perpétuo
google
Laís Perpétuo
29 de Janeiro de 2024 20:21

Uma das melhores agências de Bonito. Eles tem um atendimento diferenciado e estão localizados bem próximos do Centro da cidade. Destaco a cordialidade do Ivan que explica e dá dicas que fazem toda diferença na escolha dos passeios. Super recomendo!