Conheça mais sobre o ecoturismo no Brasil

Sobre o autor: Thiago Sato vive em Bonito/MS há 12 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de turismo Bonito Eco Tour.

O ecoturismo vem crescendo cada vez mais no turismo brasileiro, portanto se faz necessário discutir um pouco mais sobre o assunto.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), “o ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural, cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas”.

Portanto, essa vertente do turismo tem por objetivo atingir os princípios fundamentais do desenvolvimento sustentável, em que a “exploração” dos elementos naturais ocorre de forma consciente e ecologicamente correta.

A grande verdade é que o contato com a natureza de trata de uma prioridade para muitos turistas que procuram descansar de forma correta, segundo os mesmos, a natureza proporciona um conforto diferenciado para quem deseja relaxar em determinado momento em algum período do ano.

Existem pessoas que preferem ter contato com a natureza, do que se satisfazerem em grandes centros urbanos.

Apesar de muitas pessoas preferirem a agitação de uma cidade movimentadas, o ecoturismo vem crescendo cada vez mais no Brasil.

O ecoturismo é uma forma de viagem que tem ganhado popularidade em todo o mundo, especialmente entre os viajantes conscientes que buscam explorar a natureza sem prejudicá-la. Neste guia, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre o ecoturismo, incluindo sua definição, benefícios, destinos populares e como escolher a melhor empresa de viagem.

Ecoturismo: Cachoeiras - Agência de Turismo Bonito Eco Touro

O que é o Ecoturismo?

O ecoturismo é uma forma de turismo que busca preservar a natureza e minimizar seu impacto negativo. Isso inclui visitar áreas selvagens, parques nacionais, reservas florestais e outros destinos de vida selvagem com o objetivo de aprender sobre a natureza e preservá-la para as gerações futuras.

O ecoturismo também promove a conscientização ambiental e incentiva as comunidades locais a preservar suas tradições e meios de subsistência. Ao escolher empresas de viagem que apoiam o ecoturismo, os viajantes podem contribuir para o desenvolvimento sustentável dessas comunidades e ajudar a proteger a biodiversidade.

Por que escolher o Ecoturismo?

Existem muitos benefícios em escolher o ecoturismo como sua próxima forma de viagem. Alguns dos mais importantes incluem:

  • Conhecer a natureza: o ecoturismo permite que os viajantes exploram áreas selvagens e vejam de perto a vida selvagem, incluindo animais raros e plantas exóticas.
  • Conscientização ambiental: o ecoturismo incentiva a conscientização ambiental e ajuda a proteger a biodiversidade ao apoiar as comunidades locais e as iniciativas de conservação.
  • Desenvolvimento sustentável: ao escolher empresas de viagem que apóiam o ecoturismo, os viajantes podem contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais e ajudar a proteger a natureza para as gerações futuras.
  • Experiência única: o ecoturismo oferece uma experiência de viagem única e inesquecível, permitindo que os viajantes explorem lugares selvagens e incríveis.

Destinos Populares de Ecoturismo

Existem muitos destinos incríveis ao redor do mundo que são ideais para o ecoturismo. Alguns dos mais populares incluem:

  • Amazônia Brasileira: a Amazônia é uma das florestas tropicais mais ricas e biodiverse do mundo, com uma grande variedade de animais, plantas e ecossistemas. É possível fazer trilhas, acampamentos e visitas às comunidades indígenas na região.
  • Galápagos, Equador: as ilhas Galápagos são conhecidas por seus animais únicos, incluindo as tartarugas gigantes e as iguanas marinhas. É possível fazer passeios de barco, snorkel e caminhadas para explorar a vida selvagem da região.
  • África do Sul: a África do Sul é famosa por suas reservas de vida selvagem, incluindo o Parque Nacional Kruger e a Reserva de Caça Sabi Sands. É possível ver os “Big Five” (leão, leopardo, rinoceronte, elefante e búfalo) e outros animais raros na região.
  • Costa Rica: a Costa Rica é conhecida por sua biodiversidade, incluindo florestas tropicais, praias de areia branca e vida selvagem variada. É possível fazer trilhas, mergulhos com snorkel e observação de aves na região.

Bonito a Amazônia Brasileira: Conheça as belezas naturais deste paraíso tropical

A Amazônia Brasileira é um dos lugares mais fascinantes do mundo, repleto de belezas naturais, cultura rica e diversidade de espécies animais. Dentre todos os seus encantos, um dos mais destacados é “Bonito”, cidade localizada no estado de Mato Grosso do Sul.

A cidade de Bonito: o paraíso tropical da Amazônia Brasileira

Bonito a Amazônia Brasileira” é conhecido por suas belas cachoeiras, rios cristalinos e grutas incríveis, além de sua preservação ambiental rigorosa e sua atenção ao turismo de base comunitária.

Mas, o que torna Bonito tão especial e atrai visitantes de todo o mundo? Vamos conhecer um pouco mais sobre esta cidade incrível.

Cachoeiras e rios de águas cristalinas

Um dos principais atrativos de Bonito é sua natureza preservada e suas águas cristalinas, que atraem mergulhadores e amantes da natureza. As cachoeiras, como a “Gruta do Lago Azul” e a “Cachoeira da Serra da Bodoquena“, são verdadeiras obras-primas da natureza e oferecem cenários de tirar o fôlego.

Além disso, os rios de águas cristalinas, como o Rio da Prata, o Rio da Pratinha e o Rio Formoso, são ideais para atividades como flutuações, snorkel e passeios de barco. Neles, é possível avistar peixes coloridos, tartarugas e outros animais aquáticos em meio a paisagens de cortar a respiração.

Grutas e cavernas

Outra atração imperdível em Bonito é a visita às grutas e cavernas da região, como a “Gruta do Padre“, a “Gruta Azul” e a “Gruta do Acuífero”. Essas grutas oferecem um mergulho no mundo subterrâneo da Amazônia, com formações rochosas únicas e belezas naturais inacreditáveis.

 

Como Escolher a Melhor Empresa de Viagem de Ecoturismo

Ao escolher uma empresa de viagem para sua viagem de ecoturismo, é importante considerar alguns fatores para garantir que você tenha a melhor experiência possível. Algumas coisas a considerar incluem:

  • Responsabilidade ambiental: verifique se a empresa de viagem segue práticas sustentáveis e se apoia a conservação da vida selvagem e das comunidades locais.
  • Guias experientes: verifique se a empresa de viagem contrata guias experientes e conhecedores da região para garantir que você tenha a melhor experiência possível.
  • Comentários de outros viajantes: leia comentários de outros viajantes para verificar se a empresa de viagem é confiável e oferece uma experiência de viagem satisfatória.
  • Preços: verifique se os preços da empresa de viagem são competitivos e incluem todos os custos da viagem, incluindo alimentação, transporte e acomodações.

 

Bonito MS

Onde não deixar de ir em Bonito MS?

Mas porque o ecoturismo vem crescendo cada vez mais no Brasil?

No Brasil contamos com um território vasto em beleza natural, e ao mesmo tempo com muitos centros urbanos.

Os centros urbanos estão cada vez mais movimentados, podemos observar grandes metrópoles em grande desenvolvimento. As pessoas passaram a se acostumar  com a poluição, vibrações sonoras e correria.

A natureza acaba sendo uma forma de quebrar esse tipo de rotina, e de fato, trazer uma paz anterior para quem deseja realmente descansar por completo.

A boa notícia é que existem diversas rotas no Brasil onde as pessoas podem relaxar e ter total contato com a beleza natural.

O importante é saber procurar com tranquilidade para se ter a melhor escolha de rota.

Vantagens do ecoturismo

Custos mais baixos

Apesar de toda fonte de riqueza natural, o contato com a natureza se tornou um ambiente com menor custo de turismo.

Geralmente os centros urbanos com muitas atividades se tornaram mais caros, justamente pelos custos das tecnologias vigentes.

A natureza quebra a rotina de quem tem uma vida agitada

Como falado anteriormente, as pessoas passaram a procurar alguma forma de quebrar a rotina dos grandes centros urbanos.

A grande verdade é que as pessoas procuram cada vez mais ter contato com a natureza. O importante é ter em mente que a escolha é fundamental para se garantir um bom descanso.

O ecoturismo proporciona várias atividades

Como falado anteriormente o nosso país apresenta vários recursos naturais como:

  • Cachoeiras;
  • Cascatas;
  • Lagos cristalinos;
  • Trilhas ecológicas;
  • Presença da fauna e flora brasileira.

Devido a grande quantidade de ambientes qualificados, se faz necessário fazer diversos tipos de atividades, inclusive esportes radicais.

A viagem para Bonito pode ser uma grande opção

Bonito se trata de uma cidade que pode proporcionar todas as atividades necessárias quando se fala em ecoturismo.

Uma cidade localizada em MS, vem sendo destaque no país pelas sua bela diversidade natural, com pacotes acessíveis. Para conhecer melhor sobre esse magnífico lugar, clique aqui.

Bonito é um dos melhores destinos para quem deseja conhecer a verdadeira beleza natural das terras brasileiras.

O paraíso certamente se trata de um destino procurado por pessoas de todo o mundo. Após você conhecer Bonito você vai perceber que sua fama de ótimo lugar, é totalmente justificável.

Se está buscando ótimos locais para ecoturismo, conheça também Nobres -MT.

Se aventure também em Capitólio/MG – Saiba mais aqui sobre o que fazer em Capitólio.

Henrique Belluomini
google
Henrique Belluomini
14 de fevereiro de 2024
Évilin Tavares
google
Évilin Tavares
13 de fevereiro de 2024

Atendimento maravilhoso, super atenciosos e prestativos Recomendo

Fernando Pederneiras dos Santos
google
Fernando Pederneiras dos Santos
9 de fevereiro de 2024

Show, tenha momentos inesquecíveis

Maria Priscila da Silva Palma
google
Maria Priscila da Silva Palma
8 de fevereiro de 2024
Jonos Nunes pinheiro
google
Jonos Nunes pinheiro
5 de fevereiro de 2024

Boa

Renata Nunes
google
Renata Nunes
1 de fevereiro de 2024

Simplesmente maravilhoso nosso passeio em Bonito, a flutuação na nascente azul é exuberante 🩵

Prof Darc
google
Prof Darc
1 de fevereiro de 2024
Rutiane Góis
google
Rutiane Góis
1 de fevereiro de 2024

Amei o atendimento, maravilhoso os Balneários, muito bom mesmo, iremos repetir os passeios mais vezes, obrigada.

Ana Lucia Leibruder
google
Ana Lucia Leibruder
1 de fevereiro de 2024

alguns problemas de desorganização entre empresa e transfer mas contornados. agentes que tiveram a boa vontade de resolver os problemas foi o diferencial.

Laís Perpétuo
google
Laís Perpétuo
29 de janeiro de 2024

Uma das melhores agências de Bonito. Eles tem um atendimento diferenciado e estão localizados bem próximos do Centro da cidade. Destaco a cordialidade do Ivan que explica e dá dicas que fazem toda diferença na escolha dos passeios. Super recomendo!

3 comentários em “Conheça mais sobre o ecoturismo no Brasil”

Comentários encerrados.

Scroll to Top
Reserve seu Passeio
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar
Quais Passeios Gostaria de Conhecer em Bonito?
Enviaremos um Email/WhatsApp​​​​ com as melhores opções e preços!
Enviar
Bares em Bonito O que fazer em bonito Barato Quantos dias ficar em bonito Campings em Bonito Comida Típica da Região Centro-Oeste Passeio de Bote no Rio Formoso Aquário de Bonito Qual a cidade mais próxima de bonito Passeio em Balneário Nascente Azul Melhores Hospedagens em Bonito MS Melhores Restaurantes Onde comer barato em bonito Como se Locomover em Bonito Onde comer em bonito Valores de Passeios em Bonito Pacotes de viagens para Bonito Como chegar em Bonito? Como economizar em Bonito? O que fazer no Pantanal? Bonito em abril: Vale a pena?